domingo, 31 de julho de 2022

SEMANA DA MULHER NEGRA: SARA SOUZA CONTA SUA HISTÓRIA DE VIDA E SUPERAÇÃO


Fechando com chave de ouro as comemorações da SEMANA DA MULHER NEGRA, trazemos aqui obviamente, uma negra não apenas linda, não apenas simpática, não apenas com um corpão, mas sim, uma negra que é um grande exemplo de vida e de motivação para todas as mulheres de todas as raças.

O nome dela é Sara Souza de Carvalho Rodrigues (33). Carioca da Tijuca, foi morar ainda pequenina em Itaboraí, no distrito de Sambaetiba onde está até hoje e constituiu uma linda família. Casada há 11 anos com Luis Henrique Rodrigues Pereira (seu maior apoiador e incentivador segundo suas próprias palavras) e mãe de três lindas filhas: Iasmin (12), Isabela (10) e Ana Luisa (5).


Sara que tem o segundo grau completo, já trabalhou como auxiliar de serviços gerais e depois como vendedora *ela afirma que sempre gostou de trabalhar com o público), mas nos últimos tempos, estava voltada integralmente para a família, principalmente após o nascimento de sua caçulinha. 

Em 2016 trabalhou com sua irmã na venda de desapegos, mas sua grande história de vida na verdade começa em 2020, onde ela além de se realizar, deu uma reviravolta em sua vida. E ela conta sua história para os leitores do CULTURARTE.

SARA: Bom, primeiro muito obrigado pela oportunidade de poder estar aqui contando minha história e conversando com vocês. Minha história no Brechó da Nega Sara começou em junho de 2020.

Naquele momento de pandemia, eu parada em casa (por escolha, pois com 3 filhas não pensava em trabalhar fora) pedi a Deus um direcionamento do que eu podia fazer pra ganhar  minha independência financeira.

Como já sabem sou moradora de Sambaetiba, um bairro que fica a mais ou menos 25 minutos do centro de Itaboraí e minhas colegas e amigas sempre me procuravam pedindo roupa emprestada ou até doação, sempre gostei de ajudar e arrumar minhas amigas, então fui percebendo o quanto de roupas eu tinha parada e foi aí que fiz uns desapegos pessoais para duas amigas, sendo que uma delas já comprava comigo quando eu precisava de algum dinheiro, mas mesmo assim, ainda não era um brechó, não tinha nome, não tinha uma constância e eu também não conhecia grupos como o "Fanikita, a bonita".

Foi então que conversando com uma amiga, dona de um brechó que sempre amei comprar, que decidi abrir o meu brechó, comprei um lote de roupas com ela (passei no cartão do meu esposo, meu maior apoiador e incentivador) comprei contando com o valor da primeira venda para pagar e deu certo, aí eu precisava de um nome e pedi ajuda de umas amigas, mas escolhi "Brechó chique agora é meu".

Mas esse nome não tinha minha essência, não tinha minha marca, aí pensei, todos me chamam de Nega essa é minha marca, sou negra e havia há pouco tempo feito uma mudança no meu visual, abandonando a química e assumindo toda minha negritude.

Foi quando eu acordei e decidi, o nome do brechó vai mudar vou me tornar "Brechó da Nega" 👩🏾‍🦱👑💜 e esses emojis são os que sempre uso como referência ao brechó.


Passando um tempo, já em 2021, conheci a Taty Dias através de outra dona de brechó e participei de um Workshop que me trouxe uma visão ainda maior do que eu poderia fazer e ela me deu a ideia de incluir meu nome ao nome do brechó me tornando então o Brechó da Nega Sara.

Meu brechó tem funcionamento on line, visando sempre a moda sustentável, com bom preço e muita qualidade, tenho um diferencial que é olhar e já definir estilo e tamanho para melhor atender minhas clientes e elas amam. 

Hoje aos 33 anos casada, mãe de 3 meninas incríveis moradora de um lugar até então "esquecido", estou construindo minha história de sucesso, tenho uma clientela maravilhosa, faço lives e às vezes, o brechó itinerante (na praça da minha cidade) e sou extremamente feliz com tudo que venho conquistando.

