quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Maricá será palco da Taça Brasil XCO de Mountain Bike

Maricá será palco da Taça Brasil XCO de Mountain Bike (MTB) nos dias 07 e 08 de outubro na pista do mirante do Caju. A etapa, que faz parte das modalidades olímpicas, vale pontos para o ranking internacional e terá atleta maricaense na disputa. Luiz Fernando Costa, que é funcionário efetivo da Prefeitura de Maricá, é um dos idealizadores da pista construída pela Prefeitura, vice-campeão do ranking OffRoad XTerra Brasil e atual líder em 2017. A competição vai reunir atletas olímpicos internacionais. A disciplina contempla seis medalhas a cada ciclo olímpico.

A pista do Caju é a mais charmosa do cross country nacional e vai estar ainda mais radical em 2017 prometendo grandes disputas. Entre as feras olímpicas com nível internacional estão Raiza Goulão, o maior nome do mountain bike feminino do Brasil, Henrique Avancini, quarto na etapa mundial e melhor resultado de um brasileiro, e Rubens Donizete, campeão brasileiro, que já confirmaram presença na etapa de Maricá que faz parte do Circuito Internacional e tem a supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da União Ciclística Internacional (UCI).

“Para uma pista na modalidade Mountain Bike – XCO há necessidade da criação de alguns obstáculos que sejam compatíveis com os níveis técnicos dos atletas, além dos naturais já existentes no local. O percurso é de aproximadamente 4 km”, afirma Luiz Fernando Costa.

As etapas da Taça Brasil XCO só acontecem em três Estados, Rio, Goiás e Paraná. Maricá será, pelo segundo ano consecutivo, a casa do Mountain Bike Cross Country nacional. No sábado (07/10), os atletas farão um passeio ciclístico pelo Centro de Maricá, para receber as boas-vindas da cidade e a pista ficará à disposição para treinos livres. A grande disputa acontece a partir das 08h de domingo (08/10).

As inscrições podem ser feitas através do site da Fecierj (www.fecierj.org.br/calendario). Além da disputa, a Taça Brasil XCO Maricá vai possibilitar aos atletas um congresso técnico.

Maricá, além de abrigar a equipe campeã do ranking XCO 2015 no Estado, também é responsável pelo projeto de formação de futuros atletas, através da escolinha de mountain bike: Brabinhos. A pista é utilizada para treinamento dos atletas locais, competições regionais e aprimoramento dos alunos escolinha que funciona com a parceria da equipe Brabus Race, Federação de Ciclismo RJ e da Prefeitura de Maricá.

A prefeitura tem um projeto para transformar o Mirante do Caju num ponto turístico da cidade. No local, que exibe um visual exuberante da cidade, são utilizadas trilhas já demarcadas, sem qualquer dano ao meio ambiente. A construção de novos trechos para utilização da pista não afetou o uso das trilhas para caminhadas e, sim, transformou as trilhas para uso compartilhado.

Alunos da EM Marquês de Maricá participam de colheita na horta comunitária

Cerca de trinta alunos das turmas de 4º e 5º anos da EM Marquês de Maricá (Itaipuaçu) com idades entre 8 e 10 anos participaram nesta quarta-feira (27/09), da colheita de 12 caixas de alface crespa roxa na Unidade Escola Agroecológica e Horta Pública Comunitária do Manu Manoela. O grupo estava acompanhado de representantes das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Economia Solidária.

Engenheiro agrônomo, Anderson Vinícius Oliveira deu algumas explicações aos alunos sobre o plantio, a manutenção das mandalas na horta-escola comunitária, ações de recuperação pós-queimadas e a maneira correta na hora da colheita. Secretário da pasta de Agricultura, Júlio Carolino destacou a importância de ensinar sobre cultivo e educação alimentar. “Normalmente as crianças têm dificuldade com algum tipo de legume ou hortaliça. Quando eles vêm, plantam e colhem, fica mais fácil para se alimentarem. E levar parte desse produto para casa dá a eles a oportunidade de ter o que contar sobre a aula da qual participaram em campo”, explicou. “Como há uma quantidade grande vamos doar uma parte para a escola, de forma que os alunos possam levar suas alfaces para casa e outra parte para o hospital”, esclareceu Júlio Carolino, explicando que as doações normalmente também são feitas para a LBV e o NAIR.

Participando pela primeira vez, os alunos Gaio Henri e Maria Fernanda Ferreira, de 10 e 11 anos, respectivamente estavam sorridentes. “É diferente porque você pode usar suas próprias mãos. É muito bom, dá uma emoção”, declarou Gaio. Maria Fernanda Ferreira, continuou: “Eu nunca tinha colhido nada na minha vida. E ainda vou poder levar alface para casa e comer. Dá uma felicidade porque eu gosto e estou colhendo o que vou comer com os meus colegas”.

