segunda-feira, 24 de junho de 2024

A origem da “Festa Junina”

 Tudo começou na época de Jesus Cristo, (Marcos 6:14 a 29)


Ele ainda não havia iniciado o seu ministério, mas João Batista, o seu precursor, já havia iniciado e pregava o arrependimento e batismo nas águas, inclusive Jesus foi batizado por ele no rio Jordão e logo após iniciou o seu ministério. João Batista falava em alta voz ao rei Herodes que não era lícito ele conviver com Herodias, mulher de seu irmão Felipe: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão.” Mateus 14:4

Isso fez acender a fúria de Herodias, a qual passou a desejar acabar com a vida de João Batista. Sendo assim, na noite de celebração do aniversário do rei Herodes, ela pôs a sua filha Salomé para dançar para Herodes. Vindo este a perguntar a Salomé o que ela gostaria de ganhar, e ele daria o que ela pedisse. Então, ela perguntou a sua mãe Herodias o que ela deveria pedir, Herodias mandou com que pedisse a cabeça de João Batista em uma bandeja, vindo este a ser decapitado. 

Desta forma, todos os anos passou a ser comemorado no mês de Junho a celebração pela morte de João Batista e aniversário de Herodes, sendo chamada de “Noite de São João”. 

Essa celebração é pagã e nada mais é do que a celebração da morte de João Batista, que foi decapitado por pregar a verdade! Com sua cabeça em um prato, fizeram uma fogueira e gritavam: Salve João, Salve João.

Portanto, quando celebramos o São João, estamos celebrando não só a morte de João Batista, mas também a mentira e a iniquidade das pessoas que fizeram isso com ele. 

E colocaram esta data, justamente porque era aniversário de Herodes, o qual acatou um desejo da sua enteada Salomé, e deu a ordem de decapitarem João Batista.

E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. JOÃO 8:32