31 de outubro de 2022
segunda-feira, 31 de outubro de 2022
BARÃO DE INOHAN 236 - 31 de outubro de 2022
31 de outubro de 2022
DIA DAS BRUXAS E DO SACI. Conheça a origem do HALLOWEEN
O Dia das Bruxas (ou Halloween) é dia 31 de outubro. A sua tradição é bastante forte em países como Estados Unidos, Irlanda e Canadá, onde as crianças fantasiadas de forma assustadora batem de porta em porta a fim de ganhar doces.
A festa se popularizou um pouco por todo o mundo. No Brasil, a sua comemoração remonta há cerca de 20 anos, tendo sido disseminada principalmente pelas escolas de línguas. Mas, aqui também foi instituído o Dia do Saci, como o maior intuito de valorizar o nosso folclore.
Origem do Halloween
O Halloween teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, ocasião em que se acreditava no retorno dos mortos à Terra.
Nessa ocasião, cuja festa durava 3 dias (com início no dia 31 de outubro), se agradecia a abundância das colheitas do ano e a transição para o início de um novo ano no primeiro dia de novembro.
Para afastar os espíritos, as pessoas acendiam fogueiras e muitos utilizavam máscaras para não serem reconhecidas.
Segundo estudiosos, como era uma festa pagã, no século VIII o papa Gregório III alterou o calendário na tentativa de atribuir à festa o caráter religioso, através da mistura das datas.
Assim, o Dia de Todos os Santos, antes comemorado no dia 13 de maio, passou a ser no dia 1º de novembro, antecedendo o que passou a ser All Hallows' Eve. O termo Halloween então é resultado da junção das palavras hallow e eve, que significam respectivamente “santo” e “véspera”.
Tradições do Halloween: doce ou travessura?
Dentre as atividades mais comuns encontra-se a prática norte-americana do “doce ou travessura” (trick or treat, em inglês).
A brincadeira, que surgiu nos Estados Unidos, consiste em andar fantasiado pela vizinhança e bater de porta em porta dizendo a tal frase à espera de receber doces, caso contrário é feita uma travessura a quem negar dar guloseimas.
Apesar de a brincadeira não ser comum no Brasil, nesse dia há festas temáticas para adultos e crianças.
As fantasias mais escolhidas estão relacionadas com bruxas, esqueletos, vampiros, zumbis, etc. Além dos trajes, as pessoas costumam se maquiar, com o objetivo de ficarem com o aspecto mais assustador possível.
A decoração envolve os tons de preto, laranja e roxo com símbolos alusivos à comemoração.
Símbolos do Dia das Bruxas
Há símbolos que estão sempre presentes, porque remetem ao sombrio: abóboras com recortes, bruxas, vampiros, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, velas, zumbis, e as cores laranja, preto e roxo.
As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos. O seu uso surge da modificação de uma lenda irlandesa, a lenda de Jack O' Lantern, alma de um homem que não foi aceito nem no céu, nem no inferno e que, assim, andava a vaguear na terra, iluminando as noites com um nabo.
Os gatos pretos, surgem em decorrência da sua associação à maldição e ao azar, enquanto os zumbis são cadáveres em busca de vingança.
Os vampiros são seres mitológicos que se alimentam do sangue das pessoas. Gostam da escuridão e dormem em caixões. Ao morder o pescoço de uma pessoa para se alimentar, transforma essa vítima também em vampiro.
31 de outubro também é o Dia do Saci!
Em 2003, o Projeto de Lei Federal n.º 2.762 institui a comemoração do Dia do Saci no dia 31 de outubro. Isso porque a introdução da Festa do Halloween no Brasil recebeu muitas críticas, sobretudo da Igreja Católica que acusou a celebração de pagã e pouco educativa.
Diante disso, foi introduzido o Dia do Saci com o intuito de afastar a tradição da festa das bruxas e no lugar celebrar o folclore do Brasil.
O saci, um menino travesso de uma perna, é uma das figuras mais emblemáticas e querida do folclore brasileiro.
