segunda-feira, 25 de julho de 2022

MÔNICA SAIONARA É A MUSA AFRO-BRASILEIRA 2022 (vídeo "Racismo e escravidão" com Laurentino Gomes)


O Dia da Mulher Negra é comemorado no Brasil em 25 de julho e foi instituído pelo governo federal pela Lei nº 12.987/2014 em 2014. A data foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha (dia 31 de julho), criado em julho de 1992 pela ONU - Organização das Nações Unidas. 

O Dia da mulher Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha é comemorado desde a última década do século XX.

SEMANA DA MULHER NEGRA

As comemorações começam em 25 de julho e se estendem até o dia 31 comemorando a semana da mulher negra. Em comemoração, são realizadas audiências públicas, festivais, seminários, conferências e feiras, entre outras atividades, que têm por objetivo reafirmar a identidade, a história e a luta das mulheres negras brasileiras. 

Lembram que o Brasil foi em grande parte construído através, por cima e com sacrifício da mulher negra, que foi ama, babá, escrava, amante e prostituta para gerações de brasileiros, assim como também em vários outros países. A chegada das mulheres africanas marcou a formação social brasileira. 

Na escravidão mulher negra sofreu uma dupla exploração, além der ser escravizada sofrendo da violência inerente a esse sistema ela foi também explorada sexualmente como amante, objeto de estupros e prostituta.

Além disso, essas mulheres trouxeram tradições ancestrais que influenciaram a língua, os costumes, a alimentação, a medicina e a arte, além de introduzirem métodos agrícolas, vários produtos e valores coletivos no Brasil. 

Assista ao final desta matéria, edição especial do CNN NOSSO MUNDO com o historiador Laurentino Gomes falando sobre "Racismo e escravidão".

MUSA AFRO-BRASILEIRA 2022

Aproveitando a data, a PR PRODUÇÕES criou em 2021 mais uma homenagem a estas guerreiras, mulheres que se superam, que são grandes exemplos de vida e de vitórias, servindo de exemplo para as demais mulheres da nossa sociedade.

Com isso, a produtora criou o prêmio MUSA AFRO BRASILEIRA e como primeira representante desta nova honraria, concedeu a premiação para a jovem advogada negra,  ADRIANA DA SILVA RODRIGUES MONTEIRO - 37 (foto acima).

Em 2022, a produtora escolheu outra guerreira, uma micro empresária, brecholeira, que ajuda a administrar um grupo chamado BRECHOLÂNDIA PARADA FASHION com cerca de 1300 mulheres, atuante principalmente nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá (RJ). O nome dela é MONICA SAIONARA (40), casada, mãe de quatro filhos e orgulhosa da sua luta e da sua raça. Mônica lembrou da data com uma frase de Martin Luther King: "Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele."

QUEM É A ESTILISTA E MICRO EMPRESÁRIA, MÔNICA SAIONARA?

Mônica Saionara Santiago (40), nascida no Rio de Janeiro em Jacarepaguá, está há 7 anos morando em Maricá no bairro de itaocaia valley.

Acreditem se quiser, mas esta ex-moradora de rua, sobreviveu, deu a volta por cima, tem hoje uma família linda (três filhos) e é proprietária há 6 anos do SAYONARA FASHION BAZAR localizado também em Itaocaia Valley, além de participar de feiras e exposições em Maricá, Niterói e São Gonçalo, e de estar também em diversos grupos de vendas, inclusive na administração do BRECHOLÂNDIA PARADA FASHION que reúne cerca de 1300 mulheres.

No domingo 03 de abril de 2022 chegou aos tão esperados 40 anos e em rede social comemorou, desabafou e agradeceu:

"Então chegou o dia muito especial em minha vida, mais uma primavera que Deus me concedeu, só tenho agradecer e engrandecer seu nome Senhor.

Superação esse é meu nome, pois quem conhece minha trajetória sabe tudo que Deus fez e está fazendo em minha vida.

Uma ex-moradora de rua aonde todos me desprezavam, uma ex-usuária de drogas aonde muitos diziam "essa ai não tem mais jeito", mas tinha alguém que acreditava em mim, tinha alguém que já tinha escrito uma nova história em minha vida.

Meu Deus!!! Sou um milagre das orações da minha mãe, sou um milagre nas orações da minhas irmãs e cunhado, e muitas outras pessoas que oram pelos moradores de rua e pelos usuários de drogas, e por pessoas que se encontram fora da presença do Senhor.

Superação, essa palavra me define aos meus 40 anos de existência, mas nunca perdi a esperança que um dia teria dignidade. Hoje tenho uma casa, uma família, tenho amigos verdadeiros que me amam do jeito que sou e fui um dia, sem apontar o dedo, sem critica e prontos a me ajudar e me apoiar obrigado Senhor por tudo.

Obrigado a vocês do CulturarTEEN (CULTURARTE) pela linda lembrança, pelo meu primeiro título de beleza (MUSA AFRO-BRASILEIRA 2022 e por também acreditarem em mim!"

Que Deus continue lhe dando muita saúde e prosperidade, são os desejos da PR PRODUÇÕES.

Make, modelo e texto "Então chegou o dia muito especial em minha vida": Monica Saionara


CNN Nosso Mundo 
Racismo e escravidão com Laurentino Gomes