Segundo a professora Ana Lúcia de Almeida, o projeto também está sendo trabalhado em sala de aula. “Nós montamos um projeto na escola ensinando todos os processos da colheita, pensando na importância de ensinar as crianças a plantar, colher e comer o que elas mesmas plantaram, para que depois elas façam o mesmo em suas casas, multiplicando essa ideia”, disse.

“Nosso objetivo maior é aproveitar o espaço da escola para o desenvolvimento prático, então fizemos uma horta suspensa com sementes das mais diversas espécies, desde frutíferas, hortaliças a plantas, que também pretendemos fazer em baldes, com o objetivo didático de ensiná-los a reproduzir o que aprenderem como plantar, adubar e colher”, completou o professor Júlio César Almeida.


“Não é a primeira vez que eu estou aqui. Plantação traz vida e participar de um momento desse com crianças sabendo que elas vão chegar em casa encantadas com um alimento e aprendizado, não só uma plantinha, para mim tem um tremendo valor”, avaliou a primeira-dama Rosana Horta, que também participou da colheita.

Eduardo Henrique (10 anos) tirou a alface da terra e logo colocou um pedaço na boca, sem nem se preocupar em lavar a hortaliça. “Eu não gosto de alface, mas deu vontade de ver se era bom e eu comi. Achei o gosto estranho”, confessou. Andriele Rodrigues é exceção à regra. Aos 10 anos, a menina gosta de alface. “Eu já tinha colhido outras vezes e sempre como, porque gosto de alface”, contou.

Além das hortaliças, as crianças ganharam um caderno de educação em agroecologia “De onde vem nossa comida?” e uma “Revista das crianças Sem terrinha”, elaborada por representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para que os pequenos entendam as mudanças ocorridas na produção de alimentos e que impactos trouxeram sobre a vida. Bolos de aipim, abóbora e batata-doce e frutas foram distribuídos para todos.  “Eu nem gosto de batata doce. Não como por nada. Só comi porque não sabia. É um gosto maravilhoso desse bolo. Nem parece que tem batata doce”, admitiu Evelyn Araujo (10 anos).

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS E FESTIVAL INTERCULTURAL DE MARICÁ TERMINAM COM GRANDE PASSEIO CICLÍSTICO E CAMINHADA

A manhã do domingo 24 de setembro ficou marcada na memória e história da região do Marine em São José do Imbassai.
Um grande passeio ciclístico e caminhada promovido pelo Vereador Rony Peterson Dias, reuniu cerca de 150 pessoas (muitas famílias) que percorreram as ruas do Marine, passando pela frente do CAIC e do Colégio Cônego Batalha em São José do Imbassai.
A concentração foi em frente do Espaço Cultural e Pousada Vovó Bellina, local onde aconteceu a 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS e o FESTIVAL INTERCULTURAL DE MARICÁ, organizados pela ONG CULTURANDO JÁ e PR PRODUÇÕES.
Por volta das 8 horas da manhã, várias famílias começaram a chegar ao local e pouco antes das 9 horas, o professor Daniel Kanu da academia YES (localizada do bairro do Flamengo) fez um aquecimento com os participantes da caminhada, dando início ao evento, que teve também a presença do SIMARITO, símbolo da campanha da prefeitura de Maricá, BASTA DE ACIDENTES.
Após mais de uma hora de caminhada, todos se reuniram no Bar do Zezinho na lagoa do Marine, onde forma recebidos com uma bela mesa de frutas, recebendo certificados de participação pelo Passeio Ciclístico e Caminhada.
Muito feliz com o resultado (vindo de um convite e proposta do jornalista produtor Pery Salgado ao vereador), Rony Peterson Dias declarou: "Estou muito satisfeito com o resultado, agradeço a você Pery, ao pessoal da YES, ao SIMARITO e todo o pessoal da Secretaria de Segurança e Trânsito da pessoa do secretário Celso Netto e parabenizo pelo grande evento que você e Martha Locks da ONG CULTURANDO JÁ, realizaram durante toda essa semana.
Aproveito já para convidar para novos passeios, para a festa no dia das crianças e para outras ações que estarei realizando em prol da nossa população maricaense. O meu muito obrigado a todos!", concluiu o vereador.

