quarta-feira, 29 de março de 2023

ENCONTRO COM DENISE OLIVEIRA TERÁ ATO DE FUNDAÇÃO DA "CONEN MARICÁ"


A ativista e empreendedora Denise Oliveira estará recebendo seus convidados para a realização do 1º Encontro com Denise Oliveira, no sábado 1º de abril, onde acontecerá a fundação da CONEN Maricá.

O QUE É O CONEN

 Na década de 1990, na luta de combate ao racismo, a discriminação, ao preconceito e a todas as formas de intolerância, surgiu a CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras). 

Esta coordenação é construída a partir de uma articulação das organizações participantes do I Encontro Nacional de Entidades Negras, o ENEN, realizado na cidade de São Paulo, em novembro de 1991. A CONEN é um coletivo de organizações que estão na base da sociedade e que combatem institucionalmente o racismo. 

O CONEN está estruturado em quase todos os estados do Brasil, compondo um arco  amplo de articulação antirracista, formada de núcleos ou frentes internas. 

CONEM EM MARICÁ

Em Maricá, o CONEN irá estruturar o seu Núcleo, na perspectiva de contribuir na promoção das políticas públicas de promoção da igualdade racial e ser uma ferramenta de denúncia das desigualdades raciais.  É importante lembrar que a CONEN foi responsável pelo desenho e indutora de diversas políticas de promoção da Igualdade racial da SEPPIR no primeiro governo Lula e atualmente, conta com diversos quadros e técnicos em diversas instâncias de governos pelo Brasil. 

Vários núcleos do CONEN do Rio de Janeiro estarão presentes ao ato de fundação que acontecerá no sábado 1º de abril do CONEN Maricá. 

O site do CONEN é: https://www.conen.org.br/ 

QUEM É DENISE OLIVEIRA

Essa menina vinda da favela, já "ralou" muito e lutou pelo seu sustento e das suas filhas. Fez cursos, empreendeu e fez sucesso. Por muito tempo ela foi a "esposa" do Mauro Alemão. Infelizmente nosso amigo partiu em meio a pandemia e Denise parecia ter ficado sem chão. Mas ali na verdade, junto com suas filhas, também empreendedoras como a mãe, ressurge a Fênix, bela altiva, alçando voo, abraçando as causas negras, lutando pelas minorias e crescendo como mulher.

Para o Culturarte, pedimos para ela se apresentar:

"Meu nome é Denise Oliveira, tenho 46 anos, duas filhas e quatro netos. Morei na comunidade em Niterói, onde tive minhas filhas ainda muito nova. Por um bom tempo eu precisei batalhar muito para cria-las sozinha. Saia de casa bem cedo para ir trabalhar, depois ia para a escola e ainda conseguia dar conta da educação das meninas e da casa. 

Assim como a maioria das mulheres pretas das favelas e periferias, precisei superar muitas dificuldades na vida. Lutei sim, e hoje me considero uma mulher empoderada. Fiz curso técnico de podologia, montei minha própria clínica de podologia e estética. Não satisfeita me formei em confeiteira profissional e cake designer. Hoje tenho um buffet chamado 'Delícias da De'. Minhas filhas também fizeram cursos técnicos e superiores. 

A chegada do Mauro Alemão em minha vida representou uma nova etapa na minha jornada. Ele me trouxe um novo universo, que é o universo do mundo da política. Foi na convivência com ele que eu consegui entender na prática o que é, e como se faz política. Seu envolvimento na política era amplo e solidária seja como Secretário de Governo, como  Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores, ou como presidente da Escola de Samba União de Maricá, onde sou atuante até hoje desfilando ou estando a disposição para a melhoria da nossa querida Escola que em 2024 estará na Sapucaí, um dos sonhos do querido Mauro. 

Atualmente participo do Movimento Negro através do Movidade (Movimento Democrático Afro Descendente pela Igualdade e Equidade Racial), e também participo do Setorial de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores.

Sou moradora da cidade de Maricá há 9 anos, e é a partir daqui que vou continuar lutando para um bem maior para a pessoas, principalmente para a nossa população.

Sejam bem vindos ao meu 1º encontro e ao CONEN", concluiu Denise Oliveira.

O 1º Encontro com Denise Oliveira será sábado 1º de abril a partir das 10 horas, na rua João Rizzo, lote 10, quadra M, loteamento Walmart, em São José do Imbassai (uma rua antes da Casa do Nordestino - RJ 106 sentido centro de Maricá).


AROMATIZADORES AMBIENTAIS E TERAPÊUTICOS