Participação da modelo Dany Ribeiro
domingo, 30 de outubro de 2022
O BENEFÍCIO DE CAMINHAR com Adriana Monteiro
Caminhar, mesmo que alguns minutos por dia, acalma a ansiedade e melhora o seu humor. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver caminhando na natureza, um ambiente que vários estudos mostram que é benéfico de inúmeras maneiras.
Seus ossos também se beneficiam, pois caminhar é um exercício de levantamento de peso, ótimo para fortalecer os ossos. E, conforme você caminha, seu movimento ajuda a levar oxigênio e nutrientes para a cartilagem articular, que não tem suprimento sanguíneo direto.
Mas infelizmente, no corre corre do nosso dia a dia, não temos tempo para caminhadas, principalmente junto à natureza, portanto, caminhe, nem que seja numa esteira, dentro da academia, mas imagine-se num local lindo, aberto, onde você esteja em paz, consigo e com sua alma.
A caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas".
- Combate a osteoporose
- Afasta a depressão
- Aumenta a sensação de bem-estar
- Deixa o cérebro mais saudável
- Diminui a sonolência
- Mantém o peso em equilíbrio e emagrece
- Controla a vontade de comer
- Protege contra derrames e infartos...
Adriana Rodrigues Monteiro é modelo, Musa e advogada
sábado, 29 de outubro de 2022
NIELE SILVA, MISS MARICÁ, OFICIALIZA CASAMENTO EM PORTUGAL
Niele Silva, nossa eterna Miss Maricá Sênior, oficializou sua união tornando-se a Sra. Peixoto perante a lei dos homens embora, perante a lei de Deus, seu encontro e união já haviam se dado em 04 de julho passado, quando após vários acertos, mudou-se de Maricá para Vila Nova Gaia em Portugal.
O CULTURARTE informou com muita alegria essa mudança e o o seu casamento com o "Sr. Peixoto" (https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/07/niele-silva-miss-marica-senior-se-casa.html).
E no sábado 29 de outubro, em Vila Nova Gaia, oficializou esta união perante a lei dos homens, tornando-se a Sra. Peixoto. Em rede social Niele informou e agradeceu o carinho de todos os familiares e amigos que deixou aqui no Brasil:
"Oficialmente casadoooosssss!!! Agora... Sra. Peixoto!!! Uma cumplicidade sem igual!! (Brasil x Portugal)
Uma união construída à distância, e hoje concretizada (namoro virtual que deu muito certo), um ano e sete meses de muito amor, carinho, respeito, dedicação e muita cumplicidade!!!
Resumindo MEU AMOR PRA VIDA TODA!!!"
Desejamos à nossa querida Niele, nossa eterna Miss, todas as bênçãos de Deus, com muita LUZ, SAÚDE e AMOR!!!
"O transtorno bipolar e eu" por Cinthia Ferreira
"O transtorno bipolar, também conhecido como doença maníaco-depressiva, é um transtorno cerebral que causa mudanças incomuns no humor, na energia, nos níveis de atividade e na capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia."
É... O momento que eu, observando hoje, creio que comecei a desenvolver sintomas, porém nunca cogitados se tratarem do transtorno, foi entre a adolescência e o início da vida adulta. Vivi anos sem saber que todos os "nervosinhos" e "mimimis" (fases depressivas) não surgiram aleatoriamente. Eu não lembro, ou não saberia dizer qual foi o gatilho inicial, o evento ao certo. Mas certeza de foi nesta época.
É... O momento que eu, observando hoje, creio que comecei a desenvolver sintomas, porém nunca cogitados se tratarem do transtorno, foi entre a adolescência e o início da vida adulta. Vivi anos sem saber que todos os "nervosinhos" e "mimimis" (fases depressivas) não surgiram aleatoriamente. Eu não lembro, ou não saberia dizer qual foi o gatilho inicial, o evento ao certo. Mas certeza de foi nesta época.
"Existem quatro tipos básicos de transtorno bipolar. Todos eles envolvem mudanças claras no humor, na energia e nos níveis de atividade. Esses estados de humor variam de períodos de comportamento extremamente “ascendente”, exaltado, irritado e energizado (conhecido como episódios maníacos) a períodos muito tristes, “baixos” ou sem esperança (conhecidos como episódios depressivos)."
