Você realmente sabe quem é Jesus, o Cristo? Você sabia que Ele já foi o governador espiritual do Planeta Terra, e hoje, como um dos grandes Mestres Ascencionados, está com outras responsabilidades?
Você, é claro, já ouviu e vive ouvindo que Jesus, em breve voltará. Mas fica aqui uma pergunta: Ele foi embora? Se foi, há uma grande contradição na Bíblia, onde Ele mesmo diz que quando dois ou mais se reunirem em Seu nome, Ele estará ali, presente.
O Mestre nunca nos abandonou. Ele cuida de nós a cada minuto. Ele, filho do Pai Maior, do Deus Único (Deus de todos e de todas as religiões), nada deixa de saber e nada acontece sem que Ele tenha ciência. Mas por que imputar a Ele todas as responsabilidades principalmente sobre nossos dissabores e derrotas?
Você agradece pelas suas conquistas? E pelos seus problemas? Agradece também? Ele quer que façamos sempre nossos pedidos, nossas súplicas, mas Ele também quer que façamos nossa parte. Uma frase muito usada em alguns locais, imputa a Ele e ao nosso Pai Eterno, uma responsabilidade sobre nossas vitórias e derrotas: “ATÉ AQUI DEUS NOS AJUDOU!” Quer dizer que se tivermos algum problema, se passarmos por alguma dificuldade, é porque Ele não está mais nos ajudando?
Ledo engano meu irmão e minha irmã. É justamente nos problemas que Deus e o Mestre Jesus nos ajudam mais. Nada recebemos se não for pelo nosso merecimento. Nunca carregamos uma cruz mais pesada do que podemos aguentar. O Mestre e o Pai são justos. Nós é que somos impuros, imperfeitos, seres infantis e de pouco entendimento. Muito reclamamos, pouco fazemos, e quase nunca agradecemos pelas conquistas. Você agradece por ter acordado? Agradece por estar enxergando? Agradece por sua saúde? Agradece pela sua casa, pela sua família, pelo seu trabalho? Agradece pelas dores e pelos problemas? Pois então, façamos a nossa parte e o Mestre e o nosso Pai Universal que estão sempre presentes, verão o quanto somos gratos e o quanto estamos tentando melhorar e crescer espiritualmente.
Mas volto aqui na pergunta inicial: você sabe quem é Jesus, o Cristo?
Aproveitamos essa edição do Informativo Bezerra (um jornal universalista) para tentar elucidar algumas de suas muitas dúvidas e tentar aproximar você um pouco mais da verdadeira essência do Mestre Jesus. Aproveitamos para desejar à todos um Natal (nunca esquecendo do verdadeiro aniversariante) maravilhoso e que em 2024, você conquiste tudo aquilo que seja do seu merecimento.
QUEM É JESUS, O CRISTO?
1, 2. (a) Por que saber que uma pessoa famosa existe não significa que você realmente a conhece? (b) Que confusão existe a respeito de Jesus?
HÁ MUITAS pessoas famosas no mundo. Algumas são bem conhecidas na comunidade, cidade ou país onde vivem. Outras são conhecidas no mundo inteiro. No entanto, apenas saber o nome de alguém famoso não significa que você realmente conhece a pessoa. Não significa que conhece detalhes sobre sua formação e o tipo de pessoa que ela realmente é.
2 Pessoas em todo o mundo já ouviram algo a respeito de Jesus Cristo, embora Ele tenha vivido na Terra há 2016 anos atrás. Mas muitos se sentem confusos quanto a quem realmente foi Jesus. Alguns dizem que Ele foi apenas um bom homem. Outros afirmam que não foi nada mais do que um profeta. Ainda outros acreditam que Jesus é Deus e deve ser adorado. Deve mesmo ser adorado?
3. Por que é importante conhecer a Deus e a Jesus Cristo?
3 É importante saber a verdade sobre Jesus. Por quê? Porque a Bíblia diz: “Isto significa vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) De fato, conhecer realmente a Deus e a Jesus Cristo pode resultar em vida eterna numa Terra paradisíaca. (João 14:6) Além disso, Jesus deu o melhor exemplo de como viver e tratar os outros. (João 13:34, 35) Agora, vejamos o que a Bíblia realmente ensina a respeito de Jesus Cristo.
