O Produtor Delfim Moreira mais uma vez abre a sua gaveta de sonhos e dá os primeiros passos para a realização de um projeto para os amantes e incentivadores da dança de salão na cidade de Maricá.
Nascida da mistura de tradições europeias, africanas e latino-americanas, ela expressa a diversidade do país por meio de ritmos como samba de gafieira, forró, bolero, soltinho, zouk e tango brasileiro. Além de arte e lazer, é também um canal de integração social, inclusão intergeracional e desenvolvimento da autoestima, pois conecta pessoas de diferentes idades, classes e origens em torno da musicalidade e da convivência.
O Estado do Rio de Janeiro é um grande exemplo da importância deste movimento pois apresenta projetos nas praças e centros culturais. Isto, sem falar das histórias das grandes gafieiras como a Estudantina, fundada em 1928, no Flamengo e indo para Praça Tiradentes em 1932, foi tombada em 2012 como patrimônio cultural da cidade. Depois de 90 anos reconhecida como o grande templo da dança de salão e do samba, fechou as portas em 2017, com problemas de atraso no pagamento do aluguel, deixando uma lacuna irreparável.
Importante citar também a Gafieira Elite, aberta em 1930 na Praça da República, no Centro, com destaque para sua grande pista de dança e por manter a tradição e a elegância da gafieira.
Afinal, o Rio de Janeiro é um dos grandes berços do movimento de dança de salão no país. A capital abriga polos de formação profissional, editais de fomento, e programas de ocupação cultural em equipamentos públicos, fortalecendo o circuito de bailes, aulas e apresentações que movimentam a economia criativa e o turismo cultural.
'ENCONTRO MARICÁ DE DANÇA E MOVIMENTO'
‘Os bons tempos voltaram!’
Propósito, identidade e continuidade
Iniciar o PROJETO, ‘não apenas um evento’, como Delfim Moreira sempre descreve suas realizações e, que vem sendo timidamente prototipado em versões preliminares que, Delfim já realiza na cidade, principalmente nas últimas 6 edições da Expo Maricá, projeto também Idealizado por ele.
Segundo Delfim, modelos ou simulações com o objetivo principal de testar a ideia, validar conceitos e identificar problemas antes de gastar tempo e recursos no desenvolvimento completo, foram feitos. Agora que ideia abstrata está se transformando em algo concreto, vamos para a fase de validação com o usuário. Vamos entender sua experiência, coletar feedback e verificar se a ideia funcionará na prática.
"Há muitos anos, realizo trabalhos com esse conceito. Aqui mesmo, realizei alguns eventos de dança em priscas eras. No Rio, desde 2000, criei um projeto que teve como base a rede SESC e foi sucesso, chegando a realizar um Fórum Nacional de Dança de Salão. Agora quero marcar nosso território. Claro, terei que investir. Por isso busco amigos que queiram estar juntos nessa ideia, apoiadores, participantes que divulguem com seus alunos, realizem rodas de conversa sobre o tema, peçam maiores explicações sobre a dinâmica, enfim... Acho uma linda forma de arte e, por isso nas Expos Maricá que realizo sempre trago o tema. Agora, gostaria de aprofundar, como um projeto coletivo", explicou Delfim.
CONVITE PARA O BAILE SHOW, NO ROTARY CLUBE DE MARICÁ
Para isso, convida para o baile-show já agendado para o dia 14 de novembro – Sexta Feira. O local será a sede do Rotary Clube Maricá, no Caxito. O Horário, das 18 às 23 horas. A maravilhosa Band-show ‘OS DEVANEIOS’ estará conosco. Afinal, há mais de 50 anos eles embalam e fazem vibrar o coração de muita gente, com seus ritmos dançantes e um repertório que sempre se moderniza, sem perder a essência, claro!
Os ingressos são limitados à lotação do espaço. Ali também apresentaremos a ideia e convidaremos o público seleto a conhecer empresas que acreditam no crescimento cultural de nossa cidade. Será uma boa oportunidade inclusive, para divulgação de marcas e serviços.
O ingresso individual custará R$ 50,00, R$ 25,00 para alunos de academias de dança e convidados dos apoiadores. Associados da ACM - Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Maricá e Rotaryanos também terão o desconto de 50%. Professores de Dança não pagam!
Ingressos e dados sobre merchandising no projeto, serão disponibilizados a partir do dia 06 de novembro, diretamente pelo contato whatsapp (21) 97656 7402 – Delfim Moreira, que também estará à disposição para maiores informações e, não serão vendidos no local.
CHAVE PIX: CNPJ> 49.001.414/0001-24
AQUI O 'PONTA PÉ INICIAL' SERÁ OS 'PÉS DE VALSA INICIAIS'
Iniciar o projeto em grande estilo representa um passo estratégico para fortalecer à inserção do município no mapa cultural do estado. A cidade, que já se destaca por eventos voltados ao empreendedorismo, à cultura e ao turismo, pode ampliar sua atuação na economia criativa com um projeto voltado à dança — linguagem que une arte, lazer, inclusão social e geração de renda.
O projeto permitirá:
- O fomento do negócio envolvido neste nicho empreendedor o incentivo à formalização de profissionais e empresas, a formação de rede de apoio para capacitação empresarial de profissionais para manterem um núcleo permanente de formação e difusão da dança de salão na cidade;
- O intercâmbio entre artistas, professores e produtores culturais;
- A valorização dos talentos locais e regionais;
- A preparação técnica e institucional para sediar, em maio de 2026, o Fórum Estadual de Dança de Salão, consolidando Maricá como palco de eventos culturais de relevância estadual.
Com essa iniciativa, a cidade reafirma sua vocação como polo de cultura e convivência, fortalecendo o elo entre tradição, inovação e cidadania por meio da dança.
VEM DANÇAR E EMPREENDER CONOSCO!





