Em algum momento você já viu alguém levantar a discussão sobre o uso ou não do título de doutor para algumas profissões. Algumas pessoas consideram doutor apenas aqueles que têm o título acadêmico de doutorado e outras costumam usar o tratamento com os advogados e médicos. Mas afinal, quem realmente pode ser chamado de doutor?
Os advogados e médicos por tradição
Muitas das confusões que surgem é em respeito ao tratamento de doutor dado aos médicos e advogados. Isso se deve a uma lei promulgada por D. Pedro I, em 1827. A legislação em questão criava os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil e dava o título de doutor aos concluintes. Os advogados foram, assim, denominados de doutores por longos anos e mesmo com a queda da lei, tais profissionais continuaram a ser denominados com o título.
Outros profissionais beneficiados pela legislação de 1827 foram os profissionais de medicina. Desta forma, tanto os advogados quanto os médicos permanecem sendo denominados de doutor pela tradição. Entretanto, somente estes profissionais foram beneficiados com a lei e, assim, os veterinários, dentistas e psicólogos não recebem este tratamento.
Aqueles com título de doutorado
Atualmente, qualquer profissional pode ser intitulado de doutor, desde que tenha concluído o doutorado e conquistado a titulação após apresentar sua tese. Os psicólogos, veterinários, dentistas e outros profissionais podem então receber esse tratamento repetindo desde que tenha concluído o doutorado.
Lembrando que antes do doutorado, existe o MESTRADO, onde o profissional que conclui passa a ser denominado como MESTRE!