Confira todas as fotos do passeio ciclístico e caminhada e do último dia do Festival Intercultural, acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.313731575763040.1073741883.100013786001206&type=3
Pery Salgado - PR PRODUÇÕES, Zezinho, Vereador Rony Peterson, Simarito e Martha Locks - CULTURANDO JÁ

PRIMAVERA DE MUSEUS E FESTIVAL INTERCULTURAL DE MARICÁ FOI UM GRANDE SUCESSO

Foram sete dias de evento (de 18 a 24 de setembro no Espaço Cultural Vovó Bellina (localizado ao lado da Pousada Vovó Bellina em São José do Imbassai).
Uma grande reunião de cultura, educadores, artes e artistas de Maricá e região.
Organizado pela ONG CULTURANDO JÁ e pela PR PRODUÇÕES, o evento recebeu centenas de visitantes, (famílias e alunos de diversas escolas) e reuniu artistas como Osias Silveira, Helia Reis, Paulo Oliver, Wanessa Esquerdo, Messias dos Teclados, professor Sergio Aranda, a bateria da Inocentes de Maricá, a orquestra Jovem da Viação Nossa Senhora do Amparo, além de palestrantes tais como Thaís Vasconcelos e Pery Salgado que falaram sobre a prevenção do câncer de mama, e Renata Gama, que falou sobre o patrimônio histórico e artístico de Maricá.
Vereador Rony Peterson e sua esposa Monica visitando a exposição Outubro Rosa

A exposição de arqueologia (âncora do evento) e a exposição fotográfica OUTUBRO ROSA (prevenção do câncer de mama de janeiro a janeiro, que teve a participação da Miss Brasil Top Cult - Monica Brione, Miss Buzios Plus Size Suraya Borges, Jeniffer Massante - modelo e maquiadora, Thais Vasconcelos - Musa de Maricá 2017 e enfermeira, Wanessa Esquerdo - modelo e musicista, Erika Ferreira - enfermeira, Rosane Ribeiro - modelo e terapeuta, Joyce Amaral - Beleza Negra 2016, Alessandra Lobo - modelo, Fábia Lara - filha de Joyce Amaral, Dani Athayde e sua filha - modelos) completaram o grande Festival Intercultural que recebeu também as participações do Maricá + Verde, da Secretaria de Agricultura e Pesca e do CRAS de São José.
Ficou o gostinho de quero mais e ano que vem, com certeza teremos muito mais.

Nossos agradecimentos aos vereadores Rony Peterson, Marcus Bam Bam, Frank Costa, Marcinho das Construção, Aldair de Linda, Fabricio Bittencourt e Ismael Breve, à Goulart Doces e a Lajes Pentágono.

domingo, 24 de setembro de 2017

SÁBADO DE GINÁSTICA E MUITA MÚSICA E DOMINGO COM PASSEIO CICLISTICO FECHAM 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS EM MARICÁ

Orquestra Jovem da Viação Nossa Senhora do Amparo
No inicio da manhã do sábado 23 de setembro, penúltimo dia da 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS e do FESTIVAL INTERCULTURAL DE MARICÁ, as alunas da academia Su Fitness da professora Suzana Carrilho, se apresentaram em um super aulão, cheio de dança, step e animação.

Ao final da aula, comemoram o aniversário de Monica Brione (Miss Brasil Top Cult), assistiram apresentação da jovem Sthephany Pereira (uma belissima apresentação de ginástica rítmica) e foram conferir a exposição fotográfica OUTUBRO ROSA do jornalista e produtor Pery Salgado, que fala da prevenção do câncer de mama (prevenção de janeiro a janeiro).
As alunas da academia Su Fitness, também participam da campanha e da exposição fotográfica.

Confira as fotos acessando:

ACUIDADE VISUAL E PAPEL VERDE
O Festival teve também neste sábado a participação da ótica STUDIO DOS OLHOS com  Marcelo Brione que fez teste gratuitos de ACUIDADE VISUAL. Além das exposições fixas (arqueologia, telas de Hélia Reis, peças de Osias Silveira e exposição fotográfica OUTUBRO ROSA), mais um dia da presença do projeto PAPEL VERDE dos alunos da ANHANGUERA que falaram como reciclar e reaproveitar materiais que usamos no nosso dia a dia, contribuindo com o meio ambiente.

TARDE DE MUITA MÚSICA: SAMBA COM INOCENTES DE MARICÁ E ORQUESTRA JOVEM DA VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO
A tarde foi perfeita para quem gosta de todos os estilos de música. Primeiro a bateria Pegada do Gorila do Mestre Sapão do GRES Inocentes de Maricá, mostrando o melhor do samba de Maricá e logo após, uma apresentação impecável e que emocionou o público presente, com a ORQUESTRA JOVEM DA VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO, que apresentação grandes sucessos da nossa MPB e do POP internacional.