O MESSIAS PROMETIDO
4. O que significam os títulos “Messias” e “Cristo”?
4 Muito antes de Jesus nascer, a Bíblia predisse a vinda daquele a quem Deus enviaria como Messias, ou Cristo. Ambos os títulos, “Messias” (de uma palavra hebraica) e “Cristo” (de uma palavra grega), significam “ungido”. Esse Prometido seria ungido, isto é, designado por Deus para um cargo especial. Em outros capítulos deste livro teremos mais explicações sobre o importante papel do Messias no cumprimento das promessas de Deus. Consideraremos também as bênçãos que Jesus pode nos conceder já agora. Antes de Ele nascer, no entanto, muitos com certeza se perguntavam: ‘Quem será o Messias?’
5. Os discípulos de Jesus ficaram plenamente convencidos de que a respeito Dele?
5 No primeiro século DC, os discípulos de Jesus de Nazaré estavam plenamente convencidos de que Ele era o predito Messias. (João 1:41) Um dos discípulos, chamado Simão Pedro, disse abertamente a Jesus: “O senhor é o Cristo.” (Mateus 16:16) Mas como aqueles discípulos podiam ter certeza — e como nós hoje podemos ter certeza — de que Jesus é mesmo o Messias prometido?
6. Ilustre como DEUS tem ajudado os fiéis a identificar o Messias.
6 Os profetas de Deus que viveram antes de Jesus deram muitos detalhes a respeito do Messias. Esses detalhes ajudariam outros a identificá-lo. Podemos ilustrar isso do seguinte modo: suponhamos que alguém lhe peça para buscar uma pessoa que você não conhece num terminal rodoviário, numa estação ferroviária ou num aeroporto bem movimentados. Não seria útil ter alguns detalhes a respeito dessa pessoa? Da mesma forma, por meio de profetas bíblicos, DEUS forneceu uma descrição um tanto detalhada do que o Messias faria e do que aconteceria com Ele. O cumprimento dessas muitas profecias ajudaria os fiéis a identificá-lo claramente.
7. Cite duas profecias que se cumpriram com relação a Jesus.
7 Veja apenas dois exemplos. Primeiro, com mais de 700 anos de antecedência, o profeta Miqueias predisse que o Prometido nasceria em Belém, uma pequena cidade na terra de Judá. (Miqueias 5:2) Onde Jesus nasceu? Como era de esperar, nessa mesma cidade! (Mateus 2:1, 3-9) Segundo, com muitos séculos de antecedência, a profecia registrada em Daniel 9:25 indicou exatamente o ano em que o Messias apareceria — 29 EC. * O cumprimento dessas e de outras profecias prova que Jesus era o Messias prometido.
8, 9. Que prova de que Jesus era o Messias ficou evidente por ocasião de seu batismo?
8 Outra prova de que Jesus era o Messias ficou evidente perto do fim de 29 EC. Foi nesse ano que Jesus se dirigiu a João Batista para ser batizado no rio Jordão. DEUS havia prometido um sinal a João, de modo que ele pudesse identificar o Messias. João viu esse sinal por ocasião do batismo de Jesus. A Bíblia diz o que aconteceu: “Depois de ser batizado, Jesus saiu imediatamente da água, e naquele momento os céus se abriram, e Ele viu o espírito de Deus descer como pomba e vir sobre Ele. Também, uma voz vinda dos céus disse: ‘Este é meu Filho, o amado, a quem Eu aprovo.’” (Mateus 3:16, 17) Depois de ter visto e ouvido o que aconteceu, João não teve dúvida de que Jesus havia sido enviado por Deus. (João 1:32-34) No momento em que o espírito, ou força ativa, de Deus foi derramado sobre Jesus naquele dia, Ele tornou-se o Messias, ou Cristo, designado para ser Líder e Rei. — Isaías 55:4.
9 O cumprimento das profecias bíblicas e o testemunho do próprio DEUS mostraram claramente que Jesus era o Messias prometido. Mas a Bíblia responde a duas outras perguntas importantes sobre Jesus Cristo: de onde Ele veio, e que tipo de pessoa foi Ele?
DE ONDE JESUS VEIO?
10. O que a Bíblia ensina a respeito da existência de Jesus antes de Ele vir à Terra?
10 A Bíblia ensina que Jesus vivia no céu antes de vir à Terra. Miqueias profetizou que o Messias nasceria em Belém e que sua origem seria desde os “tempos antigos”. (Miqueias 5:2) Em muitas ocasiões, o próprio Jesus disse que Ele havia vivido no céu antes de nascer como ser humano. (Leia João 3:13; 6:38, 62; 17:4, 5) Como criatura espiritual no céu, Jesus tinha uma relação especial com DEUS.
