Obra de Spencer Tunick quis representar água e conscientizar sobre aumento no nível dos oceanos por causa do aquecimento global.
Pintadas de azul, milhares de pessoas tiraram a roupa neste sábado (8) na Inglaterra para representar a água e conscientizar sobre o aumento no nível dos oceanos por causa do aquecimento global.
Os modelos amadores ─ 3,2 mil no total, um recorde para uma instalação de nu artístico – se reuniram em Hull, no nordeste do país, para posar para as lentes do famoso fotógrafo americano Spencer Tunick.
O trabalho, intitulado ‘Mar de Hull’, foi realizado a pedido da galeria de arte Ferens devido às comemorações que vão ocorrer no ano que vem na cidade, escolhida capital britânica da cultura.
Em entrevista à BBC, Tunick explicou que usou quatro tonalidades de azul, baseadas em quadros de temática marítima da galeria de arte, para pintar os voluntários.
Ele também se disse surpreso com o número de participantes.
"Tive sorte de tantas pessoas terem vindo participar desse projeto. Havia pessoas em cadeiras de rodas, muletas e bandagens. Me senti no fim de uma grande guerra azul”, afirmou.
"Pintamos as pessoas de acordo com as obras da galeria. Também fizemos referência ao aquecimento global e ao aumento no nível dos oceanos. Há muitas possíveis associações que você pensar com essa obra e seus resultados", acrescentou.
As ruas do centro da cidade ficaram fechadas entre a meia-noite de sexta-feira e às 10h deste sábado para que os participassem posassem em locais históricos.
Tunick é famoso por retratar grandes multidões sem roupa. Em 2002, ele esteve em São Paulo para fotografar mais de mil pessoas para o ensaio fotográfico "Nude Adrift".
A sessão de fotos foi realizada no Parque Ibirapuera como parte da programação da Bienal de Arte de São Paulo.