sábado, 12 de março de 2011
POLE DANCE AGORA É POP
EX-BAILARINA CLÁSSICA É PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA
Se depender da quantidade de adeptos que vem arregimentando, o pole dance, antes restrito a shows eróticos em boates de strip tease, terá que ser redefinido. Desde que a personagem Alzira, interpretada por Flávia Alessandra na novela "Duas Caras", roubou a cena subindo e descendo um poste metálico nas mais ousadas poses, a prática do pole dance deixou de ser marginal. A mais recente modalidade de esporte do Brasil já tem até uma federação que congrega 1,5 mil pessoas (99% de mulheres).
A ex-bailarina clássica e socióloga VANESSA COSTA (30), é icone do movimento e primeira presidente da Federação Brasileira de Pole Dance, criada há um ano.
- É como ginástica rítmica, nado sincronizado e patinação artística, que não dispensam sensualidade, às vezes o erotismo, e sempre a beleza plástica. Mas são competições extremamente duras que exigem técnica apuradíssima - ensina Vanessa, que na seção de fotos feitas num vagão do metrô, vestia o uniforme de trabalho: TOP, um minúsculo SHORT e TÊNIS.
Entre constrangidos e curiosos, os passageiros arregalavam os olhos (confira o vídeo no final desta matéria).
- São 13 movimentos obrigatórios de elasticidade, força e queda - diz Vanessa, que atua ainda como treinadora da seleção brasileira de pole dance. Aluna de Vanessa, Rafaela Montanaro é a atual campeã mundial.
A mestre montou a academia Ultra Modern Dance, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que já conta com 150 alunas.
- Só não ensinamos homens. Não teria como manter turmas mistas, devido ao tipo de movimento que ensinamos. Daria um enorme problema com maridos e namorados das alunas - acrescentou ela.
ENTÃO, O QUE É POLE DANCE?
Aos dançarinos(as) de todo o mundo, falaremos de uma modalidade de dança muito exótica e irresistível aos olhos de quem assiste. Um estilo ímpar e de uma plasticidade muito bonita, com formas de figuras coreográficas maravilhosas de grande impacto. Pole Dance é um segmento da dança relativamente novo, mas como todo estilo de dança, é baseado em um conjunto de experiências e bagagem mecânica- expressiva de outros estilos mais antigos provenientes das mais diversas culturas.
Ela é ótima para condicionar o corpo e trazer vários benefícios para quem pratica. Um estilo novo, mas que surgiu com toda força, veio mesmo para ficar.
Pole dance
(em português: dança do cano, dança da barra, dança do varão ou ainda dança do poste - literalmente -, também conhecida como barra americana) é uma forma de dança e ginástica. Original da Inglaterra dos anos 1980, foi introduzida em Portugal em 2005 pela escola Círculo de Dança de Lisboa.
Se trata de uma dança sensual utilizando como elemento um poste ou barra vertical sobre o qual a bailarina(o) realiza sua atuação. Este termo, é comumente associado ao âmbito dos strip clubs, porém recentemente, também se utiliza o termo pole dance artístico nos cabarés e nos circos em espetáculos acrobáticos que não apelam ao erotismo como ferramenta visual.
Existem diferentes vertentes de pole dance. Antigamente associado às casas noturnas e ao strip-tease, o pole dance assume hoje outras vertentes, como por exemplo o pole dance fitness, para a finalidade de trabalhar os determinados grupos musculares, ficar com o corpo em forma e praticar algum desporto. Há o pole dance artístico, que visa mais ao lado acrobático e é incorporado principalmente em espetáculos de performace, no circo etc. E também o pole dance sensual ou erótico, que é o que se vê nos strip clubs e que visa mais ao lado erótico e sensual.
O pole dance requer certa força e resistência. Nos strip clubs, o pole dance se realiza de forma não tão ginástica, mas também acompanhado de um strip-tease.
Origens
Tem sua origem ligada à prática do mallakhamb (homem de força), uma espécie de ioga praticado num poste de madeira e com cordas, ginástica tradicional indiana. Também é relacionado ao pole dance o mallastambha, onde os lutadores de luta livre ganhavam massa muscular.
Tentativa de tornar o pole dance em modalidade olímpica
Em 2008, um grupo de estadunidenses dançarinas de pole, em Salt Lake City, em Utah, nos EUA, montaram um abaixo-assinado para que a dança se tornasse uma modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres.
Barra de show
As barras disponíveis para uso nos clubes proporcionam efeitos visuais. Estes postes podem ser decorados com plástico ou tinta, contêm água, brilho e materiais especiais que aparecem quando se utiliza em conjunto com a iluminação estroboscópica, assim como a iluminação oculta em sua base de vigas. Geralmente, as barras são feitas de aço inox.
