segunda-feira, 8 de setembro de 2025

BANDA TAILTEN RETORNA À MARICÁ DEPOIS DE 6 ANOS, EM 05/10 NO 'SAMOR'

 


A Tailten, que se pronuncia [taltchen ], é uma banda de  música tradicional irlandesa que nasceu em 2015 como parte de eventos de recriacionismo celta produzidos pelo grupo de recriação histórica chamado Oenach na Tailtiu. 

Depois de 6 (seis) anos, a banda retorna à Maricá (participaram da Feira de História Antiga e Medieval em 2018 e 2019), como âncora das atividades do SAMOR (https://culturarteenpr.blogspot.com/2025/08/0510-o-grande-dia-do-encontro-com-samor.html), que acontece na Casa de Eventos e Festas COM VOCÊ no Condado de Maricá, em 05 de outubro das 11 às 20 horas.

A banda que se apresenta por todo o país nos mais diversos eventos, acredita que sua missão é divulgar a cultura irlandesa por meio da dança e da música, em especial,  recriando os antigos craic medievais-irlandeses (palavra em irlandês que representa a energia e a animação das  festas antigas). 

Todos os seus integrantes atuais fazem parte da banda  desde o início e são membros do grupo de recriação histórica que iniciou suas atividades em 2009. São, também, parte do desenvolvimento do atual cenário irish folk carioca desde seu início; e tiveram a oportunidade de estudar música e tocar na Irlanda.

DANIEL NICOLATO

Instrumentos: Vocal, Tin Whistle (flauta irlandesa), Bones (percussão) e Concertina.

Cresceu em uma casa em que a música era parte do cotidiano. Em 2006, se voltou para a música tradicional irlandesa, passando a tocar a tin whistle e a acompanhar o desenvolvimento do cenário irish folk carioca. 

Participou de diversas masterclasses na Irlanda, em 2017: no estilo Sliabh Luachara no Fastnet Maritime and Folk Festival com os professores Matt Cranitch e Jack Daly; tin whistle com a professora Mary Bergin no Traid Phicnic. E da masterclass promovidas pelo Comhaltas Brasil Irlanda sobre musica tradicional irlandesa com Andrew Finn Magill (EUA).

Cursou a escola de música Willie Clancy Summer School (Irlanda) com a famosa flautista Mary Bergin em 2017 e 2019, nível intermediário.

Participou do 10th Annual Francis O'Neill Irish Arts Week (EUA) em tin whistle com a professora Mary Bergin (nível intermediário/avançado). 

Em 2021, participou da masterclass do Féile promovidas pelo Comhaltas Brasil-Irlanda em tin whistle com Attracta Brady (Irlanda).

 Atualmente é aluno da Irish Music School of Chicago (EUA) com os professores Seán Cleland e Grey Larsen. Atualmente faz parte do board Comhaltas Brasil.

DANI XIS

Instrumentos: Bouzouki, Violão, BandolimBackvocal


Músico multiinstrumentista, cantor, arranjador,
 montador audiovisual e editor de editor de mídias digitais e vídeos. Iniciou seu aprendizado de forma autodidata aos 13 anos. 

Possui influências como o rock nacional e internacional, Toca na Tailten (irlandesa), Dooren (metal) e TrupEvoé (MPB e rock). 

Participou de cursos de violão irlandês com Kevin Shortall em  2019 e 2021 (Brasil). Ainda em 2021, como parte do Féile (festival irlandês promovido pelo Comhaltas Brasil-Irlanda participou de uma masterclass de bandolim irlandês com Rik Dias. 

Compôs a trilha sonora para web série "Ah, o amor" (2016), para o documentário "Não é só isso" (2017). Autor do livro "Gaguejo Sílabas" (2018). Vencedor do projeto "Rios de Janeiro 2" (2023). Atualmente faz parte do board Comhaltas Brasil.

FERNANDA ESTEVES

Instrumentos: Spoons (percussão irlandesa), Pandeirola e Backvocal. 

Cantora em corais desde os 10 anos e com influências de músicos e maestros na família.

