A artista plástica e produtora cultural Erika Pessanha esclarece quais são os os princípios básicos das causas culturais coletivas e como fazer para sejam efetivamente colocadas em prática, como o devido respeito e valorização dos artistas da classe.
1- Ampla divulgação
Todas as referências esclarecem a importância da Ampla divulgação para a democracia, de eventos, decisões, chamamentos, reuniões, assembleias, conferências.
2- Pautas
As pautas de assembleias e reuniões precisam constar TODOS os assuntos definidos em assembleia para que as decisões tenham validade e garanta à todos a possibilidade de participação e possíveis candidaturas à comissões a serem estabelecidas, acrescentado a ampla divulgação.
3- Regimento
Acontecimentos, eventos e associações culturais precisam ter seu próprio Regimento estabelecendo limites e regras. Não há causa ou evento público sem Regimento.
4- Plenária
São os votantes/participantes de eventos, assembleias, conferências. Garantem o princípio da "Assembleia soberana", quando respeitam os outros tópicos citados neste artigo.
5- Fácil acesso à locais
Fácil acesso à ambientes (à casos onde se disponibiliza até cuidadores de crianças, para garantir a presença de pais). Lugar sempre pesquisado facilitando uma maioria.
6- Fácil acesso à inscrições/cadastramento
Sendo estas feitas garantindo o acesso de TODOS, acrescentando a ampla divulgação e a clareza da intenção. Confirmação do cadastramento caso o inscrito solicite.
7- Transparência
Lembramos que o foco aqui são as causas públicas, sendo assim toda construção é coletiva, fazendo parte deste coletivo inclusive as pessoas que não estão em comissões formadas, fazendo parte do coletivo toda a classe artística cultural incluída no nicho cultural, estando inscrita ou não em fóruns, câmaras, comissões, assembleias ou eventos. A causa coletiva deve satisfação e transparência à todos, inclusive aos que já estão descansando.
8- Chamamentos públicos
Toda coisa pública movimenta capital de alguma forma, a melhor forma de garantir o direito de todos neste momento é que tudo aconteça através de editais, na modalidade de licitação chamada "chamamento público", garantido todos os pontos citados anteriormente.
9- A escuta
Saber ouvir à todos, ler muitas referências e escrever compilando todas essas informações, sem filtros, são princípios básicos das causas culturais públicas e da democracia.
E fica uma pergunta da redação do CULTURARTE: quando efetivamente acontecerá e quando os artistas de Maricá receberão a devida orientação, cuidado e RESPEITO?
Aproveitamos para convidar à todos a lerem sobre a liberação do PROAC que destinará R$ 3,5 milhões (ainda muito pouco) à cultura de Maricá https://culturarteenpr.blogspot.com/2023/01/proac-destinara-r-35-milhoes-para.html