Aconteceu na manhã do sábado 1º de abril, na residência de Denise Oliveira (viúva de Mauro Alemão), o 1º Encontro com Denise Oliveira, que deu o ponta pé inicial para a fundação do CONEM Maricá.
O evento começou com um belíssimo café da manhã aos convidados que chegavam de diversas partes do estado do Rio, com iguarias feitas por DELICÍAS DA DÊ (empresa de festas de Denise Oliveira).
Por volta das 11 horas, formou-se a mesa diretora os trabalhos, com Juca Ribeiro (doutorando em políticas sociais pela UFF), comandando os trabalhos. Também fizeram parte da mesa diretora, Iane Germano (CONEN Mulher), Damião (núcleo do CONEN na zona oeste do Rio de Janeiro), do prof. Jorge Dahl (núcleo do CONEN da Baixada Fluminense) e Denise Oliveira, anfitriã do encontro e representante do futuro CONEN Maricá).
Juca Ribeiro (mestre de cerimônias), começou o encontro explicando que seriam divididos em dois blocos, com uma pausa para um coffee break.
Juca falou sobre o CONEN, desde a sua criação em 1990, quando em novembro completará 32 anos,, dando então a palavra ao professor de história Jorge Dahl, do núcleo do CONEN da Baixada Fluminense. Jorge comentou que é preciso combater o racismo estrutural e convocou todos que lutam contra o racismo para "Enegrecer todos os patamares de relevância do cenário nacional".
O terceiro a fazer uso da palavra foi o Sr. Damião, do CONEN da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro que iniciou sua fala saudando o ativista Mauro Alemão (esposo in memoriam de Denise Oliveira). Disse que é preciso construir cada vez mais espaços para novos grupos e novas atuações da entidade. "Queremos só o que nos é de direito. O CONEN não é um movimento partidário e sim suprapartidário" informou Damião.
A quarta componente da mesa diretora a fazer uso da palavra foi a ativista Iane Germano, que afirmou que chegou onde está devido a ajuda coletiva, que nada conseguiria sem a força e o apoio de todos e dos coletivos, conclamando assim essa força e união à favor de Denise Oliveira.
Denise ao fazer uso da palavra, contou sua história desde a favela em Niterói, onde lutou com duas filhas e superou grandes adversidades, até que ao conhecer Mauro Alemão, este a colocou na vida política, dando novos olhos à Denise para outros segmentos, o que a tornou grande ativista pela causa negra, dos desamparados e das pessoas com deficiência.
O QUE É O CONEN
Na década de 1990, na luta de combate ao racismo, a discriminação, ao preconceito e a todas as formas de intolerância, surgiu a CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras).
Esta coordenação é construída a partir de uma articulação das organizações participantes do I Encontro Nacional de Entidades Negras, o ENEN, realizado na cidade de São Paulo, em novembro de 1991. A CONEN é um coletivo de organizações que estão na base da sociedade e que combatem institucionalmente o racismo.
O CONEN está estruturado em quase todos os estados do Brasil, compondo um arco amplo de articulação antirracista, formada de núcleos ou frentes internas.
CONEM EM MARICÁ
Em Maricá, o CONEN irá estruturar o seu Núcleo, na perspectiva de contribuir na promoção das políticas públicas de promoção da igualdade racial e ser uma ferramenta de denúncia das desigualdades raciais. É importante lembrar que a CONEN foi responsável pelo desenho e indutora de diversas políticas de promoção da Igualdade racial da SEPPIR no primeiro governo Lula e atualmente, conta com diversos quadros e técnicos em diversas instâncias de governos pelo Brasil.
Após o primeiro bloco, foi servido um coffee break com novas iguarias das DELICÍAS DA DÊ (buffet de Denise Oliveira).
Antes da abertura do segundo bloco, foi dada a palavra ao jornalista Pery Salgado que contou a história do pequeno Tyler (https://obaraoj.blogspot.com/2023/03/a-saga-do-pequeno-tyler-uma-cidade.html) que precisa da ajuda de todos (e já há uma grande mobilização para tal), para que possa realizar um tratamento nos Estados Unidos. Informou que um bingo beneficente acontecerá em 07 de maio e que as cartelas já estão à venda (https://obaraoj.blogspot.com/2023/04/bingo-em-beneficio-ao-pequeno-tyler.html).
Abrindo o segundo bloco, Juca passou a palavra para Denise que convidou Bárbara Piergrossi (idealizadora e colaboradora de projetos culturais e sociais da pauta LGBTQIA+) e o Babalorixá Pai João para comporem a mesa.
Bárbara em sua fala disse que a luta é que os diferentes perante a sociedade precisam unir forças, pois a diferença une e faz a igualdade, disse que os espaços precisam ser ocupados por essas minorias, que devem ser respeitadas e conclamou à todos a união pela representatividade de Denise Oliveira não só no CONEN Mulher Maricá, mas lutando por um espaço na Câmara dos Vereadores em 2024.
O Babalorixá João, falou do respeito das crenças e religiões, principalmente de matrizes africanas, também conclamando à todos, pela união de esforços em prol de Denise Oliveira como uma representante destes segmentos no cenário político maricaense.
Outras figuras ilustres fizeram uso da palavra enaltecendo o trabalho já realizado por Denise e hipotecando total solidariedade e apoio em trabalhos e rumos que virão após a fundação do núcleo do CONEN em Maricá.
Um momento de grande emoção, foi quando D. Joelma (mãe de Denise) usou da palavra, falando da filha guerreira.
Encerrando o 1º Encontro dom Denise Oliveira, esta agradeceu a presença de todos, já convidando para um segundo encontro em breve para a efetivação da fundação do CONEN núcleo Maricá.
Estiveram no 1º encontro: Joelma Oliveira (mãe de Denise), Francine Costa (filha de Denise), Ana Paula Embaló (Movimento Pela Ordem Primeiro Elas), Luciana Pereira (MOM - Movimento de Obesos de Maricá), Gisele do Espírito Santo (delegada de polícia há 15 anos, sendo 11 atuando diretamente na DEAM - Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres), Leci das Graças (coordenadora da Casa dos Conselhos, secretaria de Direitos Humanos e coordenação do MNU - Movimento Negro Unificado), Jurema Alves (assistente social e membro do movimento UBUNTU), Vania Viana (missionária), Valério Silva (membro do MNU), Bárbara Piergrossi (idealizadora e colaboradora de projetos culturais e sociais da pauta LGBTQIA+), Juca Ribeiro (CONEN MARICÁ - Coordenação Nacional de Entidades Negras em Maricá), Jorge Dahl (CONEN Baixada Fluminense), Iane Germano (CONEN Mulher), Damião (CONEN zona oeste da cidade do Rio de Janeiro), Germano (CONEN Rio de Janeiro), Márcia Passos (coordenação do Movimento Luz Negra), Abilho (CONEN de São João de Meriti), Garry (membro da Unegro), Pai João (Babalorixá), Edna Freitas e Araújo José (Tudo pelo social), jornalista Pery Salgado (jornal Barão de Inohan, CULTURARTE e diretor de comunicação da AIM - Associação de Imprensa de Maricá.
Fabiola Costa (também filha de Denise) não pode estar presente por estar acompanhando o filho (neto de Denise) que está internado na UTI neonatal, mas de lá, enviou mensagens e vibrações positivas para Denise e para o encontro.
Os agradecimentos a todos os amigos e companheiros que compareceram e os que não puderam comparecer.