Eu me sinto poderosa ao mostrar para o mundo que minha aparência natural é linda e digna de respeito. Meus cachos são uma expressão do meu eu autêntico e cada vez que sorrio para o espelho, sei que estou desafiando a norma social de que para ser bonito(a), preciso me adequar a um padrão distante do meu.
O empoderamento cacheado/crespo está na liberdade de escolha. Podemos usar nossos cabelos como quisermos, seja ele curto, longo, preso ou solto. O importante é que seja uma escolha genuína, sem nos sentirmos pressionados(as) a nos encaixar em um molde determinado.
Empoderamento cacheado/crespo é lutar por igualdade e inclusão. É incentivar outras pessoas cacheadas e crespas a abraçarem sua beleza natural e se sentirem confiantes em sua própria pele. É importante unir forças e mostrar à sociedade que a diversidade é maravilhosa e que todos merecem ser aceitos e respeitados do jeito que são.
Estou orgulhosa de ser cacheada e de fazer parte desse movimento de resistência e valorização. Empoderamento cacheado e crespo é uma jornada contínua de amor-próprio e aceitação, e estou feliz por estar nessa caminhada.
A ACEITAÇÃO É UM TRABALHO DE FORMIGUINHA, EM QUE O INGREDIENTE PRINCIPAL É A CONSTÂNCIA.
Texto e modelo: Larissa Novato
(funcionária pública municipal - Secretaria de Cultura de Maricá)