Confiram as fotos acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.313332355802962.1073741882.100013786001206&type=3

DOMINGO TEM PASSEIO CICLISTICO E BLITZ EDUCATIVA

O domingo será o último dia da 11ª PRIMAVERA DE MUSEUS mas não será por isso que será menos intenso.
Além das exposições fixas, a partir das 8:30h um passeio ciclistico e caminhada animam a galera.
A secretaria de segurança e trânsito também estarão presentes com uma blitz educativa e a presença do SIMARITO fechando a SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO.
A entrada é gratuita. Venha participar!

sábado, 23 de setembro de 2017

PENÚLTIMO DIA DA PRIMAVERA DOS MUSEUS TEM ACADEMIA, SAMBA, ORQUESTRA E TEATRO

Este sábado - 23 de setembro, é o penúltimo dia da 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS e do FESTIVAL INTERCULTURAL DE MARICÁ, que acontece no Espaço Cultural Vovó Bellina em São José do Imbassai (veja abaixo o mapa de como chegar).
Além das exposições fixas (arqueologia com a ONG CULTURANDO JÁ, exposição fotográfica sobre o tema OUTUBRO ROSA - prevenção do câncer de mama de janeiro a janeiro, exposição de telas da artista plástica Hélia Reis e exposição das peças - ART IN NATURA do artesão Osias Silveira), o sábado será de grandes atividades no Festival.
Além da presença da ação social do CRAS de São José, com doações e entregas de roupas e acessórios e do projeto PAPEL VERDE dos alunos da Anhanguera de Niterói, mostrando como reciclar e reutilizar materiais que usamos no nosso dia a dia, o sábado começa com o aulão da academia SU FITNESS de Suzana Carrilho, com STEP e funcional, a partir das 8 horas indo até às 9:30 h.
Também a partir das 8 horas até o final do dia, teste de ACUIDADE VISUAL realizado pela ótima STUDIO DOS OLHOS.
À tarde, a partir das 14 horas, a Escola de Samba Inocentes de Maricá vem falar de seus carnavais, com a corte da escola e a bateria do Mestre Sapão.
Às 16 horas, a apresentação da Orquestra Jovem da Viação Nossa do Amparo e o dia termina com a peça A MENINA E O VENTO do projeto Cara Limpa Vida Ativa de Pedro Azevedo.
Tudo com entrada gratuita.
Venha participar!

11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS: DIA DE MUITA HISTÓRIA SOBRE MARICÁ

A 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS acontece no Espaço Cultural Vovó Bellina em São José do Imbassai
Além das atividades corriqueiras presentes na 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS e do FESTIVAL INTERCULTURAL DE MARICÁ, onde destacamos, a exposição arqueológica (da ONG CULTURANDO JÁ), a exposição fotográfica do produtor Pery Salgado (PR PRODUÇÕES) com o tema OUTUBRO ROSA - prevenção do câncer de mama, de janeiro a janeiro, da exposição de telas da artista plástica Hélia Reis e da exposição das peças do artesão Osias Silveira, o quinto dia da Primavera dos Museus (no dia do início da primavera - às 17:02) foi de grande presença dos alunos, em especial do colégio Conego Batalha que foram conferir os trabalhos produzidos por eles junto com o projeto PAPEL VERDE dos alunos e professores da Anhanguera de Niterói.

Foram centenas de alunos durante todo o dia e na parte da tarde, também com grande movimento, um momento marcante, com a palestra da historiadora e arquiteta urbanística Renata Gama, da Coordenação de Patrimônio da secretaria municipal de cultura de Maricá.
Foi uma riquíssima palestra que nos remeteu a uma viagem através dos séculos, resgatando alguns capítulos da história da nossa cidade a partir do seu patrimônio histórico cultural.

Confira as fotos acessando: 

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Jota Quest faz discurso contra 'canalhas' e promove abraço coletivo em show certinho cheio de hits

Em seu terceiro Rock in Rio, o primeiro em um dia mais roqueiro do que pop, o Jota Quest veio para não correr riscos. Mandou bem com discursos contra os "canalhas", abraço coletivo e 13 hits em pouco mais de uma hora.
A banda mineira fez tudo certinho, abrindo com a agitada "Na moral" e botando a única novidade, "Pra quando você se lembrar de mim", perdida no meio do set. É uma das melhores deles em anos, com jeitinho de Roberto Carlos. 

Do acústico ao groove

O show ficou dividido entre a parte mais romântica ("Amor maior", "Fácil", "Só hoje"), presente no primeiro acústico, lançado nesta sexta, e o repertório mais sacolejante. 

A força ao vivo de "Mandou bem" e "Blecaute", de discos lançados após a última vez no festival, em 2013, mostra que o Jota Quest se mantém na boca do povo. Uma façanha para poucos no pop rock brasileiro. 

