segunda-feira, 27 de junho de 2016

JORGE FACTORINE É O NOVO VENERÁVEL MESTRE DA LOJA ARCHITEKTON 124

Aconteceu na noite de 25 de junho de 2016, a sessão magna de posse do Venerável Mestre Jorge Factorine.

A cerimônia começou por volta das16 horas com a sessão restrita aos maçons da loja Architekton 124 e maçons vindos de outras lojas para a cerimônia de posse.

Exatamente às 18 horas, deu-se início a cerimônia branca, aberta ao público em geral, composto de amigos e familiares dos maçons momentos em que os convidados entram passando por um túnel de espadas empunhadas pelos maçons da loja.

A cerimônia foi aberta pelo então Venerável Mestre José Fortunato, que solicitou a entrada triunfal do pavilhão nacional e a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Tomando a palavra, José Fortunato deu posse a Jorge Factorine que a partir daquele momento, passava a ser o Venerável Mestre da loja Architekton 124, pelo período de um ano.

Jorge, homenageou a Sra. Carmem Moura, esposa do Mestre Maçon Manoel Moura .A seguir, homenageou e deu posse a sua companheira Márcia Silva como presidente do Grupo Feminino da loja Architekton 124, que se reúne toda primeira sexta do mês e faz uma série de trabalhos sociais em nome da loja.

O novo Venerável Mestre Jorge Factorine entregou também a comenda ao Past Venerável José Fortunato.
Dando prosseguimento, Jorge, leu belissimo texto do Frei Leonardo Boff sobre o Dalai Lama, a respeito de religiões, deixando claro que Dalai Lama, parecia ser maçon pelo belissimo conteúdo do texto.


O Mestre Maçon José Reinaldo, explicou aos presentes o que é a maçonaria, a função dos maçons e a importância das "cunhadas", esposas dos veneráveis, e porque, mulheres são participam diretamente da maçonaria.

A cerimônia branca terminou com os presentes saindo sob o túnel de espadas e Jorge recebendo cumprimentos dos maçons presentes.


Seguiu-se um jantar de confraternização pela posse do Venerável Mestre Jorge Factorine.
Estiveram presentes irmãos de diversas lojas maçônicas.



Texto lido pelo Venerável Mestre Jorge Factorine, após sua posse:

Leonardo Boff pergunta ao Dalai Lama "                

- Vossa Santidade, qual é para  nós a melhor religião? " Pensara que ele diria: o budismo tibetano ou as religiões orientais, muito mais antigas que o cristianismo. O Dalai Lama, sorriu-me e olhando-me  nos olhos, o que me surprendeu, porque havia malícia na minha pergunta, respondeu: - A melhor religião é a que te aproxima de Deus. É a que faz de ti uma pessoa melhor. -E o que nos faz melhores? perguntei,  ele respondeu: - Tudo que te enche de compaixão; te torna mais sensível; mais desapegado; mais amável; mais humano; mais responsável; mais respeitador da ética. A religião que fizer tudo isso por ti é a  melhor religião. Não há religião maior que a verdade! "Meu amigo, eu não estou interessado na tua religião ou se tu és ou não religioso. Para mim, o que é  importante é a maneira como ages com os outros, a tua família, os teus colegas de trabalho, a tua comunidade e todo o mundo. Lembra-te que o universo é o eco das nossas ações e dos nossos pensamentos. " A lei de ação e reação não é exclusiva da física. Ela está presente também nas relações humanas. Se eu ajo com bondade, recebo bondade. Se ajo com maldade, recebo maldade." O que os nossos avós nos disseram é a pura verdade:"receberás sempre o que desejas aos outros." Ser feliz não é uma questão de destino, é uma questão de opção, ou de escolha. Finalmente ele disse: - Toma cuidado com os teus pensamentos, porque torna-se-ão  palavras. Toma cuidado com tuas palavras, porque elas torna-se-ão ações. Toma cuidado com tuas ações porque elas torna-se-ão hábitos. Tome cuidado com os teus hábitos porque eles formarão o teu caráter. Toma cuidado com o teu caráter, porque ele formará o teu destino e o teu destino será a tua vida.



Jorge Monteiro, Márcia Silva e Jorge Factorine

Monica Brione, noiva do jornalista Pery Salgado, Jorge Factorine e sua
companheira Márcia Silva