quinta-feira, 28 de julho de 2016

Festa de casamento sem convidados é nova tendência para economizar

Não quer gastar muito em seu casamento e ainda ousar? Nova modalidade de festa sem convidados e vem ganhando cada vez mais adeptos


Carolina Brenoe, administradora de 32 anos, já era casada e morava com seu marido, Eduardo, há seis anos. Ela nunca tinha pensado em fazer uma cerimônia oficial, mas uma amiga sua de infância, Bianca Ventura, tinha um espaço bonito no interior de São Paulo e lhe fez a proposta de fazer uma festa de casamento diferente.
“No começo foi tudo meio estranho quando ela falou que eu não poderia contar para ninguém e nem convidar os pais”, espantou-se Carolina. Mas no fim ela aproveitou muito sua festa de casamento: “A única diferença é que não tinha ninguém”.
noiva teve de fazer segredo. Não contou pra nenhum amigo sobre o casamento: "Iria ser estranho dizer que ia casar e não convidá-los". E para os pais, disse que ia para um evento no interior, "deu uma enrolada", como ela mesmo lembra. 
Carolina explica que a cerimônia, chamada de elopement wedding, é muito parecida com a original, com benção, um celebrante e principalmente os preparativos. Ela teve de escolher vestido de noiva, buquê, música, celebrante, serviço de fotografia e filmagem e até decoração, que foi um pouco mais simples do que se acontecesse com mais gente. Ela só não teve de se preocupar com o buffet, a comida e bebida que iriam ser servidas na ocasião.
Economia
Uma das maiores economias deste tipo de comemoração é de fato o buffet. É difícil prever o quanto se economiza, pois depende muito do tipo da festa e das comidas e bebidas escolhidas para a comemoração, mas é de fato um gasto muito menor quando não se precisa servir nada aos convidados.
Se quiser algo um pouco mais especial, Bianca, que participou da organização do casamento de Carolina, sugere a contratação de um chef para preparar pratos especiais apenas para os noivos: "O jantar não teria um custo muito superior ao de um bom restaurante, com a diferença de que seria exclusivo".
No aluguel do espaço também se economiza muito. Enquanto um casamento tradicional exige um salão que comporte diversas pessoas, para esta versão é apenas necessário um espaço bonito, mas pequeno. Bianca ainda pontua a vantagem de poder realizar a cerimônia em um dia alternativo, fugindo dos finais de semana, barateando ainda mais o aluguel: "Para o espaço, a economia chega até 80%"
Por estes motivos, além de economizar, é possível ainda realizar um casamento mais sofisticado, com mais investimento no vestido de noiva e em outros acessórios.
Aproveitar a festa
Carolina conta que aproveitou muito tudo, desde todos os preparativos, até a própria festa: “Às vezes você se envolve tanto com o que os outros vão pensar, com o que vai servir para os convidados, que não curte o momento”.
Tanto a maquiadora quanto a organizadora da festas eram amigas de infância da noiva e, por isso, Carolina acredita que tudo foi ainda mais bonito e emocionante. “Nós passamos pelas mesmas emoções. Teve a benção, a cerimônia e depois têm material para mostrar para os filhos”
Nesta modalidade de festa de casamento, os registros fotográficos valem muito. Além de guardar para rever e se emocionar toda vez que assiste – como confessa a própria Carolina – é possível fazer uma pequena reunião informal para mostrar para os familiares e amigos mais próximos as fotos e os vídeos e, então, revelar todo o segredo.