Grande nome do teatro brasileiro, Claire Digonn também participou de inúmeras novelas de emissoras como Globo e Record. Aos 86 anos (completados em 19 de fevereiro), a atriz vive feliz há um bom tempo no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro (RJ).
Claire é o nome artístico de Rosicler Dias Gonçalves, que escolheu Digonn por causa da numerologia. Os dois sobrenomes se uniram e a primeira sílaba de Gonçalves ganhou mais uma letra “n”.
A atriz começou sua carreira em 1953, no rádio. Se afastou por 18 anos, após se casar, voltando a atuar na TV Tupi.
Claire marcou presença em tramas como Páginas da Vida, recentemente exibida pelo canal Viva, Vidas Opostas, Vidas em Jogo, Pecado Mortal e, mais recentemente, Órfãos da Terra, quando interpretou a personagem Zaida Falek. Ela ainda fez uma participação em Malhação como a Vovó Roqueira, contracenando com Fiuk, que vivia Bernardo.
A veterana também esteve em séries como Toma Lá, Dá Cá, Gaby Estrella, Os Homens São de Marte, E é pra Lá que Eu Vou, As Canalhas, Detetives do Prédio Azul, Vai que Cola e, no ano passado, Perdido. Ela ainda fatura como de produtos para a terceira idade.
Vida no Retiro dos Artistas
Em entrevista ao projeto Globo Teatro, em agosto de 2013, a atriz disse que estava lúcida e feliz com sua vida no Retiro e que não existia solidão na sua rotina.
Além de continuar atuando, ela gosta de costurar, fazer palavras cruzadas, ler, ir ao shopping e ficar com a família.
“A vida para quem vive aqui dentro, e está bem, é sempre uma grande esperança. E a vida para quem vive lá fora, se for artista que correr muito mais do que eu”, refletiu."
Além disso, confessou que gosta de se envolver em paqueras, mas há muito tempo não quer nenhum compromisso sério.
“O homem na minha idade dá muito trabalho. Primeiro porque ele não quer se preservar, dizendo que nunca usou e não pretende usar (preservativos). Então, eu fico, abraço, beijo, aproveito e ele vai embora para casa dele e eu venho para a minha. Não quero mais namorar sério, quero me dedicar à minha saúde, à minha vida, às coisas que eu gosto de fazer e aos meus netos”, contou.
Além de Claire, moram atualmente no Retiro dos Artistas alguns nomes consagrados da televisão brasileira, como Paulo Cesar Pereio, Rui Resende, Jaime Leibovitch, Silvio Pozatto, entre outros.
Profissionais que marcaram época em outras áreas, como o ex-goleiro Manga, do Botafogo e da Seleção Brasileira, também residem instituição, comandada pelo ator Stepan Nercessian.