E foi após 5 anos de "depressão bipolar" (sim, existe, é mais severa que a não bipolar, e a forma de tratar é diferente), que a explosão de mania severa chegou! Me fazendo tomar uma atitude de auto extermínio em 23/10/2020. Foram 4 dias de coma, pontuação na escala de Glasgow muito baixa (sem reação até a estímulos dolorosos), entubação, médico já preparando a família para o pior, e então... Eu acordei! (Nestes 4 dias de coma eu vivi a minha eqm, mas que na verdade para mim, haviam se passado apenas algumas horas)
A quem duvidar, disponibilizo as 181 páginas do meu prontuário que solicitei ao hospital da minha cidade.
E neste prontuário existem diversos relatórios médicos e das equipes de enfermagem a respeito das observações e análises diante dos meus estados de humor. Ali mesmo iniciei o tratamento.
Fiquei 8 dias internada no Trauma e CTI (seriam muitos mais, mas devido a pandemia me liberaram logo).
O início do tratamento foi bem complicado por conta dos efeitos colaterais que as medicações (5 diferentes) me causavam. Era horrível! Passava muito mal. Mas depois de 20 dias as coisas começaram a aliviar.
Até tudo se acertar mais de fato levou mais tempo, cerca de 1 ano. Depois disto, sendo sempre contínua no tratamento tive um período bem legal de estabilidade. Mas... rs
Como quase todo bipolar vive em uma montanha russa, estou eu novamente vivendo uma fase um pouco mais conturbada novamente.
É importante ressaltar que jamais abandonei o tratamento psiquiátrico e psicológico até hoje. Inclusive estamos revendo a medicação para ajustar as alterações atuais.
Mas, o que me trouxe a escrever hoje, é a falta ignorância (falta de conhecimento) das pessoas, a falta de tato e a indiferença ao lidar conosco. Estou falando de pessoas, que no meu caso, tem conhecimento da minha condição. Que tem a visão de que sou "a maluca", ou que "não estou me esforçando o suficiente para ficar bem"... Rs
A vontade de rir é grande, mas a de chorar é maior!
Eu vinha mantendo uma constância nas alterações. Mesmo diante de situações que contribuíam para que eu subisse ou descesse a montanha russa, mas de quase 2 meses até hoje, as coisas pioraram bastante. E só eu sei o quanto me esforço para me manter na linha que eu mesma tracei! Meu Deus... Eu me esforço muito! Tomo todos os remédios direitinho, mas ainda assim estou falhando. E sabe quais pessoas reforçam este sentimento de que "estou falhando continuamente"?
As pessoas que conhecem o meu diagnóstico.
Portanto...
Queridos e Queridas!
Por favor, eu peço encarecidamente que não sejam assim! E peço que se você não tem o que dizer para mim, ou qualquer outra pessoa que você conhece que viva qualquer transtorno psíquico, se cale. É um gigantesco favor que nos faz!
Eu saí da linha que tracei como ideal para mim por conta desta fase, mas quero dizer que, mesmo que não me entendam, vou conseguir ajustar tudo o que precisa ser ajustado para retornar ou até melhorar a vibração mais sutil que estava vivendo. E eu vou conseguir SOZINHA.
Afinal, viemos sozinhos e voltamos sozinhos!
(para quem não viu, sugiro a leitura deste tema, acessando https://culturarteenpr.blogspot.com/2022/10/viemos-sozinhos-voltamos-sozinhos-por.html)
QUEM É CINTHIA FERREIRA
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, residente em Maricá. Tenho 34 anos. Sou mãe. Já vivi uma EQM, e possivelmente sou uma contactada. Estou vivendo o meu despertar de consciência, e gostaria de compartilhar com quem seja enviado(a) até aqui pelo Universo.
Chama no WhatsApp: 21 99561-3591 (Cinthia Ferreira)
Instagram: @asupernovapersonalizados