terça-feira, 5 de julho de 2016

BIQUINI COMPLETA 70 ANOS

Peça-símbolo da moda brasileira, biquíni chega aos 70 anos

Duas-peças tem status de roupa de festa

A top Monica Brione usando um modelo 2015/2016 da PERTH
Só podia mesmo ter acontecido em Paris. Em 5 de julho de 1946, o engenheiro de carros transformado em estilista Louis Réard apresentou o modelo de duas peças na piscina Molitor, no 16ème. Para vestir a novidade, recrutou a dançarina do Casino de Paris, Micheline Bernardini, a primeira mulher a vestir o biquíni.
No Brasil, a pioneira foi a alemã Miriam Etz, que usou o seu na Praia do Diabo, em 1948. Pioneirismo repetido pela atriz Leila Diniz, que chocou os conservadores, em 1971, ao mostrar sua gravidez na praia.
Biquini anos 40

Nos últimos 70 anos, o biquíni tem testemunhado avanços e retrocessos no comportamento, sobretudo quando o assunto é o corpo da mulher. O que ilustra melhor os nada caretas anos 80 do que o corpão de Monique Evans (leia matéria na página 6) a bordo de um asa-delta em Ipanema?



A história do biquíni é também uma busca por liberdade. E como não seria, em se tratando de uma peça lançada no primeiro verão após o término da Segunda Guerra Mundial?
Essa busca tem dado o tom da moda praia carioca: do lacinho criado pelo fundador da BlueMan David Azulay, sempre um convite a ser desamarrado, aos decotes feitos à laser por Lenny Niemeyer no verão 2006/2007. Esta semana, o concurso Miss Teen USA anunciou que não fará mais desfiles de biquíni. O momento, dizem, prioriza as discussões por igualdade. De novo, é o biquíni fazendo história.

Biquini modelo 2012