"Blecaute" poderia ter Anitta, mas a voz dela foi retirada do arranjo ao vivo. A cantora está em turnê e pela segunda vez esnobou o festival. Na semana passada, havia sido convidada por Fergie.  

Abraço coletivo

Em "Dentro de um abraço", o vocalista Rogério Flausino pediu que todos dessem um abraço na pessoa do lado. "São 100 mil pessoas aqui e quero 50 mil abraços", calculou (com exagero).
Flausino também fez um discurso contra o que chamou de "canalhas". "A gente não está satisfeito com tudo o que está acontecendo em nosso país. Ninguém está satisfeito com o que está acontecendo no Rio de Janeiro nas comunidades", disse o cantor.
"A gente quer mandar um abraço para toda a galera que mora nas comunidades. O Brasil não é isso, o Brasil é a verdade, é a coragem de cada um de nós que sai de casa todo dia para trampar, para poder cuidar da família, para poder estar estar aqui no Rock in Rio... A paz é mais importante do que todos os motivos que esses canalhas têm para passar a mão na nossa grana. É muito difícil chegar aqui e falar este tipo de coisa, hoje estamos vivendo em um momento tão polarizado". 

E o dia termina hoje com Bom Jovi, a partir de meia noite.

Covers e autoajuda

Eles não precisavam, mas também tocaram covers. O set teve as manjadas "Além do horizonte", de Roberto Carlos, e "Tempos modernos", de Lulu Santos, com o arranjo horrendo de sempre.
Em "De volta ao planeta dos macacos", acrescentaram trecho de "Sociedade Alternativa", de Raul Seixas. Foi quando Rogerio se abraçou em uma bandeira do Brasil e parte do público gritou "Fora Temer".

MÔNICA BRIONE NA COLUNA DO JORNALISTA JAGUAR

Fotos: Pery Salgado
Monica Brione, nossa Miss Brasil Top Cult, foi o destaque da coluna do jornalista e produtor de eventos JAGUAR no jornal O POVO, em suas versões impressa e on line, na quinta feira 21 de setembro.
Monica foi entrevistada pelo jornalista durante show de Neguinho da Beija Flor em Camboinhas (Niteroi) para o programa TOP RIO e reproduzimos abaixo as perguntas mais relevantes desta entrevista.





Confira a edição completa do jornal O POVO de 21 de setembro, clicando no link abaixo:
https://issuu.com/jornalpovo1/docs/completo

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

MÚSICA, MÚSICOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS NO QUARTO DIA DA PRIMAVERA DOS MUSEUS EM MARICÁ

Messias dos Teclados, Pery Salgado (PR Produções), Wanessa Esquerdo (Tempero do Forró), Professor Sérgio Aranda e Paulo Oliver (cantor e compositor Gospel)
Foi um dia literalmente melódico, musical.
A quinta feira 21 de setembro - dia da árvore, (quarto dia da 11ª Primavera dos Museus e do Festival Intercultural de Maricá) além dos diversos alunos das escolas adjacentes ao Espaço Cultural Vovó Bellina (em São José do Imbassai), teve a maravilhosa participação do professor Sergio Aranda (arte educador da secretaria municipal de educação) que levou seu conhecimento musical e diversos instrumentos nativos do Brasil e de outras regiões do mundo, o que atraiu a curiosidade de todos que foram no Festival.

Quem também esteve presente (e estará nos próximos dias, até domingo 24/09), o o projeto Papel Verde com alunos da Anhanguera, que desenvolvem um belissimo trabalho de conscientização da preservação do meio ambiente e utilização e reutilização dos diversos recursos oferecido pela natureza e fabricados pelo homem, onde a reciclagem é o mote principal.
À tarde, o festival contou com a presença dos músicos Paulo Cesar DE Oliveira (Paulo Oliver), cantor e compositor Gospel, do cantor e compositor Messias dos Teclados (do gênero forró e sertanejo) e da modelo, dançarina e musicista Wanessa Esquerdo que também está participando da exposição fotográfica, Outubro Rosa, que fala da prevenção do câncer de mama.

Confira as fotos do dia, acessando:
https://www.facebook.com/BARAODEINOHAN/media_set?set=a.312538775882320.1073741879.100013786001206&type=3&uploaded=24

NESTA SEXTA FEIRA TEM MAIS ARQUEOLOGIA, EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA, PAPEL VERDE E MUITO MAIS

