O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipamento vinculado à Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Centro, o Sapad, a Coordenadoria de Atendimento à Criança e ao Adolescente e as secretarias de Educação, Saúde, Segurança, Turismo e Urbanismo e Meio Ambiente, promoveram, nesta quarta-feira (17/05), uma ação de conscientização do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. O objetivo do evento foi de mobilizar a população para o dia 18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – e orientar sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura além de incentivar as denúncias diante destes casos.
Foram distribuídos panfletos, adesivos e cartilhas com orientações sobre como atuar nos casos de negligência e suspeita de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes denunciando no Creas, ao Conselho Tutelar ou pelo Disque 100 (que é gratuito e preserva o anonimato). A subsecretária de Assistência Social, Laura Costa, também atuou na ação. “A proposta desta mobilização é de educar as pessoas para que todos assumam a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra nossas crianças e adolescentes”, relatou Laura. “Com a população conscientizada podemos reduzir bastante o número de vítimas”, completou Laura. A coordenadora do Creas, Layse Guedes, agradeceu as parcerias da rede.
Morador de Guaratiba, Luis Fernando, de 47 anos, não conhecia o equipamento e achou importante as orientações. “Tenho uma filha de 8 anos e sempre fico atento em todos que estão ao redor dela”, disse. Letícia Sliachticas, de 33 anos, estava saindo do banco quando se deparou com as equipes em ação. “Temos que observar sempre as atitudes dos filhos. Tenho um menino de 8 anos e não deixo ficar no celular sem saber o que está mexendo e oriento para não aceitar nada de estranho ou que mexam nele. Enfim, muito bom saber que há equipamentos específicos para estes casos”, contou.
O casal Renato Lídio e Rosemary Mateus não sabia dos serviços oferecidos e achou importante explanarem para a população em praça pública. “Muitas vezes sabemos de casos, mas não sabemos o que fazer, como denunciar e ir até uma delegacia deixa muitas pessoas com medo”, falou Rosemary. Sebastião Ramades, de 85 anos, aproveitou para pegar os materiais educativos para levar para seus vizinhos no Parque Nancy. “Infelizmente, têm alguns casos que a assistente social me informou perto da onde moro. Então pedi esses panfletos para distribuir por lá para conscientizar a comunidade”, contou.
O que é o Creas:
O Centro de Referência em Assistência Social (Creas) é responsável pela oferta de orientação e apoio especializado a indivíduo e famílias com direitos violados, como abuso e exploração sexual, maus tratos e negligência, mulheres vítimas de violência doméstica. O equipamento atende também idosos, pessoas portadoras de deficiência física e mental que se encontram em situação de negligência ou abandono, dependentes químicos, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade e/ou prestação de serviços à comunidade. Atua ainda no programa de erradicação do trabalho infantil. O Creas se localiza na Rua Zero, Lt 10, Qd 08, Parque Eldorado, Centro. Mais informações pelo telefone 2637-3769.