quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

SUPERAÇÃO TODOS OS DIAS com Roberta Spader


 Roberta Giovanaz Spader é deficiente física, possui malformação congênita devido a mielomeningocele (*). Graduada em administração, dança e pós-graduada em Neuropsicopedagogia com ênfase na educação inclusiva, é Gestora do Espaço Ser Ambiente Multicultural em Caxias do Sul - RS (local onde é trabalhado corpo e mente através da dança, música, terapia, yoga, reike, cursos regulares e não regulares). 

Trabalha também como bailarina e militante em dança para corpos diversos. É palestrante no assunto da dança e sobre sua biografia, está escrevendo um livro que contará a sua história.

"Sou empresária neste ramo: artista, consultora da diversidade, realizo mentorias para projetos culturais, sociais e esportivos e sou professora do movimento (dança e esporte)", explicou Roberta.

Atletismo

"Aproveito para falar como o atletismo entrou em minha vida e a importância dele para mim.

Não posso começar essa história sem antes de citar a minha grande amiga e personal Renata, ela foi a responsável em me motivar e me deu o caminho que tinha que trilhar para fazer vários esportes.

Foi tão emocionante saber que eu podia praticar qualquer esporte que eu desejasse, que não quis mais parar.

Isso me faz experimentar muitas modalidades, dentre elas: Surf, Basquete, Capoeira, Dança, Ginástica Ritma, Natação, Circo, Atletismo.

Sou sedenta de novidades e sempre estou em busca de desafios.

No atletismo: lançamento de dardo, lanças e a corrida sobre rodas.

O que mais me chamou atenção foi a corrida sobre rodas rodas e principalmente quando descobri que existia uma cadeira de rodas apropriada para atletismo.

Aliás, uma não, vários modelos apropriados para cada piso, um sonho de consumo!

Fui atrás para pesquisar quanto custava uma cadeira destas e acabei vendo que não caberia no meu orçamento porque o valor é muito alto.

Então, nos dois primeiros anos que fiz atletismo usei a cadeira que tinha para dançar, que é um estilo mais leve e ágil do que uma cadeira do dia-dia. Mesmo assim consegui participar de competições e atividades de atletismo.

Competir para mim, é só uma forma que encontrei de me estimular fisicamente e emocionalmente, assim consigo por consequência bem-estar com minha saúde e com minha auto-estima.

Infelizmente, tive que parar de fazer atletismo, pois a usar a minha cadeira pessoal começou a me limitar, e isso de alguma forma me desestimulou.

Quer dizer que eu desisti?

Não somente, continuo buscando uma forma viável de realizar mais esse sonho.

Aprendi na vida que tenho duas alternativas:

- Reclamar e arrumar milhões de desculpas por causa da minha condição física e financeira, ou;

- Acreditar que é possível realizar sonhos - e é essa alternativa que me agarro dia e noite.

Essa sou eu e obrigada por mais essa oportunidade do Brasil me conhecer", finalizou Roberta.

O que é Mielomeningocele

(*) A Mielomeningocele é uma malformação congênita da coluna vertebral do feto que ocorre no início da gravidez. Isso faz com que os ossos da coluna do bebê não se desenvolvam adequadamente. Desse modo, crianças que nascem com o defeito podem desenvolver problemas graves, como hidrocefalia e paralisa cerebral.