Desde menino ele sempre quis ser diferente, sempre quis buscar algo novo, sempre quis inovar.
Aos 13 anos, já frequentava o salão do Sr. Zé Maria para aprender e começar a ajudar.
Ele é Fábio Freitas, o SAMURAI, o pioneiro dos BARBER SHOPs em Maricá e no estado do Rio de Janeiro.
Estivemos no início da tarde da sexta feira 28 de abril com ele no seu novo salão, na rua Athayde Parreiras, no centro de Maricá, quase em frente a delegacia, conhecendo um pouco de sua história.
O movimento em sua Barber Shop é algo de anormal.
Enquanto ele contava sua belissima história, vários clientes chegavam e aumentava a fila para serem atendidos naquele que hoje é um novo conceito de barbearia em Maricá e região.
Fábio depois que aprendeu o ofício, não quis ficar apenas com a responsabilidade de ser um “barbeiro” ou como há algum tempo passou a chamado, de “cabeleireiro masculino”.
Fábio tinha muitos sonhos e foi o primeiro professor de “barbearia” em Maricá, ainda no antigo curso do Sr. Roberto.
Foi chamado por PC para ministrar o primeiro curso de barbearia na Embelleze Maricá e a seguir, abriu a primeira barber shop de Maricá, localizada em frente a Mad Academia. O atual proprietário dessa barber shop, foi aluno de Fábio. Os caminhos tomaram rumos diferentes e Fábio buscou um novo espaço no Center 1 e não muito tempo depois, chegou ao atual endereço, onde, além da barber shop, tem um bar, uma pequena lanchonete, uma boutique onde vende produtos e roupas com sua marca e onde também ministra cursos de barbearia.
Fábio, também tem o lado social do seu trabalho, e sempre que pode, sempre que é chamado, leva sua equipe para cortes de cabelo em instituições sociais como o Nair e outras.
Após a chegada de Fábio, como já dissemos, o conceito de barbearia mudou. Hoje vemos dezenas de barber shops espalhadas por Maricá, mas infelizmente, nem todas seguindo a risca o conceito que ele empregou.
Uma curiosidade que ficamos sabendo no papo com Fábio, ´que no século passado e no século XIX, nos Estados Unidos, os “barbeiros”, eram também cirurgiões, e tinham em seus salões, um espaço onde além do atendimento de cortes de cabelo, faziam pequenas suturas, pequenos atendimentos cirurgicos, o que começou a conflitar com os médicos da época, tanto que o simbolo das barber shops americanas, aquelas colunas cilindricas rodando com faixas azuis e vermelhas, significam na verdade nossas veias e nossas arterias, que levam nosso sangue pelo corpo.
Fábio Freitas, o SAMURAI (seu apelido), está começando um canal no you tube, onde dará dicas de cortes e falará sobre moda, cabelo e outras dicas que achar pertinente.
Venha visitar Fábio em sua barber shop, na rua ATHAYDE PARREIRAS, em frente a D' Goulart Doces (próximo da 82 DP), no centro de Maricá.