segunda-feira, 9 de agosto de 2021

SUPERAÇÃO: CECÍLIA FULI FALA SOBRE SUA LUTA CONTRA O CÂNCER


Mais uma vez o CulturarTEEN traz para os nossos leitores, uma grande história de vida e de superação, a história de uma mulher que apesar das desavenças da vida, nunca se entregou e justamente nos problemas, se fez forte e vem vencendo a maior doença da nossa história: o câncer. Vamos hoje conhecer um pouco da vida de Cecília Fuli.

Cecília da Silva Fuli (44), nasceu em Duque de Caxias na Baixada Fluminense. Reside atualmente em Queimados outro município da Baixada Fluminense, mas passa a maior parte dos seus dias entre Muriqui (distrito de Mangaratiba) na região da Costa Verde, Petrópolis na região serrana e em Xerém - distrito de Caxias onde nasceu. Cecilia Fuli (seu nome artístico) também é conhecida como Cissa Fuli.

Formada como Técnica em Radiologia Médica, Cecília está cursando o último período em licenciatura em educação física com extensão em bacharelado pelo EAD da Unicesumar. Está solteira, tem dois filhos lindos e maravilhosos como os define sendo o mais velho com 24 anos e o caçula com 22 anos. E é com ela que vamos conversar hoje:

CULT: Prazer enorme em receber uma mulher tão bela, tão cheia de garra, com tanta vontade de viver, crescer e surpreender. Seja bem vinda Cecília Fuli. E começamos querendo saber como você mantém este corpão lindo?
CECÍLIA: Nossa, o prazer é todo meu em ter a oportunidade de estar falando para os leitores do CulturarTEEN, que há algum tempo venho acompanhando o trabalho e não esconde, sempre tive vontade de estar por aqui. Obrigada pela oportunidade. E já respondendo a primeira pergunta, eu malhava sim! Estou afastada devido ao tratamento que venho fazendo e que mais a frente vou detalhar, mas mantenho minha vida e minhas atividades físicas em casa com alongamentos e alguns exercícios cardios.


CULT: Alimentação normal? Come de tudo, frutas, legumes, verduras, sucos?
CECÍLIA: Exatamente assim!!! Hortaliças eu amo todas! Mas não dispenso os prazeres culinários que a vida pode me dar!


CULT: Nas primeiras informações que você nos enviou para começar sua carreira de modelo, inspirada em uma grande amiga e quase irmã - Fernanda Brasil - sua maior incentivadora, você informou que suas medidas são: altura 1,57 m, peso 60 kg, calçado 35/36 (pezinho de anjo), manequim 38 para calças e bermudas e na parte superior variando entre o M e G. E você nos disse acima que agora não está malhando. Sempre teve este corpão?
CECÍLIA: Eu era muito magrela até o nascimento do meu segundo filho, Onde optei por tomar várias vitaminas para engordar.


CULT: Sempre teve vida saudável, ou já havia passado por algum problema de saúde?
CECÍLIA: Sempre saudável e assídua com todos os exames! Sempre fui frequente e rigorosamente a médicos, ginecologista, tudo! 


CULT: E quando começou a se manifestar o seu grave problema?
CECÍLIA: Em setembro do ano passado. Eu estava em um relacionamento meio conturbado e optei pelo término em maio e fiquei sozinha por opção, e estava com o corpo que eu me sentia muito satisfeita em tudo!


Foi quando comecei a perceber um emagrecimento, então pensei que poderia ter sido decorrente ao vírus da covid 19 que eu tive mas felizmente foram sintomas leves, mas por vários dias.


Mas além do emagrecimento, também começou um sangramento fora do período menstrual, então perdi 5 (cinco) quilos em menos de duas semanas e por outro lado, eu estava tranquila pois estava com exames ginecológicos em dia! Por minha conta decidi fazer uma ressonância e infelizmente eu descobri que tinha células cancerígenas no estágio Bi Rads II. Essa denominação  é a classificação do estágio do câncer que vai de 1 até o nível 4. Confesso que foi um choque ouvir o amigo médico que estava dando o laudo do meu exame tentando disfarçar para dizer que era um câncer.


Achei que fariam uma histerectomia (Histerectomia é uma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na remoção do útero. A histerectomia é quando se retira o corpo e o colo do útero. Por vezes, esta cirurgia é acompanhada da remoção simultânea dos ovários e trompas) e tudo estaria resolvido, mas infelizmente não foi assim!


Quando cheguei ao INCA (Instituto Nacional do Câncer) montaram meu tratamento com 27 (vinte e sete) sessões de radioterapia e 5 (cinco) quimioterapias e mais 3 (três) etapas de braquiterapia (Braquiterapia, também conhecida por radioterapia interna, radioterapia de fonte selada, curieterapia ou endocurieterapia, é uma forma de radioterapia em que se coloca uma fonte de radiação dentro de, ou junto à área que necessita de tratamento).
 

