retratar a nudez, de fato, como arte
O fotógrafo que clica beldades nuas é como um cirurgião: ele chega ao shooting (ou à sala de cirurgia) para mais um trabalho na carreira, mas, para a modelo (ou paciente), esse pode ser um dos eventos mais tensos da vida. A analogia é de quem sabe do que fala: o paulistano Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia brasileira e com larga experiência em nus artísticos – além de assíduo colaborador da GQ.
Wolfenson é um dos 12 fotógrafos consagrados que integram o livro N, organizado pelo diretor de arte Edu Hirama e pelo fotógrafo Henrique Schiefferdecker, que será lançado neste mês, no qual o nu feminino é tratado de fato como arte. A lista tem ainda craques como Alex Batista, Andre Passos, Daniel Klajmic, Gil Inoue, Gustavo Zylberztajn e Paulo Vainer. Todos retratam diariamente modelos estupendas, mas quase sempre para editoriais de moda. É quase como a estreia de um cirurgião, cercada de expectativa e com o cuidado minucioso que a ocasião exige – só que bem mais prazerosa.
Ellen Milgrau (Foto: BOB WOLFENSON) |
BOB WOLFENSON
O mestre Wolfenson e a modelo Ellen Milgrau, fotografada em estúdio na capital paulista. O styling é da dupla Davi Ramos e Flavia Pommianosky. Tudo irretocável.
Laura Miranda (Foto: ANDRE PASSOS) |
ANDRE PASSOS
Ex-pupilo de Wolfenson e do americano Carter Smith, Passos mostra na foto da musa Laura Miranda uma assinatura própria.
Paula Zago (Foto: DANIEL KLAJMIC) |
DANIEL KLAJMIC
Habitué das páginas da GQ, Klajmic confrontou o nu da modelo Paula Zago com a frieza de um crânio.
Barbara Valente (Foto: HENRIQUE SCHIEFFERDECKER) |
HENRIQUE SCHIEFFERDECKER
O fotógrafo paulistano escolheu retratar a musa baiana Barbara Valente como parte de seu projeto Women in Nature. Wild é o mínimo que se pode dizer.
Diana Balaisyte (Foto: GIL INOUE) |
GIL INOUE
Paulistano radicado em Nova York, Inoue escolheu como musa a modelo Diana Balaisyte.