Percorreu vários estilos da música brasileira, e aprimorou sua habilidade de percussão a partir de influências afro. 

Se apaixonou pela música irlandesa no cenário medieval nacional, mergulhando de vez nesse estilo. Tornou -se uma das fundadoras da session carioca no Lapa Irish Pub. Atualmente, toca na Tailten e como participação de percussão na banda "Camacho Trio".

ULISSES TAVARES

Instrumentos: Bodhrán (percussão irlandesa) e Backvocal 

Toca percussão há 15 anos, tendo iniciado na música através da capoeira e depois passando por diversos estilos como: maracatú, jongo entre outros. 

Com interesse pela cultura celta e suas origens acabou buscando uma referência de percussão dentro dessa linha musical. Iniciando, assim seus estudos com o bodhrán, em 2012, com o professor Tiago Conall (Brasil).

Participou da masterclass promovida pelo Comhaltas Brasil-Irlanda, em 2021, em bodhrán com Mathew O'Hurrell (Irlanda).

RAQUEL TORRES

Instrumentos: Vocal, Violão e Bodhrán (percussão irlandesa) 

Aprendeu a tocar violão e cantar com seu pai (rockeiro e músico). Está no cenário irlandês carioca desde o início, Multiinstrumentista, tocou até 2018 bombardino e tuba na banda Damas de Ferro (brass band) e atualmente participa da banda Tailten (irlandesa) e Grupo Sempre Alba (música e dança tradicionais da Galícia) cantando e tocando percussão desde 2020.

Fundou a Banda Café Irlanda, primeira no estilo irlandês no Rio de Janeiro, onde tocou até 2011. Mas foi no bodhrán que se fez completa com a música irlandesa, na banda Tailten.

Atuou como musicista na escola de dança Celtic Dance Party com o violão irlandês e vocal nos anos de 2018 e 2019, em Dublin, Irlanda.

Foi aluna em nível avançado do Craiceann Summerschool, em 2018, maior escola de bodhrán, na Irlanda.

Em 2019, cursou a escola de dança do Willie Clancy Summer School (Irlanda) no estilo set dancing, nível iniciante.

Participou das masterclasses promovidas pelo Comhaltas Brasil-Irlanda, em 2021, em violão irlandês com Kevin Shortall (Brasil), bodhrán com Davi Paladini (Irlanda), bodhrán e voz com Rónán Ó'Snodaigh (Irlanda, da banda Kíla).

HUGO PANSINI

Instrumentos: Fiddle (violino irlandes) 

Iniciou no violino aos 17 anos, mas desde criança era apaixonado por música, o que já lhe rendeu 5 anos como professor do instrumento. Seu contato com a música celta foi através do grupo Irlandês, The Corrs, e ingressou no cenário irlandes carioca em 2013.

Participou de algumas masterclasses com o renomado músico Andrew Finn Magill (EUA) no fiddle, em 2014, 2019 e no Féile (festival irlandês promovido pelo Comhaltas Brasil-Irlanda) de 2021.

Na edição do Féile de 2018 teve a oportunidade de participar de masterclass em concertina com Jason O'Rourke (Irlanda do Norte); em tin whistle e fiddle com Attracta Brady (Irlanda); e violão irlandês com Jamie McKeogh (Irlanda).

Participou  como aluno da Irish Music School of Chicago (EUA) com os professores Seán Cleland e Grey Larsen de música tradicional irlandesa em 2020.

A PR PRODUÇÕES e a 3P Produções tem a honra de trazer de volta à Maricá a Banda Tailten, no grande evento SAMOR (Sacis e Morganas) com vasta programação para todas as cidades, e com entrada franca.

Pedimos que se for possível, tragam um quilo de alimento não perecível para ser doado ao NAIR.

A COM VOCÊ - Casa de Festas e Eventos, fica na Alameda Maricá próximo a pracinha do Condado, ao lado do rio Itapetiu.

Com fácil estacionamento no entorno, você pode vir também com o vermelhinho da linha E17 (Centro x Condado via Marquês).

Será um dia magnífico, com a grande presença da BANDA TAILTEN.