Santiago Rodrigues (22), nascido e criado em Maricá, onde mora até hoje, é filho do conhecido Amauri (funcionário da Portal Maricá) e Denyse Rodrigues, sobrinho do também ritmista Mizinho (hoje na diretoria da Saco das Flores), mora em Itapeba, está cursando Filosofia na UERJ (Maracanã) e Curso de Percussão Popular na Escola de Música Villa Lobos no Rio de Janeiro.Além dos estudos faz "uns bicos" como músico. Na Imératriz toca o surdo de segunda, mas Santiago sabe tocar outros instrumentos como Surdo de Primeira, Surdo de Terceira e Caixa de Guerra (foto abaixo), além de arranhar outros instrumentos da Bateria e também de Pagode e um pouco de instrumentos de cordas, como Cavaquinho e Banjo.
|
Foto: Alfredo Fernandes |
Santiago fez história na segunda feira 20 de fevereiro quando desfilou na Bateria da Imperatriz Leopoldinense, que sagrou-se depois de 22 anos campeã do Carnaval Carioca.SUA HISTÓRIA
No Samba, Santiago começou frequentando a Acadêmicos do Cubango, em 2013, levado pelo seu tio, Almir Rodrigues (Mizinho), que na época desfilava na Bateria da mesma. No Cubango, também foi onde Santiago começou a desfilar, mas só em 2018, ano em que também começou na União de Maricá, Escola que também foi muito importante na sua vida, onde segundo ele aprendeu muito e veio até a ser Diretor de Bateria do primeiro Mestre de Bateria da agremiação, o 'gigante' Mestre Armando (ex Tradição de Maricá) que batizou a bateria de Maricadência, nome que persiste e é marca até hoje.
Também desfilou em outras Baterias de diversas agremiações ao longo dos anos, como a Paraíso do Tuiuti do Mestre Marcão, a Unidos do Viradouro do Mestre Ciça, a Estácio de Sá, Sossego, Vigário Geral, Unidos de Bangu, dentre outras.
|
Foto: Luana Takeushy |
CHEGADA A IMPERATRIZ
Foi então convidado para desfilar na Bateria da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval de 2022, por um amigo (o Cardoso) que também desfila com Santiago na Cubango.
Santiago tem um primo (Luis Guilherme), que sempre foi muito fã da Imperatriz e da Bateria Swing da Leopoldina, o qual lhe passou esse sentimento ao longo dos anos.
Chegando na Escola de Ramos, foi para ele a realização de um sonho, conhecer aquele solo sagrado, onde estiveram grandes nomes como Preto Jóia, Zé Katimba, Elymar Santos, o Fundo de Quintal, dentre outros, e também para ele, poder estar tocando na Bateria do Mestre Lolo. Foram sentimentos inexplicáveis.
|
Desfile Oficial de 2022 |
Desfilou em 2022 e continuou na Bateria para o Carnaval de 2023, onde a Escola homenageou Lampião e veio a se consagrar campeã do Carnaval Carioca.
"O sentimento é que todo o esforço foi reconhecido e pudemos ser agraciados com, além do título, também a nota máxima em Bateria, os 40 pontos", explicou emocionado o jovem Santiago.
Suas idas aos ensaios em Ramos são feitas por van e depois de trem, estes muitas vezes lotados, sem falar é claro, na distância entre Maricá e o subúrbio de Ramos. Todo esse esforço é recompensado quando Santiago chega na Imperatriz e lá tocam o Samba Exaltação, ou algum outro grande clássico como o "Liberdade, Liberdade", ou o "Só da Lalá" para o esquenta dos ensaios.
|
Ensaio Técnico de 2023 com a Imperatriz Leopoldinense. |
É CAMPEÃO!!!
E no segundo ano da escola, já poder levantar um título e em especial este onde a escola esperou 22 anos para conquistá-lo, foi de grande relevância e emoção para o jovem ritmista.
"Em 2023, poder fazer parte deste título tão sonhado é um sentimento inesquecível. Tenho 22 anos e a última vez que a Imperatriz havia sido campeã foi justamente em 2001, no ano em que nasci", explicou.
"Ramos entrou de vez para minha história e fico imensamente feliz de poder participar de uma pequena parte da gigantesca história da Imperatriz Leopoldinense, como Ritmista da Escola", concluiu o jovem Santiago.
Desfile oficial de 2023 da Imperatriz Leopoldinense, pela fotógrafa, Luana Takeushy.
DESFILE DAS CAMPEÃS
E a Imperatriz foi campeã, 22 anos depois do último título, 22 anos depois que Santiago nasceu e apenas dois anos depois que o jovem ritmista de Maricá, chegou por lá. Pé quente?
Talvez, mas com certeza o talento "imperou" e ajudou muito e no sábado 25, aliás, na madrugada do domingo 26, a Imperatriz fechou com CHAVE DE OURO o desfile das campeãs e Santiafo estava lá, fazendo a marcação com seu surdo de segunda e desta vez, acompanhado do papai Amauri e da mamãe Denyse, orgulhosos do talento do filhão.
E teve um cidadão que disse que em Maricá não existiam ritmistas. Santiago é a prova que existem sim, e são CAMPEÕES DO CARNAVAL 2023.
Contatos para shows e eventos através do Instagram @sant.rodrigues .
AROMATIZADORES AMBIENTAIS
E TERAPÊUTICOS