domingo, 31 de julho de 2022

SEMANA DA MULHER NEGRA: SARA SOUZA CONTA SUA HISTÓRIA DE VIDA E SUPERAÇÃO


Fechando com chave de ouro as comemorações da SEMANA DA MULHER NEGRA, trazemos aqui obviamente, uma negra não apenas linda, não apenas simpática, não apenas com um corpão, mas sim, uma negra que é um grande exemplo de vida e de motivação para todas as mulheres de todas as raças.

O nome dela é Sara Souza de Carvalho Rodrigues (33). Carioca da Tijuca, foi morar ainda pequenina em Itaboraí, no distrito de Sambaetiba onde está até hoje e constituiu uma linda família. Casada há 11 anos com Luis Henrique Rodrigues Pereira (seu maior apoiador e incentivador segundo suas próprias palavras) e mãe de três lindas filhas: Iasmin (12), Isabela (10) e Ana Luisa (5).


Sara que tem o segundo grau completo, já trabalhou como auxiliar de serviços gerais e depois como vendedora *ela afirma que sempre gostou de trabalhar com o público), mas nos últimos tempos, estava voltada integralmente para a família, principalmente após o nascimento de sua caçulinha. 

Em 2016 trabalhou com sua irmã na venda de desapegos, mas sua grande história de vida na verdade começa em 2020, onde ela além de se realizar, deu uma reviravolta em sua vida. E ela conta sua história para os leitores do CULTURARTE.

SARA: Bom, primeiro muito obrigado pela oportunidade de poder estar aqui contando minha história e conversando com vocês. Minha história no Brechó da Nega Sara começou em junho de 2020.

Naquele momento de pandemia, eu parada em casa (por escolha, pois com 3 filhas não pensava em trabalhar fora) pedi a Deus um direcionamento do que eu podia fazer pra ganhar  minha independência financeira.

Como já sabem sou moradora de Sambaetiba, um bairro que fica a mais ou menos 25 minutos do centro de Itaboraí e minhas colegas e amigas sempre me procuravam pedindo roupa emprestada ou até doação, sempre gostei de ajudar e arrumar minhas amigas, então fui percebendo o quanto de roupas eu tinha parada e foi aí que fiz uns desapegos pessoais para duas amigas, sendo que uma delas já comprava comigo quando eu precisava de algum dinheiro, mas mesmo assim, ainda não era um brechó, não tinha nome, não tinha uma constância e eu também não conhecia grupos como o "Fanikita, a bonita".

Foi então que conversando com uma amiga, dona de um brechó que sempre amei comprar, que decidi abrir o meu brechó, comprei um lote de roupas com ela (passei no cartão do meu esposo, meu maior apoiador e incentivador) comprei contando com o valor da primeira venda para pagar e deu certo, aí eu precisava de um nome e pedi ajuda de umas amigas, mas escolhi "Brechó chique agora é meu".

Mas esse nome não tinha minha essência, não tinha minha marca, aí pensei, todos me chamam de Nega essa é minha marca, sou negra e havia há pouco tempo feito uma mudança no meu visual, abandonando a química e assumindo toda minha negritude.

Foi quando eu acordei e decidi, o nome do brechó vai mudar vou me tornar "Brechó da Nega" 👩🏾‍🦱👑💜 e esses emojis são os que sempre uso como referência ao brechó.


Passando um tempo, já em 2021, conheci a Taty Dias através de outra dona de brechó e participei de um Workshop que me trouxe uma visão ainda maior do que eu poderia fazer e ela me deu a ideia de incluir meu nome ao nome do brechó me tornando então o Brechó da Nega Sara.

Meu brechó tem funcionamento on line, visando sempre a moda sustentável, com bom preço e muita qualidade, tenho um diferencial que é olhar e já definir estilo e tamanho para melhor atender minhas clientes e elas amam. 

Hoje aos 33 anos casada, mãe de 3 meninas incríveis moradora de um lugar até então "esquecido", estou construindo minha história de sucesso, tenho uma clientela maravilhosa, faço lives e às vezes, o brechó itinerante (na praça da minha cidade) e sou extremamente feliz com tudo que venho conquistando.

CULT: Que história sensacional e bastante motivadora e um prazer enorme estar falando com você. Nos conhecemos no dia 28 de julho, na inauguração do novo espaço de encontros do grupo Fanikitas, no ECOS - Espaço Cultural Osias Silveira no Parque Nanci em Maricá e lá Taty Dias que você citou anteriormente, me falou que você foi a responsável por traze-la para o grupo Fanikitas. Como conheceu o grupo?
SARA: Conheci o grupo através de uma amiga e cliente que viu no Facebook, gosto muito de ir a Maricá pela tranquilidade da viagem, vou pensando em Deus nas coisas que preciso fazer é uma paz absoluta.


CULT: Participa de outros grupos?
SARA: Não, só no Fanikitas mesmo.

CULT: Você falou que faz lives. Não tem canal no YouTube?
SARA: Minhas amigas falam muito sobre isso, meu sonho principal era fazer jornalismo ou publicidade, marketing, gosto de estar com pessoas, falar, escrever. Estou amadurecendo a ideia de um canal no YouTube.

Flamenguista (embora afirme que não ligada em futebol), sua cor predileta é o vermelho, embora pelas raízes africanas, diz adorar tudo muito colorido. Sua bebida preferida é suco de maracujá (não usa bebidas alcóolicas), e aprecie um bom churrasco. Adora se vestir bem, e o esporte fino com algo bem confortável e moderno é seu estilo preferido. Prefere usar tênis e não revelou como gosta de dormir.

Nos momentos de lazer, curte tv e internet, gosta de fazer caminhadas e adora passear em cidades serranas, pois ama a Natureza, inclusive para namorar. 

CULT: Diga seus sonhos e desejos.
SARA: Meu projeto é ser conhecida e reconhecida (principalmente na minha cidade) pois busco mostrar para as mulheres do meu bairro e município que lugar de mulher é onde ela quiser.

CULT: Para terminar, deixe um recado para as mulheres que estejam passando pelo que você já passou e que querem estar como você está atualmente.
SARA: Que cada mulher possa parar e olhar para dentro de si e se perguntar, "o que eu gosto de fazer?? Qual é o meu maior sonho??? 

Falo sobre sonho de infância mesmo sabe, eu sempre me imaginei mãe de 3 filhas mas também sempre me imaginei num lugar de destaque na área em que eu fosse escolher, então acredite em você, busque pelo seu ideal e não dê ouvido para as pessoas que vão dizer que você não pode ou que você não sabe.

Eu não me acho, eu tenho certeza que eu e você somos capazes de chegar a qualquer lugar. Quero aproveitar e agradecer à Deus por tudo que tenho, que sou, que venho conquistando, agradecer ao meu marido, minhas filhas, minhas amigas e clientes e agradecer à vocês por essa grande oportunidade de contar minha história.

CULT: Parabéns menina, você é exemplo, você motiva. SUCESSO SEMPRE!!!