Exposição no Museu Histórico de Maricá será aberta no dia 6 de janeiro e mostra a vida e a obra do ex-prefeito da cidade por dois mandatos
A Prefeitura de Maricá abre as portas da Casa de Cultura na sexta feira dia 6 de janeiro, a partir das 18h, para a exposição “Odenir Costa, Carisma e Companheirismo”, que mostra por meio de fotos e objetos pessoais a vida e a obra do ex-prefeito do município. Nas sete paredes do salão nobre do Museu Histórico de Maricá serão expostas fotografias de Odenir Costa na infância com seu pai, Francisco Sabino da Costa – ex-vereador e presidente da Câmara Municipal e que dá nome à principal avenida de Maricá; na juventude; do seu casamento com Arlete de Almeida Melo Costa; e dos dois mandatos como prefeito, entre 1972 e 1977 e de 1989 a 1992.
O museu conta com 34 objetos de Odenir Costa, que foram entregues em comodato ao Museu Histórico de Maricá pela família. Filho de Hilda Cordeiro da Costa e Francisco Sabino da Costa, Odenir nasceu em Maricá no dia 16 de julho de 1943. Casou-se em 1974 com Arlete, com quem teve uma filha, Milena Costa, veterinária e ex-coordenadora de Proteção Animal do município.
Ingressou na vida política em 1963 e em 1972 assumiu o primeiro mandato como prefeito. A principal obra de sua gestão foi a construção da Ponte Prefeito Arthuzindo de Abreu Rangel, mais conhecida como Ponte do Boqueirão, ligando a região central à Barra de Maricá. Antes, o trajeto era feito somente de barco. Em 1989, Odenir assumiu o segundo mandato na Prefeitura de Maricá onde administrou a cidade até 1992. Entre 1996 e 2000, foi vice-prefeito no governo de Luciano Rangel e faleceu em 2004, aos 61 anos.
Milena Costa, filha de Odenir e que organiza a exposição, disse que o pai era um homem simples e que sempre pensou no coletivo. “Até hoje ele é lembrado com muito carinho pelos moradores que viram as mudanças quando ele administrou o município”, afirmou Milena. “Minha avó contava que ele subia no caixote para escutar o discurso do ex-prefeito Orlando de Barros e sempre dizia que um dia seria prefeito da cidade”, completou.
A exposição vai até o dia 5 de março e o espaço fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. A entrada é gratuita. O Museu Histórico de Maricá não é mais administrado pela secretaria de cultura sendo atualmente administrado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e está localizado na Casa de Cultura (Praça Orlando de Barros Pimentel – Rua Domício da Gama, no Centro).