"Parece uma simples foto, não é?! Mas, para mim, é cheia de significado, porque passar sobre uma passarela, foi um dos motivos que me fez descobrir que sofria de TAG (transtorno de ansiedade generalizado).
No ano de 2013, estava dentro de um ônibus, a caminho da faculdade, quando comecei a passar muito mal, dor no peito, tremores, falta de ar, sensação de morte, entre outras coisas. Aguardei um pouco para ver se passava e nada. Poucos metros atrás, havia uma UPA (unidade de pronto atendimento), era em Santa Luzia, SG/RJ. Decidi descer e voltar para passar por um atendimento médico.
Como estava indo para Niterói, teria que atravessar a pista para voltar sentido Alcântara, com isso, precisei atravessar duas passarelas (estava sozinha). Foi aí que percebi que não estar apenas passando mal, que havia algo errado, uma vez que estava em desespero, não conseguia atravessar as passarelas sem segurar nas barras laterais, pois pensava que iria cair, vinham pensamentos estranhos.
Como pode? Algo tão simples, que sempre fiz sem nenhum problema, se tornar um desafio tão grande, a ponto de precisar me apoiar para conseguir chegar ao fim da travessia.
Chegando na UPA, passei por vários exames, entre eles eletrocardiograma, contudo, os resultados estavam normais, apenas a pressão um pouco elevada. Com isso, a médica me disse que meu problema não era físico, mas psicológico, me encaminhando a um psicólogo.
Após fazer todo o passo a passo e ser diagnosticada com TAG, passei a realizar o tratamento, sentindo melhora nos sintomas, todavia, ainda tinha algumas crises de ansiedade.
Somente a partir de 2020, quando comecei a treinar (fazer atividades físicas), foi que realmente melhorei, ou seja, o tratamento medicamentoso combinado com a atividade física são essenciais para uma qualidade de vida a quem sofre de ansiedade.
Bom, é isso. Estava atravessando essa passarela, com tanta naturalidade, que me fez recordar o fato ocorrido acima, e resolvi dividir com vocês, porque muita gente sofre de problemas psicológicos e nem sabe ou prefere ignorar. Cuidem-se, nossas vidas valem muito, não só para nós, mas também para aqueles que nos amam!
Excelente dia para nós!"
Realização: PR PRODUÇÕES









