terça-feira, 8 de março de 2016

ACELERANDO O METABOLISMO



Entre as diversas categorias de alimentos existe uma em que os componentes podem exercer a função de auxiliar no emagrecimento e na perda de calorias. É o caso da canela, do chá verde do café, do guaraná, da pimenta e do cacau, que são classificados como termogênicos aumentando a temperatura corporal e o gasto energético. Eles interferem na digestão e consequentemente, aceleram o metabolismo. O gasto energético pode aumentar em 15% quando esses alimentos são acrescentados no cardápio, gerando uma maior degradação de gordura.
Segundo o nutrólogo e professor da Universidade Federal de Brasília (UNB), Carlos Cézar Schleicher, todo alimento é termogênico, mas alguns exercem essa função de forma mais intensa. “Toda refeição tem efeito termogênico, mas algumas substâncias vão angariar mais calorias que outras, como por exemplo a ingestão de cafeína, que faz com que o ganho de energia seja mínimo. Esses alimentos aumentam a taxa metabólica basal (quantidade mínima de caloria que o organismo necessita ingerir para se mantei vivo)” esclarece.
De acordo com a nutróloga e chefe do Departamento de Nutrição e Dietética da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), Manuela Dolinsky, alguns alimentos têm comprovação científica do seu efeito termogênico. “Existe uma carência de estudos em humanos, mas o café, o chá verde, o chá preto e a linhaça são alguns com efeito comprovado cientificamente”, explica. Como eles aumentam o gasto energético, ajudam na queima de gordura. Mas cada alimento possui compostos diferentes, que poderão aumentar a imunidade ou exercer uma função antioxidante”, diz a nutróloga.
Por mais que estes alimentos auxiliem no emagrecimento, segundo Manuela não existe alimento milagroso. “A manutenção do peso é o mais importante e o alimento termogênico só terá efeito se acrescentado como um fator coadjuvante de uma alimentação saudável. Sozinhos, eles não surtem efeitos”, ressalta.
De acordo com Schleicher, os alimentos termogênicos terão efeito mínimo no aumento do gasto energético. “Para um efeito terapêutico, seria necessário ingerir uma grande quantidade desses alimentos. No caso do chá verde, por exemplo, seria necessário tomar muitos litros, já que a catequina, substância termogênica presente na bebida é muito pequena” afirma o nutrólogo. “É um mito dizer que o consumo desses alimentos vai levar ao emagrecimento, eles podem, sim, ajudar a aumentar a taxa metabólica basal”, acrescenta.
O alimento que vai exercer essa função com mais intensidade é a pimenta, já que ela aumenta consideravelmente a temperatura corporal e acarreta um gasto maior de calorias, de acordo com o nutrólogo. Tratar essas substâncias presentes nos alimentos por um aspecto farmacêutico é outra discussão, segundo Schleicher.
“A cafeína em cápsula tem a capacidade de mobilizar gordura nos tecidos adiposos. Ela também pode ajudar o atleta a ter maior concentração e estímulo nos exercícios, já que o efeito da cafeína atua diretamente no sistema nervoso central. Mas tudo isso está no âmbito farmacêutico, já que na alimentação a eficácia é mínima”, reforça Schleicher.
Os alimentos com essas características devem ser evitados por hipertensos e mulheres grávidas, já que eles aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial”. A indicação como devem ser consumidos varia de acordo com cada alimento e com a condição de saúde de cada pessoa”, enfatiza Manuela.
O indicado é que esses alimentos sejam consumidos de forma consciente . Um exemplo é o consumo de chocolate, que contém o cacau, uma substância termogênica, mas deve ser ingerido de forma moderada. Não adianta a pessoa comer muito chocolate achando que vai emagrecer só porque ele é termogênico. Ele contém açúcar e muitas calorias, e isso deve ser levado em conta”, argumenta Schleicher.
Outro alimento que está na categoria dos termogênicos é o guaraná, que segundo o nutrólogo, possui uma quantidade muito maior de cafeína do que o café. A canela, também é apontada como termogênica, e deve ser consumida em porções de até seis gramas por dia. O chá de hibisco, assim como o gengibre e a mostarda, também estão na lista. Entre as frutas, o limão e a laranja. O vinagre de maçã também tem esta carcterística.