A adolescente brasileira que ficou 20 diasretida nos Estados Unidos após ser barrada pela imigração desembarcou em São Paulo na madrugada desta sexta-feira. Anna Stéfane Radeck de Carvalho Ferreira, de 17 anos, viajou no último dia 11 com destino a Orlando, onde encontraria uma tia, mas foi parada durante a conexão, em Detroit.
Agentes da imigração americana acompanharam a primeira parte da viagem, entre Chicago e o Panamá. Os passaportes da jovem e da mãe, Liliane de Carvalho Ferreira, só foram devolvidos pelo comandante da aeronave depois do pouso no Brasil.
Em entrevista à reportagem da Band, Liliane afirmou que a filha não podia falar a verdade nos telefonemas porque as ligações eram monitoradas. “Foi uma situação constrangedora e triste. Ela ficou em um lugar em que faltava comida e higiene”, disse.
Segundo a família, não houve apoio da embaixada e do consulado brasileiros no caso. "Eles falavam a todo momento que não podiam intervir. A luta não foi deles, em momento algum", afirmou Liliane.
Na última semana, outra adolescente brasileira foi detida nos Estados Unidos. Segundo autoridades americanas, Liliana Matte, de 17 anos, não tinha a documentação necessária para estar no país.