A barra como exercício
O pole dance tem se transformado em uma nova e cada vez mais popular forma de exercício, no qual as mulheres (e às vezes os homens) usam como rotina de ginástica. Esta forma de exercício aumenta a força superior do corpo (utilizando o próprio organismo como resistência), trabalha a flexibilidade e a coordenação motora e também tonifica o corpo como um todo, trabalhando de forma mais intensa panturrilha, abdômen, bíceps, tríceps e coxas.
Tipos de movimentos
Inversão split
Como qualquer arte marcial, dança ou atividade física, o pole dance também possui uma nomenclatura para os movimentos, com algumas diferenças de um país para outro, mas mantendo aproximadamente o mesmo significado. O pole dance tem por volta de 300 movimentos e combinações, sendo que cada uma desenvolve a seu tempo. As turmas são divididas em básico, intermediário e avançado. (I,II,III E MASTER). Abaixo, de maneira não exaustiva, alguns dos movimentos:
Básico
Inversão contrária
É o primeiro contato com a barra, onde se aprendem as posturas. Com os giros, a musculatura vai sendo fortalecida para o próximo nível.
Fireman Básico e Cruzado
Chair ou Cadeira
Carrousel
Seat básico
Seat glamour
Back Hook
Intermediário
Esse é o nível onde se iniciam as inversões e quando as mudanças no corpo começam a se tornarem significativas.
Inversão Básica
Inversão split
Cruxifixo invertido
Cradle Split ou Berço Split
Seat Split ou pernas brincalhonas
Avançado
Nesse nível, começam os movimentos mais difíceis, movimentos conjugados onde a performance já é bem notável.
Knee hold, um movimento do pole dance. Pole dance sensual ou de competição aprendido nas academias
Escorpião
Geminis
Butterfly
Basic Teddy
Hand Stand: atitude e flecha inclinada, entre outros.
Master
Neste nível, os movimentos exigem extrema força, resistência, flexibilidade e técnica. São movimentos que requerem muito treino e muita prática.
Death Lay
flag pole
starfish
twisted handspring lift
Alguns nomes
Kate Coates - Foi uma das primeiras instrutoras a nível mundial a ensinar mulheres comuns.
Fawnia Mondey -Dietrich - Professora de pole dance, foi a primeira a emitir certificados e organizar uma federação da dança no cano.
Bobbis - Reconhecida por sua sensualidade na barra. É admirada por ser escolhida como melhor instrutora de pole dance.
Felix - Miss Pole Dance Austrália 2006 .
Mariana Legarreta - Abriu o primeiro estúdio de pole na América Latina, na Argentina.
Geraldine Neumann - Modelo latina que utiliza o pole dance para definir o corpo.
Elena Gibson - Miss Pole Dance World em 2005.
Jezabel Olmos - Primeira a criar um estúdio no México.
Elisangela dos Reis - Foi estudada por fisioterapeutas e médicos, para a importância para saúde e bem-estar da prática de pole dance. Organizadora e treinadora no Championships Argentina 2008.
Rafaela Montanaro, venceu o Miss Pole Dance América do Sul de 2009, ficou em terceiro no mundial em Tókio (2010) e foi eleita a Miss deste concurso.
Street Pole Dance
O street pole dance é uma modalidade de pole dance praticada na área urbana, utilizando os postes que sustentam as placas de sinalização de trânsito. Nessa modalidade, as dançarinas utilizam roupa adequada para não machucar a pele nos postes pintados, como a calça jeans e tênis.
Menos comum mas também praticada é o street pole dance em meios de transporte urbanos. Geralmente é realizado em metrôs ou trens devido à existência de barras metalizadas com a finalidade de apoio e segurança aos passageiros. As pole dançarinas penduram-se nos canos e realizam os movimentos ao redor das pessoas que usam o meio de transporte rotineiramente.
Competições
Apesar de serem comuns nos strip clubs, há uma crescente comunidade em todo o mundo que leva a sério este exercício como esporte e forma de arte.
Estas competições nada têm a ver com o que ocorre nos clubes noturnos. Pelo contrário, estes eventos são estritamente artísticos, onde não apresenta-se nudez nem strip-tease e sim expressão corporal através da arte, agilidade e força para realizar os movimentos.
Na Argentina, a técnica teve um auge devido ao programa Bailando por un sueño em 2007.
Em 2009, a brasileira Rafaela Montanaro venceu o Miss Pole Dance América do Sul de 2009.
Duda Ribeiro, formada em dança pela PUC-SP, atual Campeã Brasileira de Pole Dance.
Dançarina e professora de Pole Dance e Tecido Acrobático marcou presença em diversos programas de televisão, 6 campeonatos de Pole Dance, dentre eles: 2 vice, 2 primeiro, e 2 sexto. Além de turnê internacional pela Turkia, e shows e eventos pelo Brasil.
Atualmente ministra aulas na Escola de Pole Dance, dentre outros lugares
http://oglobo.globo.com/rio/video/2011/22165/