quarta-feira, 21 de maio de 2025

Equoterapia: o que é, quando é indicada, benefícios e como é feita (o amor aos cavalos!)

 


A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo.

Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social, por exemplo.

As sessões de equoterapia geralmente duram cerca de 30 minutos, são realizadas 1 vez por semana, podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, com orientação e acompanhamento de um terapeuta, que pode ser um fisioterapeuta especializado, psicomotricista ou fonoaudiólogo, por exemplo, para orientar os exercícios.

Conheça mais sobre a equoterapia e outras Terapias Assistidas por Animais no vídeo a seguir:


Como é feita

A equoterapia é feita com o acompanhamento do fisioterapeuta especializado nesse tipo de terapia, psicomotricista ou fonoaudiólogo, e realizado em um ambiente adequado e especializado, pois o cavalo deve ser manso, dócil e bem treinado para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e o tratamento não seja comprometido. 


As sessões de equoterapia duram aproximadamente 30 minutos, sendo normalmente iniciadas com baixos níveis de interação com o cavalo, como fazer carinho ou alimentar o cavalo. Com o tempo é possível montar no cavalo e até conduzi-lo, sempre com a supervisão e acompanhamento do terapeuta.


Quando é indicada

A equoterapia pode ser indicada na seguintes situações:


- Síndrome de Down;
- Transtorno do espectro autista;
- Síndrome de Asperger;
- Paralisia cerebral;
- Distrofia muscular;
- Derrame cerebral (AVC);
- Artrite;
- Esclerose múltipla;
- Lesão na medula espinhal;
- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
- Estresse pós-traumático;
- Transtorno bipolar, depressão e ansiedade.


Além disso, essa terapia pode ser recomendada após traumas e realização de cirurgias, doenças mentais ou doenças genéticas.


Cavalos: Uma Jornada de Amor, Liberdade e Autoconhecimento


Há algo sobre cavalos que é simplesmente mágico. Eles nos proporcionam uma emoção indescritível, um prazer que só uma grande paixão é capaz de nos dar. É como se a presença deles nos permitisse experimentar uma liberdade que não é possível em outras áreas da vida. Cavalos nos levam em direção ao autoconhecimento, nos desafiam a sermos melhores e a sermos mais empáticos.


Cavalos são mais do que apenas animais, são companheiros de vida. Eles nos ensinam a amar e a confiar em outro ser vivo, a trabalhar em equipe e a superar obstáculos juntos. Com cavalos, o ser humano se torna uma versão mais completa de si mesmo, capaz de enfrentar desafios e descobrir novas habilidades.


A vida com cavalos é algo especial, é uma jornada repleta de altos e baixos, de alegrias e tristezas, mas sempre com um senso de propósito. Cavalos nos conectam com a natureza e com a nossa própria essência, nos lembrando de que somos parte de algo maior. Eles nos inspiram a explorar o mundo e a nos aventurarmos em novas experiências.


Não é à toa que o amor pelos cavalos é tão intenso e duradouro. Eles tocam nossas almas de uma maneira que poucas coisas na vida são capazes. Cavalos são amor, são amizade, são vida.


Modelo: Anna Karen Fregoso 
Imagens: arquivo CULTURARTE
Pesquisa: Pery Salgado (jornalista)
Realização: PR PRODUÇÕES