CULT: Que história sensacional e bastante motivadora e um prazer enorme estar falando com você. Nos conhecemos no dia 28 de julho, na inauguração do novo espaço de encontros do grupo Fanikitas, no ECOS - Espaço Cultural Osias Silveira no Parque Nanci em Maricá e lá Taty Dias que você citou anteriormente, me falou que você foi a responsável por traze-la para o grupo Fanikitas. Como conheceu o grupo?
SARA: Conheci o grupo através de uma amiga e cliente que viu no Facebook, gosto muito de ir a Maricá pela tranquilidade da viagem, vou pensando em Deus nas coisas que preciso fazer é uma paz absoluta.


CULT: Participa de outros grupos?
SARA: Não, só no Fanikitas mesmo.

CULT: Você falou que faz lives. Não tem canal no YouTube?
SARA: Minhas amigas falam muito sobre isso, meu sonho principal era fazer jornalismo ou publicidade, marketing, gosto de estar com pessoas, falar, escrever. Estou amadurecendo a ideia de um canal no YouTube.

Flamenguista (embora afirme que não ligada em futebol), sua cor predileta é o vermelho, embora pelas raízes africanas, diz adorar tudo muito colorido. Sua bebida preferida é suco de maracujá (não usa bebidas alcóolicas), e aprecie um bom churrasco. Adora se vestir bem, e o esporte fino com algo bem confortável e moderno é seu estilo preferido. Prefere usar tênis e não revelou como gosta de dormir.

Nos momentos de lazer, curte tv e internet, gosta de fazer caminhadas e adora passear em cidades serranas, pois ama a Natureza, inclusive para namorar. 

CULT: Diga seus sonhos e desejos.
SARA: Meu projeto é ser conhecida e reconhecida (principalmente na minha cidade) pois busco mostrar para as mulheres do meu bairro e município que lugar de mulher é onde ela quiser.

CULT: Para terminar, deixe um recado para as mulheres que estejam passando pelo que você já passou e que querem estar como você está atualmente.
SARA: Que cada mulher possa parar e olhar para dentro de si e se perguntar, "o que eu gosto de fazer?? Qual é o meu maior sonho??? 

Falo sobre sonho de infância mesmo sabe, eu sempre me imaginei mãe de 3 filhas mas também sempre me imaginei num lugar de destaque na área em que eu fosse escolher, então acredite em você, busque pelo seu ideal e não dê ouvido para as pessoas que vão dizer que você não pode ou que você não sabe.

Eu não me acho, eu tenho certeza que eu e você somos capazes de chegar a qualquer lugar. Quero aproveitar e agradecer à Deus por tudo que tenho, que sou, que venho conquistando, agradecer ao meu marido, minhas filhas, minhas amigas e clientes e agradecer à vocês por essa grande oportunidade de contar minha história.

CULT: Parabéns menina, você é exemplo, você motiva. SUCESSO SEMPRE!!!




BARÃO DE INOHAN 233 - julho de 2022

BARÃO DE INOHAN 233
31 de julho de 2022


- Morre o ortodontista Fernando César
- Tragédia: Corpo de jovem moradora de Inoã é encontrado nos Cajueiros
- Maricá recebeu mais de R$ 2 bilhões de royalties no primeiro semestre de 2022
- Brasileiros desenvolvem o "eBus", ônibus movido a energia solar
- Começou a desordem do terminal rodoviário do centro?
- Mais uma denúncia de combustível adulterado em Maricá
- Agora é possível: Renato sela aliança com Quaquá a pedido de Fabiano Horta
- Justiça determina que quiosques sejam derrubados gerando centenas de desempregados
- Comerciantes de quiosques de Itaipuaçu pedem socorro
Tudo isso e muito mais na edição de 31 de julho de 2022 já circulando nas versões on line e revista eletrônica.









sábado, 30 de julho de 2022

SEMANA DA MULHER NEGRA: "VIVA HOJE E O AMANHÃ COM MAIS INTENSIDADE"


 Me encantam as pessoas decididas, ardidas e por muitos até pouco compreendidas. 

Gosto de extremos, de personalidades fortes, de venenos fortes, uma dose tão forte que faz com que  sinta a ardência, que penetre em cada poro da sua pele, que seja um louco pecado, viver o hoje porque o amanhã, bom o amanhã a gente pode repetir com mais intensidade...


"Nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas" por Fernanda Brasil

 


Não sei... Se a vida é curta 

Ou longa demais pra nós, 

Mas sei que nada do que vivemos 

Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: 

Colo que acolhe, 

Braço que envolve, 

Palavra que conforta, 

Silêncio que respeita, 

Alegria que contagia, 

Lágrima que corre,

Olhar que acaricia, 

Desejo que sacia, 

Amor que promove. 

E isso não é coisa de outro mundo, 

É o que dá sentido à vida. 

É o que faz com que ela 

Não seja nem curta, 

Nem longa demais, 

Mas que seja intensa, 

Verdadeira, pura... Enquanto durar

Modelo, Fotos, Texto e Make: Fernanda Brasil, técnica de enfermagem, estudante de Perícia Criminal, modelo, Musa da Região dos Lagos, Macaé e Campos 2021, Garota da Capa 2021, Bruxinha do Barão 2021, Musa do estado do Rio de Janeiro 2021, MAMÃE NOEL 2021, GATA DO BARÃO 2021,  MUSA COMPLETA 2021, COELHINHA DO BARÃO 2022 e MISS BRASIL SÊNIOR NOVO MUNDO 2021/2022

Produção: Pery Salgado

Realização: PR PRODUÇÕES




sexta-feira, 29 de julho de 2022

SEMANA DA MULHER NEGRA: "Somente Deus te mantém caminhando!" com Viviam Fidelis


Os bons dias te dão felicidade;

Os maus te dão experiência;

Porém, ambos são essenciais para a vida.

A felicidade te faz doce.

Os problemas te mantêm forte.

As penas te mantêm humano.

As quedas te mantêm humilde.

O bom êxito te mantém brilhante,

Mas somente Deus te mantém caminhando...

Modelo: Viviam Fidelis
Produção e texto: Pery Salgado




TATY DIAS FAZ TARDE DE AUTÓGRAFOS NO ECOS (ESPAÇO CULTURAL OSIAS SILVEIRA)

 TARDE AUTÓGRAFOS


Convidada pelo produtor Pery Salgado e por Osias Silveira que esteve presente na tarde de autógrafos do lançamento oficial em Maricá do livro DA LONA AO PALCO no dia 17 de julho no GAM (Grupo de Artistas de Maricá) através da PR PRODUÇÕES, Taty Dias também esteve presente na tarde do primeiro encontro das Faniquitas no Espaço Cultural Osias Silveira, em mais uma tarde de autógrafos, onde mais uma vez contou com a presença de Fernando Pessoa.

Osias aprontou um espaço especial para Taty receber seus amigos, convidados e fãs e além do grande público, Taty fez um breve workshop (confira no vídeo abaixo) sobre a importância do Brechó, falando do seu livro, de tudo pelo que passou e por suas vitórias e superações, dando inclusive dicas de autoajuda e de como empreender da melhor forma e valorizar o conceito do brechó.


Confira no final desta matéria, mais fotos da tarde autógrafo e o vídeo do workshop (pocket) de Taty Dias.


ECOS - ESPAÇO CULTURAL OSIAS SILVEIRA

Segundo o produtor cultural Pery Salgado, a possibilidade da criação do Espaço Cultural Osias Silveira com ajuda e orientação do advogado Leonardo Cardoso e de César Augusto, é para que todos tenham acesso a cultura, eventos, exposições e criações.


Valdo Lima, artista plástico, terapeuta holístico e Conselheiro Municipal de Cultura, é um dos que trará em breve muitas novidades. Uma delas, já consolidada, é a presença do Mestre de Capoeira COBRINHA, que além de exibições no local, estará ministrando curso de Capoeira através do Centro de Treinamento Dimensão Capoeira (em breve matéria específica sobre o assunto).


Quem também já está integrado ao ECOS, é o grupo de mulheres e brecholeiras FANIQUITAS, que realizaram o primeiro encontro na tarde da quinta feira 28/7 e estarão se reunindo todas às quintas feiras das 13 às 17 horas.


O ECOS - Espaço Cultural Osias Silveira está localizado na Rodovia Amaral Peixoto km 25 (Praça Raul Seixas), no Parque Nanci (sentido centro de Maricá), ao lado da Casa do Autista e funciona todos os dias em horário comercial.