Ela tem 27 anos. Completou 7 anos como profissional na Viação Nossa Senhora do Amparo no dia 13 de fevereiro de 2017.
Natural de Itaboraí, já morou em Maricá por 3 anos e agora, está de volta a cerca de cinco meses.
O nome dela é CAMILA BARBOSA DOS SANTOS.
Com 20 anos, se inscreveu em um curso de pintura na JCA, pela Auto Viação 1001. Na turma, 6 rapazes e cinco moças. O curso ministrado pelo professor Maximiliano foi segundo ela excelente, embora fosse altamente teórico. Dos 6 rapazes, todos terminaram o curso já com empregos garantidos. Das 5 moças, apenas Camila e mais uma amiga terminaram o curso, e apenas essa amiga, com emprego garantido. Mas o desempenho de Camila, por ter sido muito bom, despertou o carinho e a atenção do professor, que prometeu “arrumar” alguma coisa para a jovem profissional.
Certa vez, visitando a Viação Nossa Senhora do Amparo, viu a possibilidade de trazer sua pupila para um teste. E assim foi; teste marcado, Camila que não conhecia Maricá, chegou a empresa no dia 05 de fevereiro de 2010 às 7 horas da manhã, e aguardou o início do teste às 8 horas. Foi entregue a ela o uniforme (do mesmo padrão que ela usa até hoje), ela vestiu (morreu de vergonha de sair do vestiário), mas encarou o desafio. O teste foi feito pelo profissional Heleno (hoje na garagem de Rio do Ouro) e no final do primeiro dia de teste, já estava contratada pelo coordenado Eduardo, seu líder até hoje, mas, segundo ela, deve muito esta conquista ao seu querido professor Maximiliano, que apostou e acreditou no potencial de Camila.
Foi então contratada como Auxiliar de Pintura, em 13 de fevereiro de 2010 e de imediato começou a exercer a profissão. Não foi fácil. Sofreu preconceitos, mas teve muito mais apoio do que obstáculos. Mas para alguns colegas, ver uma mulher naquela profissão, gerou até mesmo pensamentos pejorativos e ouviu piadinhas como “... vai procurar um serviço de mulher!”. Mas Camila superou todos esses obstáculos e colocou toda a teoria que aprendeu no curso da JCA em prática na Viação Nossa Senhora do Amparo e entrou firme com um único pensamento: “Vou mostrar que sou profissional. O que um homem faz, a mulher pode fazer!” E ela conseguiu!
Foi a primeira mulher na área de Pintura, Lanternagem e Mecânica da empresa, e ainda é, a única neste setor de Lanternagem.
Solteira, ela se considera “uma maquiadora” dos ônibus da Viação Nossa Senhora do Amparo: “Aqui, nós damos graça, os tornamos bonitos, com esse visual lindo que todos gostam!”, afirma orgulhosa “Nos que damos a beleza ao carro”.
Em 2013, foi promovida a Pintora e além do seu trabalho, ensina os novos profissionais, a arte do preparo de um veículo para pintura: “Nunca tive medo de ninguém tomar meu lugar. Sei do meu potencial, sei na minha capacidade”, confirma Camila.
Em 2015, começou a aprender a arte de adesivar os ônibus e passou a mexer com os programas específicos para trabalhar com a máquina de corte de adesivos que são colocados nos ônibus da empresa. Além disso, criou uma série de arquivos no programa, para facilitar a vida do seu colega de trabalho, o Márcio, que segundo ela “não era tão intimo com o computador, mas hoje, depois do que eu passei para ele e dos arquivos que criei, eu já domina como eu”, confirma sem falsa modéstia, após mostrar à nossa reportagem todos os programas e facilitadores criados por ela.
O programa (um Corel) utilizado para adesivação, veio com as medidas dos ônibus modelo IDEALE que tem 6 metros de comprimento, mas com a chegada dos modelos G7 e depois dos Audace (maiores que os Ideale), Camila alterou os programas colocando nas medidas dos novos ônibus, poupando tempo e dinheiro para a empresa.
Eduardo (seu coordenador), Camila e Márcio |
Com tudo pronto, ela escolhe a cor dos adesivos que deverão ser usados, coloca na máquina Roland que corta em medidas precisas, o material que será posteriormente adesivado nos ônibus. Ela garante que em apenas um dia, ela adesiva um ônibus inteiro (capota, laterais, traseira e frente) e se for preciso, ela e seu colega Márcio Vieira (há 16 anos na empresa), fazem tranquilamente dois ônibus por dia (se forem do tipo Tarifa A – Rodoviário) ou até 3 se forem ônibus urbanos (de 2 portas).
Seu líder, Eduardo Lacerda (Coordenador de Lanternagem), é só elogios para Camila e Márcio. “Ela é muito dedicada, procura sempre a perfeição. A equipe de pintura é nota 10”, afirma Edu.
E para terminar perguntamos à Camila se ela estava feliz com seu trabalho e se já estava realizada. Ela foi enfática:
“Feliz, muito feliz. Amo o que eu faço. E realizada sim, principalmente depois de conquistar meu maior sonho, que era ter minha casa própria, e isso devo ap meu trabalho aqui na Viação Nossa Senhora do Amparo, uma casa que sabe valorizar e respeitar o funcionário”.
Parabéns Camila, você é exemplo!
Para conferir todas as fotos dessa matéria, acesse:
https://www.facebook.com/CULTURARTEEN/media_set?set=a.10206029376013877.1073742633.1845570007&type=3
MATÉRIA DE CAMILA FAZ SUCESSO E VAI PARA A PÁGINA DA FETRANSPOR
Após a publicação do álbum de fotos com matéria no facebook e na versão impressa do CULTURARTEEN (com reprodução na versão on line), Camila foi o destaque da página da Fetranspor em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.