A modelo cearense Valentina Sampaio (27), é a primeira trans a desfilar no Victoria's Secret Fashion Show. O evento retornou, na terça-feira (15/10), após uma pausa de seis anos.
Valentina Sampaio nasceu em uma vila de pescadores em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).Ela já foi destaque em várias capas de revista como a primeira transgênero a posar para a Victoria's Secrets.
Em uma entrevista à revista Vogue Brasil, a modelo disse que, desfilando para a marca, acreditava estar abrindo "oportunidades para outras mulheres trans". "Vejo como uma grande vitória, não só para mim, mas para a sociedade como um todo, por ser um avanço. A vida de uma pessoa trans é uma encruzilhada, uma luta diária", afirmou, à época.
Quem é Valentina Sampaio, modelo trans que desfila pela Victoria’s Secret
Brasileira natural de Aquiraz, no Ceará, é a primeiro modelo transgênero a rasgar a passarela pela marca de lingerie
Junto às brasileiras Adriana Lima, Alessandra Ambrosio e Isabeli Fontana, a cearense Valentina Sampaio, de 26 anos, desfilou no show da Victoria’s Secret em Nova York na terça-feira, 15/10, show QUE faz seu retorno após um hiato de seis anos.
Valentina é a primeiro modelo trans a participar do desfile da marca de lingerie.
Filha de uma professora e de um pescador, Valentina nasceu em Aquiraz, cidade litorânea do Ceará.
Aos 8 anos de idade, percebeu que não se identificava com seu gênero biológico. Foi o primeiro passo para se aceitar como menina, com o apoio da família.
Na adolescência, já com seu nome atual escolhido, Valentina passou a desenhar roupas e ingressou em um curso de moda em uma faculdade em Fortaleza, onde começou a posar para fotos e a modelar.
Graças ao Instagram, a jovem começou a ter mais visibilidade e participou do casting do filme Berenice Procura em 2017.
Durante as filmagens, a L’Oréal a convidou para participar de uma campanha, o que impulsionou sua carreira.
Logo em seguida, Valentina passou a se profissionalizar cada vez mais e desfilou na São Paulo Fashion Week, depois começou a fazer carreira internacionalmente, trabalhando em Londres e nos Estados Unidos.
A modelo entrou na Victoria’s Secret em 2019 e atualmente mora em Nova York, é integrante da agência Way Model e já trabalhou para marcas como Armani, L’Oréal e Balmain.
Em depoimento a revista VEJA no início do ano, Valentina Sampaio relatou ter enfrentado situações de preconceitos no passado.
Mas deixou claro e avisou que olha com otimismo para o futuro, esperando abrir portas para outros modelos trans como ela.