O NAIR (Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas), iniciou suas atividades em 2001 (há 24 anos), quando um grupo de mães e familiares de pessoas com deficiência se reuniram e compreenderam a importância de um espaço seguro para que as pessoas com deficiência (atípicas) pudessem interagir e se desenvolver e não ficar recluso.
Assim, registraram o NAIR como uma organização sem fins lucrativos, com toda a documentação legal e enquanto sociedade civil (que não é o PODER PÚBLICO e não é o SETOR PRIVADO), entendendo não haver oferta deste serviço em nenhuma área de Maricá, já que o NAIR assiste pessoas acima de 14 anos e até qualquer idade. Os jovens envelhecem. E como podem ter dignidade?
Entendendo a necessidade deste espaço de respeito e inclusão, essas mães buscaram a ajuda dos setores públicos e privados. Tempos com mais sucesso, tempos com menos...
Mas sempre firme, garantindo dignidade à cerca de 50 pessoas, que diariamente se encontram neste espaço para realizar atividades manuais, brincadeiras, jogos, conversas, danças...
Almoçam e lancham juntos. Sempre tratados com respeito e amor, sem discriminação ou a indiferença, que trata corpos com "deficiência" como menos importantes.
Qualquer um que visita a instituição, percebe esse respeito ao qual me refiro repetidamente, pois não é comum de achar.
Agora, com nova diretoria, onde orgulhosamente faço parte (um grande desafio para mim mas que irei superar com a ajuda de todos vocês), pretendemos trazer todos à participação.
PRECISAMOS conscientizar todos os setores da sociedade e todas as pessoas que entendem que seus talentos podem ser compartilhados e utilizados para o bem comum.
Vamos tornar o NAIR ainda maior?
Com responsabilidade e transparência queremos todos nessa gestão!
Queremos ver os assistidos com melhores espaços, participando de mais atividades dentro e fora da nossa instituição, onde possam ter mais recursos para seu desenvolvimento, com mais profissionais e melhor espaço físico.
Já somos, mas queremos que realmente nos vejam e nos entendam como uma referência! E esperamos, contamos com a sua participação, inclusive acompanhando a gestão de recursos.
E, nem é preciso dizer que quem faz o bem, recebe o bem e ajuda a mudar o mundo.
"AJUDA PARA SER AJUDADO!"
apoio e divulgação