sexta-feira, 11 de agosto de 2023

11/08, DIA DO ADVOGADO: ADRIANA MONTEIRO É DESTAQUE DO ANO 2022 NA CATEGORIA ADVOCACIA


 Em 11 de agosto de 1827, o imperador d. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, em Olinda e em São Paulo. O primeiro deu origem à Faculdade de Direito do Recife (foto abaixo), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e o segundo, à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). 

A criação dos cursos jurídicos estava relacionada ao processo de consolidação da Independência e de construção do Estado nacional brasileiro. Até então, a maioria dos magistrados que compunham o sistema judicial no Brasil era formada pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Para celebrar a data, 11 de agosto foi escolhido para ser o Dia do Advogado e o Dia do Estudante.

Na imagem abaixo, o diploma de Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas de Júlio César Berenguer de Bittencourt, concedido pela Academia de Ciências Sociais e Jurídicas da cidade de Olinda, 14 de outubro de 1844. (Arquivo Nacional) 

ADVOGADA ADRIANA RODRIGUES MONTEIRO É DESTAQUE DO ANO 2022 NA CATEGORIA ADVOCACIA

A advogada Adriana Rodrigues Monteiro vem desenvolvendo um grande trabalho de assistência em seu trabalho profissional no seu escritório e também na equipe da secretaria de Defesa do Consumidor de Maricá desde março de 2023.

Atua no corpo jurídico da Casa do Consumidor, junto com outros 4 advogados que fazem o trabalho em conjunto de intermediações e negociações entre os munícipes de Maricá e diversas empresas. Adriana vem desenvolvendo um trabalho de excelência, tanto na Casa do Consumidor, quanto em seu escritório de advocacia, e não havia data melhor e mais significativa para concedermos à ela este título.

Em função do seu trabalho realizado em 2022, Adriana Rodrigues Monteiro foi escolhida como DESTAQUE DO ANO 2022, na categoria ADVOCACIA.

QUEM É ADRIANA MONTEIRO

 Nascida em Itaboraí (RJ), é casada, tem um lindo filho e mora atualmente no bairro de Itapeba em Maricá (RJ). Formou-se com Advogada  em 2018 pela Universidade Estácio de Sá. Atua nas áreas do Direito de Família, Órfãos e Sucessores, Cível e do Direito do Consumidor.

Vindo de família humilde, passou por grandes adversidades (que será motivo em breve de nova matéria onde Adriana contará tudo sobre sua vida e superações), mas conseguiu se formar para defender o direito daqueles que passam por problemas diversos.

Exemplo de profissional e de mulher, mostra sempre que pode conquistar seu espaço, tanto no trabalho quanto em  suas atividades físicas sendo exemplo também de vida saudável e do bem estar para muitas mulheres.

Foi escolhida MUSA AFRO BRASILEIRA em julho de 2021 (https://culturarteenpr.blogspot.com/2021/07/adriana-monteiro-e-musa-afro-brasileira.html) e nos 208 anos de Maricá, foi escolhida MUSA SÊNIOR DE MARICÁ 2022.


Trabalhando na secretaria, através do Instituto Bahia, Adriana participou de um processo seletivo e foi contratada em março de 2023, vem se destacando, ajudando e intermediando negociações entre consumidores e empresas.

Em função do seu trabalho exemplar e diferenciado executado desde 2022 em seu escritório de advocacia, passou por um processo seletivo pelo Instituto Bahia e passou a ser uma das advogadas do corpo jurídico da Casa do Consumidor criada em 2023 pela Prefeitura de Maricá afim de facilitar essas negociações, dando apoio direto ao munícipe.

Ela deixou um recado para as mulheres, principalmente as negras: 

"Já evoluímos, contudo, temos muito que progredir, sendo certo que, a luta da mulher por igualdade de gênero é diária, ainda maior por sermos mulheres e negras; vivenciamos situações indesejadas a todo momento, porém digo, não abaixem a cabeça, continuemos lutando por nossos direitos, sempre fomos guerreiras. Vamos ser exemplo e incentivar nossas companheiras de batalha, tendo empatia e sororidade.

A mulher negra fez e continua fazendo história, colaborando com a evolução da sociedade, tanto social, como econômica e politicamente, em todas as áreas.

Sonho com o dia em que não teremos mais que batalhar pela igualdade. O dia que teremos uma sociedade respeitosa e empática. 

Acredito que debatendo e fazendo nossa parte, logo, conquistaremos uma sociedade justa e igualitária no sentido formal e material", definiu muito bem a data, a jovem advogada Adriana Monteiro, exemplo para as demais mulheres, negras ou não", concluiu Adriana Monteiro, DESTAQUE DO ANO 2022, na categoria ADVOCACIA, um grande exemplo de vida e superação a ser seguido.