11. Como a Bíblia mostra que Jesus é o Filho mais precioso de Deus?
11 Jesus é o Filho mais precioso de DEUS — e por bons motivos. Ele é chamado de “primogênito de toda a criação”, pois foi a primeira criação de Deus. * (Colossenses 1:15) Há mais uma coisa que torna especial esse Filho. Ele é o “Filho unigênito”. (João 3:16) Isso significa que Jesus é o único criado diretamente por Deus. Ele é também o único por meio de quem Deus criou todas as outras coisas. (Colossenses 1:16) E Jesus também é chamado de “a Palavra”. (João 1:14) Isso significa que Ele falava em nome de Deus, sem dúvida transmitindo mensagens e instruções aos outros filhos de seu Pai, tanto espirituais como humanos.
12. Como sabemos que o Filho primogênito não é igual a Deus?
12 Será que o Filho primogênito é igual a Deus, como alguns creem? Não é isso o que a Bíblia ensina. Como vimos no parágrafo anterior, o Filho foi criado. Obviamente, pois, Ele teve princípio, ao passo que DEUS não teve princípio nem terá fim. (Salmo 90:2) O Filho unigênito jamais pensou em ser igual ao Pai. A Bíblia ensina claramente que o Pai é maior do que o Filho. (Leia João 14:28; 1 Coríntios 11:3) Só DEUS é o “Deus Todo-poderoso”. (Gênesis 17:1) Portanto, não há ninguém igual a Ele. *
13. O que a Bíblia quer dizer quando se refere ao Filho como “a imagem do Deus invisível”?
13 DEUS e seu Filho primogênito tiveram um relacionamento bem achegado por bilhões de anos — muito antes de os céus estrelados e a Terra terem sido criados. Quanto amor existia entre eles! (João 3:35; 14:31) Esse Filho amado era exatamente como seu Pai. É por isso que a Bíblia se refere ao Filho como “a imagem do Deus invisível”. (Colossenses 1:15) De fato, assim como um filho humano pode em muitos sentidos ser bem parecido com o pai, esse Filho celestial refletia as qualidades e a personalidade de seu Pai.
14. Como foi que o Filho unigênito de Deus veio a nascer como humano?
14 O Filho unigênito de DEUS deixou voluntariamente o céu e veio à Terra para viver como humano. Mas talvez se pergunte: ‘Como foi possível que uma criatura espiritual nascesse como humano?’ Para realizar isso, DEUS fez um milagre. Transferiu a vida de seu Filho primogênito do céu para o útero de uma virgem judia chamada Maria. Não houve a participação de um pai humano. Assim, Maria deu à luz um filho perfeito e deu-lhe o nome de Jesus. — Lucas 1:30-35.
ROGATIVA DE NATAL
Senhor Jesus!
Quando chegaste à Terra, através dos panos da manjedoura, aguardava-te a
Escritura como sendo a luz para os que jazem assentados nas trevas!...
E, em verdade, Senhor, as sombras dominavam o mundo inteiro...
Sombras no trabalho, em forma de escravidão...
Sombras na justiça, em forma de crueldade...
Sombras no templo, em forma de fanatismo...
Sombras na governança, em forma de tirania...
Sombras na mente do povo, em forma de ignorância e de miséria...
Pouco a pouco, no entanto, ao clarão de tua infinita bondade, quebraram-se as algemas da escravidão, transformou-se a crueldade em apreciáveis direitos humanos, transmudou-se o fanatismo em fé raciocinada, converteu-se a tirania em administração e, gradualmente, a ignorância e a miséria vão recebendo o socorro da escola e da solidariedade.
Entretanto, Senhor, ainda sobram trevas no amor, em forma de egoísmo!
Egoísmo no lar...
Egoísmo no afeto...
Egoísmo na caridade...
Egoísmo na prestação de serviço...
Egoísmo na devoção...
Mestre, dissipa o nevoeiro que nos obscurece ainda os horizontes e ensina-nos a amar como nos amaste, sem buscar vaidosamente naqueles que amamos o reflexo de nós mesmos, porque, somente em nos sentindo verdadeiros irmãos uns dos outros, é que atingiremos, com a pura fraternidade, a nossa ressurreição para sempre.
Psicografia: Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito: EMMANUEL.
Boas Festas! Que Deus abençoe você e sua família!