VAMOS ACABAR COM A HOMOFOBIA?
O quanto é difícil se assumir em uma sociedade ainda preconceituosa e repressora, o quanto é difícil se entregar e viver um relacionamento homossexual por inteiro.
O que muita gente tem se perguntado é como lidar com essa não aceitação por parte da sociedade. Mais ainda: como lidar com o preconceito. Estamos à toda hora vendo exemplos lastimáveis e matérias sobre a HOMOFOBIA.
Homofobia é uma expressão usada para definir a aversão ou a discriminação que uma pessoa tem por homossexuais ou pela homossexualidade. Ou seja, é um termo usado pra definir qualquer comportamento de intolerância e desrespeito voltado a homossexuais.
Vale destacar que, no Brasil, a homofobia é crime e existe amparo legal para punir quem o comete. Podemos citar alguns exemplos: Constituição Federal tem como um de seus objetivos fundamentais “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” e afirma ainda que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.
A OMS - Organização Mundial de Saúde não considera mais a homossexualidade como um desvio de caráter ou doença desde 1985 no Brasil. Uma resolução do Conselho Federal de Psicologia proíbe intervenções psicológicas que visem a “cura” da homossexualidade.
O Estatuto da Criança e do Adolescente defende a livre orientação sexual dos jovens quando diz que “a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas”. Esses são só alguns exemplos de proteção.
Se você é vítima de homofobia, não tenha medo de fazer valer seus direitos e de exigir respeito. Se você se sentir discriminado(a) ou virar alvo de chacotas por conta da sua orientação sexual, não tenha medo de procurar a justiça para fazer valer os seus direitos.
Somos seres humanos, portanto, não somos nunca uns iguais aos outros. Precisamos aprender a conviver com todo tipo de diferença, inclusive as sexuais, aceitando-as e respeitando-as.
Não deixe de viver plenamente a sua relação porque está preocupado com o que seu vizinho vai pensar ou com o que vão falar de você na escola, no trabalho, na rua, na família...
Preocupe-se somente em ser feliz e viver sua relação por inteiro, seja ela homo ou heterossexual.
E tenha um ano de 2026 maravilhoso, colorido, sem preconceitos e muito longe da HOMOFOBIA. Seja FELIZ!!!
