O quinto dia da 11ª Primavera dos Museus será recheada de atrações. Além da tradicional exposição de arqueologia, teremos as exposições da artista plástica Hélia Reis com sua telas, do artesão Osias Silveira com suas obras de arte feitas com restos da natureza, a exposição fotográfica do produtor Pery Salgado sobre o tema OUTUBRO ROSA, prevenção ao câncer de mama de janeiro a janeiro, dos instrumentos musicais do professor Sérgio Aranda e da turma da Anhanguera com o projeto Papel Verde que utiliza materiais recicláveis e da natureza em benefício da mesma, com total reaproveitamento dos mesmos.
A entrada é franca.
No sábado, muitas atrações como a Escola de Samba Inocentes de Maricá, aulão da academia Su Fitness (só para mulheres), apresentação da Orquestra Jovem da Viação Nossa Senhora do Amparo além do teste gratuito de ACUIDADE VISUAL feito pela ótica STUDIO DOS OLHOS.
E fechando o festival, no domingo, o Passeio Ciclistico e Caminhada com o vereador Rony Peterson e amigos do Marine, a partir das 8:30 h. Tudo gratuito!

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em Maricá. Monica Baptista, será a primeira Miss Maricá Inclusiva

O atleta mesa tenista André Mataruna (campeão estadual) e a psicóloga Mônica Baptista, primeira mulher a ser coroada Miss Inclusiva no Estado do Rio de Janeiro em evento da PR PRODUÇÕES
A Prefeitura, representada por suas secretarias municipais, promoveu, nesta quinta-feira (21/09), atividades em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, organizadas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef). As pastas de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo atuaram diretamente no evento, assim como instituições socioassistenciais e movimentos sociais.
 
A ação teve início às 9h, com uma caminhada que partiu da Praça Conselheiro Macedo Soares em direção à Praça Orlando Barros de Pimentel, ambas no Centro, onde aconteceram diversas atividades intersetoriais. “Está sendo uma mobilização muito grande, exatamente como esperávamos. O objetivo é chamar atenção, porque nós somos considerados a maior minoria do mundo. Em um planeta com seis bilhões de pessoas, nós somos um bilhão de deficientes. Somos 20% da população brasileira e a projeção que o IBGE fez, a pedido da Secretaria de Direitos Humanos, aponta que somos 31 mil deficientes em Maricá em 2017”, ressaltou o vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência em Maricá, Ayrton Becalle.
 
A Secretaria de Assistência Social, representada pelos equipamentos de Acolhimento Social, Equoterapia, Atendimento Domiciliar e SAREM, orientou o público a respeito dos serviços que oferece. Pela Secretaria de Saúde, o programa de Hiperdia realizou aferição de pressão e teste de glicose, a Saúde Bucal aplicou flúor nas crianças de 4 a 12 anos, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Hanseníase, PASI, Consultório na Rua, Vigilância Alimentar e Nutricional, informaram sobre os riscos e cuidados de cada especialidade. Além disso, foram realizadas triagens de glaucoma e uma palestra sobre prevenção do suicídio. “Estamos aqui para divulgar a campanha e mostrar onde as pessoas podem procurar ajuda. O combate ao suicídio está dentro da área de tratamento da saúde mental e os CAPS (Centros de Apoio Psicossocial) estão de portas abertas para ajudar nesta questão”, afirmou a gerente do Programa de Saúde Mental de Maricá, Edna Francisca.
 
A equipe do Atendimento Educacional especializado em salas de recursos, da Secretaria de Educação, expôs os diversos objetos utilizados no reforço escolar da criança especial. Participante do evento, Maria Hilda, de 62 anos, contou que seu neto, Davy, é atendido pelo Sarem há 16 anos. “Logo que meu neto nasceu diagnosticaram a síndrome de Down. O médico encaminhou Davy para ser acompanhado pela equipe do SAREM e até hoje eles cuidam muito bem dele”, disse. Davy estuda na E.M. Carlos Magno L. de Mattos (Centro) e também é acompanhado pela equipe da sala de recurso da EM Professora Dirce Marinho Gomes, em Ponta Grossa. “Fico feliz com esta atividade, pois promove uma conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência e sua família”, completou Maria.
 
A secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca doou plantas frutíferas e promoveu uma dinâmica, na qual os visitantes ficavam com os olhos vendados, andavam em um jardim sensorial com os pés descalço e faziam degustação de comidas às cegas. A secretaria de Esporte levou o mesatenista Gabriel Mataruna - primeiro colocado do ranking estadual, oitavo do Brasil e bicampeão universitário paralímpico de tênis de mesa - para dar uma oficina ao ar livre e falar sobre a sua trajetória. Natural de Maricá, o atleta de 25 anos ressaltou a importância da perseverança. “Independentemente de ter uma deficiência ou não, as pessoas precisam buscar sempre se superar e se reinventar. Buscar uma forma de resolução dos problemas para dar seguimento a vida. O importante é ser feliz e estar bem consigo mesmo”, finalizou Gabriel.
 
