Alunas da academia feminina Su Fitness fazem parte da exposição |
Será inaugurada na tarde da quarta feira
20 de setembro a exposição fotográfica OUTUBRO ROSA (prevenção do
câncer de mama, de janeiro a janeiro), do produtor e fotografo Pery Salgado.
A exposição está acontecendo no Espaço Cultural Vovó Bellina em São José do Imbassai, até 24 de setembro indo depois para outros locais.
A exposição está acontecendo no Espaço Cultural Vovó Bellina em São José do Imbassai, até 24 de setembro indo depois para outros locais.
Participam da exposição as modelos e misses:
Monica Brione - Miss Brasil Top Cult, Alessandra Lobo - modelo, Wanessa Esquerdo - modelo e musicista, Suraia Borges Sales - Miss Buzios Plus Size 2015, Dani Athayde e Amanda Athayde - modelos, Erika Ferreira - modelo e enfermeira, Joyce Pereira do Amaral (Beleza Negra 2016) e sua filha Fábia Lara, Jeniffer Massante - modelo, maquiadora e Garota da Capa 2017, Rosane Ribeiro - modelo, Thais Vasconcelos - modelo e enfermeira (Musa de Maricá 2017) e a professora Suzana Carrilho e as alunas da academia Su Fitness.
A exposição fotográfica faz parte da 11ª Primavera dos Museus e do Festival Intercultural de Maricá, realizado pela ONG CULTURANDO JÁ e PR PRODUÇÕES.
A entrada é franca e com classificação etária de 14 anos.
O CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama – e o câncer de forma geral – não tem uma causa única. Seu desenvolvimento deve ser compreendido em função de uma série de fatores de risco, alguns deles modificáveis, outros não.
O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis.
Entre outros fatores de risco não modificáveis estão o aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos.
Já os fatores de risco modificáveis bem conhecidos até o momento estão relacionados ao estilo de vida, como o excesso de peso e a ingestão regular (mesmo que moderada) de álcool. Alterá-los, portanto, diminui o risco de desenvolver a doença. No entanto, a adoção de um estilo de vida saudável nunca deve excluir as consultas periódicas ao ginecologista, que incluem a mamografia anual a partir dos 40 anos.
Sintomas
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:
inchaço em parte do seio, caroço nas axilas;
irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;