Quando disseram quimioterapia eu já me imaginei careca, e espantoso foi que na hora em que os profissionais estavam conversando comigo eu não chorei, e então veio o Psicologo perguntar se eu queria ajuda pois minha reação foi diferente de muitas mulheres na mesma situação que a minha.


Foi quando eu disse a ele o seguinte: "Esse câncer escolheu a mulher errada! Vou lutar com todas as minhas forças." E desde então é o que venho fazendo! Foi tudo muito difícil! 


Se antes eu respeitava um paciente com câncer, o respeito dobrou após eu me tornar uma paciente. Eu pude sentir na pele que a morfina não tira a dor do câncer.


CULT: Como está teu tratamento hoje?
CECÍLIA: Hoje (terça feira 03 de agosto de 2021) fui a consulta para poder começar a fazer a braquiterapia. Confesso que estou um pouquinho assustada, mas acredito que seja normal! É invasivo esse tratamento e é feito com sedação, mas o tempo todo fui muito elogiada! Cada etapa dos exames o oncologista dizia "muito bem garota você está ótima! Falta só mais um pouquinho". 


Acredito que semana que vem já vou fazer a primeira braquiterapia. Já trabalhei bem meu psicológico e vamos que vamos! Serão três sessões, uma por semana dependendo de como vou reagir, aliás, de como o meu corpo vai reagir.


CULT: Menos mal, hoje como está o seu psicológico?
CECÍLIA: Hoje se fosse a Cecília de alguns meses atrás eu diria que estaria na "bad" total. Mas hoje eu sou Cecília Fuli, um ser mais evoluído, afirmo que estou super tranquila e ansiosa para que isso tudo termine logo! Para que eu possa retomar minha rotina, meus plantões na área de saúde atuando na linha de frente com orgulho! Quero deixar claro que jamais julguem ou subestime a dor de um paciente oncológico. Não tem essa de "eu imagino". Só quem tem ou teve, sabe o que é.

CULT: Qual sua religião?
CECÍLIA: Então, eu não tenho uma religião definida! Tenho muita fé em Deus e acredito em energias positivas. Tive oportunidade de fazer um curso em Reiki, com certificado! E "nossaaaa" é muito libertador quando a opinião das pessoas já não tem importância. Quando consigo dizer um NÃO.


CULT: Já participou de ensaios fotográficos, eventos, desfiles, concursos de beleza?
CECÍLIA: Só fui uma vez garota propaganda de uma empresa chamada VIG. Já tem alguns anos.  Já desfilei em eventos no bairro onde morava em Xerém. Sempre fui muito levada, no modo de gostar de aventuras. E hoje, mais de 20 anos depois, estou sendo motivada pela minha amiga e Musa da Região dos Lagos em começar a modelar e participar de concursos de beleza. Fiz minha inscrição para participar do processo de seleção do MUSA SÊNIOR DA BAIXADA FLUMINENSE e do MUSA DA REGIÃO DA COSTA VERDE. Vamos ver no que vai dar (risos)!


Dona de um sorriso inebriante, sua cor predileta é a vermelha. Torce pelo Flamengo, sua bebida predileta são os vinhos e a comida preferida é a mineira. Curte roupas simples, fáceis de vestir e as mais básicas possíveis, como jeans e camisa. Gosta de usar tênis e na hora de dormir, nada melhor do que um pijaminha super confortável.


Para ela Muriqui e Angra são os locais mais agradáveis para passear e acha Petrópolis o melhor local para namorar. Na hora de escolher entre tv, livro, cinema ou internet, prefere ficar com os livros e atualmente está lendo "O futuro da humanidade" de Augusto Cury.


CULT: Diga seus sonhos e seus desejos.
CECÍLIA: Desejo hoje a cura! Meu sonho é que Deus me permita viver por mais longos anos para que eu possa colher os frutos dos meus esforços e poder ver meus filhos formados e encaminhados.


CULT: E para terminar nossa entrevista, deixe um recado para as mulheres, principalmente para aquelas que estejam passando ou que venham a passar por problema semelhante ao seu.
CECÍLIA: "O segredo é brilhar sempre e nunca desistir! Que venham os dias cinzentos, a chuva fazendo a limpeza e o sol sempre lá nos presentando com o seu mais intenso brilho. Estaremos mais fortes, de alma lavada e irradiando luz." Quero agradecer a Deus tudo que tem me dado e toda essa força para superar esses dias e este problema. Agradeço aos meus filhos que estão sempre juntos de mim, aos amigos (poucos, mas muito sinceros) e a vocês por ter me dado a oportunidade de falar um pouco de mim, da minha, da minha saga. Um beijo aos leitores do CULTURARTEEN.


CULT: Nós é que agradecemos sua presença, sua história de vida e superação e a lição que mesmo com possíveis graves problemas, nunca devemos nos entregar. Que Deus te ilumine sempre e sucesso nos concursos que está participando.