À partir das 18h, o evento contou ainda com apresentação musical ‘Pratas da Casa Especial’ e outras atividades culturais. No dia 22/09 - sexta feira - acontecerão diversos eventos esportivos no  Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU (Mumbuca), como futebol de 5, vôlei sentado e capoeira.

MONICA LOUREIRO BAPTISTA SERÁ A PRIMEIRA MULHER PORTADORA DE DEFICIÊNCIA FÍSICA QUE RECEBERÁ UM TÍTULO DE MISS NO ESTADO DO RIO

A nossa querida Moniquinha, psicóloga da prefeitura e membro do Conselho Municipal do Deficiente Físico, foi escolhida após sugestão do Dr. Alan Christi em uma reunião do CONDEF, como a primeira Miss Maricá Inclusiva e primeira mulher portadora de deficiência física a receber o título de MISS INCLUSIVA, evento criado pelo produtor Pery Salgado, em parceria com a ANDEF de Niterói.

Ela será coroada no sábado, 23 de setembro durante o penúltimo dia do Festival Intercultural de Maricá, realizado pela ONG CULTURANDO JÁ e PR PRODUÇÕES, no Espaço Cultural Vovó Bellina, em São José do Imbassai.

Aerosmith (pela primeira vez), Def Leppard e Fall Out Boy fazem o 1º dia roqueiro do Rock in Rio 2017

Segundo final de semana do festival terá mais rock do que o primeiro. Performance de Alice Cooper foi o grande momento no palco Sunset

Já foram três dias de shows, mas só nesta quinta-feira (21), 4º dia de festival, vai começar a sequência de headliners roqueiros no Rock in Rio. O Aerosmith fecha o Palco Mundo como veterano e estreante ao mesmo tempo. A banda vem ao Brasil pela 7ª vez, mas sua 1ª no Rock in Rio. Esta quinta também terá os veteranos do Def Leppard, os semiveteranos do Fall Out Boy (que entraram no palco às 21 horas) e os iniciantes do Scalene no palco principal do festival fazendfo a abertura do 4º dia no Palco Mundo.

Def Leppard - 22h35

 Os veteranos do hard rock estão celebrando os 30 anos do disco “Hysteria”, um dos mais bem sucedidos do gênero na década de 80. O Def Leppard só veio ao brasil uma única vez, em 1997. A curiosidade trágica é que a banda estava escalada para tocar no primeiro Rock in Rio em 1985, mas o show não aconteceu porque o baterista estava em fase de recuperação do acidente em que perdeu um braço.

Aerosmith - 0h25

 A maior surpresa é que o Aerosmith nunca tinha tocado no Rock in Rio: uma banda de rock clássica, que lota estádio no Brasil e tem repertório para emendar clássicos para lá de duas horas. A banda anda dizendo que essa pode ser a última grande turnê deles. Difícil acreditar nesse papo de despedida. Mas mesmo assim pode ser um show especial pela estreia no festival.

ALICE COOPER FAZ PERFORMANCE HISTÓRICA NO ROCK IN RIO

 

Alice Cooper recebeu Arthur Brown em um encontro de veteranos do hard rock teatral do terror - ambos tiveram muita influência no heavy metal e adjacências e fizeram uma performance teatral e musical histórica no Rock in Rio.

Setentão, Alice Cooper mostrou muita vitalidade e vigor levando o público ao delírio.

Confira a programação do palco Eletrônica e a programação de sexta feira que tem Tears For Fears e Bon Jovi no Palco Mundo


Eletrônica 21/09
  • 23h: Leo Janeiro
  • 23h55: Mumbaata
  • 0h40: Ney Faustini
  • 1h40: Nightmares on Wax
  • 2h45: Rob Garza

Sexta-feira, 22 de setembro

Rock District
  • 16h: Memora
  • 17h30: Evandro Mesquista & The Fabulous Tab
Digital Stage
  • 15h: MC's Marcão e Bruna
  • 15h15, 16h50, 18h 18h53: Mr. Poladoful
  • 15h40, 17h55: MCs
  • 15h55: Malena
  • 17h05: FitDance
  • 17h20, 18h35: Barbixas
  • 17h40: Sofia Oliveira
  • 18h50: MCs + Convidados
  • - Pyong
Palco Sunset
  • 15h05: Sinara convida Mateus Aleluia
  • 16h30: Baiana System convida Titica
  • 18h: O Grande Encontro convida Banda de Pífanos Zé do Estado e o Grupo Grial de Dança
  • 20h: Ney Matogrosso & Nação Zumbi
Palco Mundo
  • 19h: Jota Quest
  • 21h: Alter Bridge
  • 22h35: Tears For Fears
  • 0h25: Bon Jovi
Eletrônica
  • 22h: IAO
  • 22h50: MANIMAL
  • 23h40: Tessyto
  • 0h40: L_cio
  • 1h40: Paranoid London
  • 2h30: Maya Jane Coles

