Estudos na rodoviária
Sem condições financeiras, Vanusa vendia paçocas para sobreviver e usava o wi-fi da rodoviária para estudar com um celular simples, comprado com o dinheiro das vendas. Mesmo com tantas dificuldades, ela se preparou para o curso de Letras na modalidade Educação a Distância (EaD) e conquistou não apenas o 1º lugar pelo sistema de cotas de escola pública, mas também o 5º lugar no sistema de cotas universal.
Uma trajetória marcada por perdas
Vanusa perdeu a mãe em um acidente de carro quando tinha apenas 11 anos. Aos 16, enfrentou a perda do pai para o câncer e, sem alternativas, acabou vivendo nas ruas. Apesar de tudo, nunca desistiu de lutar pelos seus sonhos.
Apoio e solidariedade
Com a ajuda de uma psicóloga do Centro POP, que cobriu a taxa do vestibular, e doações de pessoas sensibilizadas por sua história, Vanusa conseguiu alugar um quarto para morar. Sua jornada emocionante, que viralizou em 2024, segue inspirando milhares de pessoas.
O começo de um novo capítulo
Hoje, Vanusa é um símbolo de garra e resiliência. Sua história nos lembra que, mesmo nas condições mais adversas, a determinação pode abrir portas para um futuro brilhante.
Parabéns, Vanusa! Você é um exemplo para os jovens do Brasil.