ABERTA EXPOSIÇÃO FOTOGRAFICA OUTUBRO ROSA COM PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Rosane Ribeiro, Monica Brione (Miss Brasil Top Cult), Thais Vasconcelos (Musa de Maricá 2017), Jeniffer Massante e o produtor Pery Salgado
Foi oficialmente inaugurada na tarde da quarta feira 20 de setembro no Espaço Cultural Vovó Bellina, em São José do Imbassai em Maricá, a exposição fotográfica OUTUBRO ROSA 2017 (prevenção de janeiro a janeiro) do jornalista e produtor Pery Salgado.
A exposição fotográfica faz parte da 11ª Primavera dos Museus e do Festival Intercultural de Maricá que acontecem no Espaço Cultural Vovó Bellina em São José do Imbassai, até o dia 24 de setembro, com entrada franca, organizado pela ONG CULTURANDO JÁ, em parceria com a PR PRODUÇÕES.

Participam da exposição a Miss Brasil Top Cult - Monica Brione, Suraia Borges Sales - Miss Buzios Plus Size 2015, Jeniffer Massante (modelo e Garota da Capa 2017), Thaís Vasconcelos (Musa de Maricá 2017), Wanessa Esquerdo (modelo e musicista), Erika Ferreira (enfermeira e modelo), Joyce Pereira do Amaral (Beleza Negra 2016), Amanda e Dani Athayde (modelos), Fabia Lara (filha de Joyce Amaral) e Suzana Carrilho e as alunas da academia Su Fitness. 


A exposição que valoriza e destaca a proteção e prevenção ao câncer de mama, está aberta ao público todos os dias até dia 24 das 8 às 17 horas. Antes da abertura oficial, Thaís Vasconcelos (que também é enfermeira), fez uma palestra explicando os cuidados que todas as mulheres tem que ter na prevenção do câncer de mama, destacando também os cuidados com as adolescentes e com os homens que também podem ter este tipo de câncer. 
Estiveram presentes na abertura da exposição, Monica Brione, Rosane Ribeiro, Jeniffer Massante e Thaís Vasconcelos.
Confira as fotos da abertura e da palestra,acessando:

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

AGRICULTURA FAMILIAR, AÇÃO SOCIAL, INDIGENA E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA SÃO DESTAQUES NO TERCEIRO DIA DO FESTIVAL INTERCULTURAL DE MARICÁ

Monica Brione, Miss Brasil Top Cult esteve presente ao Festival Intercultural de Maricá
Foi um dia recheado de atividades. O terceiro dia da 11ª PRIMAVERA DOS MUSEUS e do FESTIVAL INTERCULTURAL DE MARICÁ (o segundo aberto ao público), teve a participação da Secretaria de Agricultura e Pesca que levou a Horta nas Escolas, explicando e ensinando valores de resgate e respeito ao meio ambiente e como utilizar cocos usados como pequenos vasos para plantio.

O CRAS de São José esteve presente com o Bazar Solidário (onde você pode trazer um doação e pode levar outra ou outras). O Bazar ficará até o domingo 24/09, último dia do Festival Intercultural.
Victor Bernardo, do Movimento Juventude em Ação esteve conversando sobre valores nobres com os alunos presentes.
O indigena Daua Puri esteve presente com seus cânticos, música, instrumentos e utensílios de sua tribo, cantando e encantando alunos e professores dos diversos colégios que estiveram participando da exposição
Os alunos virão a exposição arqueológica, a exposição de telas da artista Helia Reis e as belíssimas peças feitas com sobras da natureza pelo grande Osias Silveira.
Rosane Ribeiro, Daua Puri, Osias Silveira e Jeniffer Massante
À tarde, a enfermeira Thaís Vasconcelos fez a palestra sobre a prevenção do câncer de mama e logo após a palestra, foi oficial inaugurada, a exposição fotográfica OUTUBRO ROSA 2017, que trata sobre o tema, e que reúne modelos, musas e misses de todas as idades.
Presentes na inauguração das fotos do produtor Pery Salgado, a Miss Brasil Top Cult Monica Brione, Jeniffer Massante, Rosane Ribeiro e Thaís Vasconcelos.
O Festival Intercultural de Maricá, receberá na quinta feira 21 de setembro. músicos e instrumentos musicais de vários cantos do mundo, além das exposições diárias.
A entrada é franca e o evento está acontecendo no Espaço Cultural Vovó Bellina em São José do Imbassai, atrás do Posto Shell, no km 22 da RJ 106 no Marine.
Confira todas as fotos acessando: