quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Miss Brasil recebe Troféu Raça Negra

A edição de 2016 homenageou a cantora Elza Soares


Na última segunda-feira, dia 23, a Miss Brasil BE Emotion, Raissa Santana, foi premiada com o Troféu Raça Negra – premiação concedida a personalidades que contribuem para a construção de uma sociedade plural por meio do combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação. O evento que aconteceu na Sala São Paulo, homenageou na edição de 2016, a cantora Elza Soares.

Raissa Santana é a segunda negra eleita Miss Brasil depois de um jejum de 30 anos. Com a vitória, a jovem virou referência de representatividade. “Fico muito feliz de representar não só a beleza negra, mas também todas as mulheres do Brasil. Nosso país é rico em diversidade e todos merecem espaço em todos os âmbitos”, disse a miss.

Além da Miss Brasil, a Miss São Paulo, Sabrina de Paiva, também recebeu o prêmio. A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmem Lúcia, o cantor Arlindo Cruz, o tenente-Brigadeiro do ar da Aeronáutica Brasileira, Raul Botelho, o religioso de Angola, Papa Paul Kisolokele, a secretária geral do GBHEM (presidente do fundo norte-americano de investimentos do Instituto Metodista de Serviços Educacionais), Kim Cape, o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier  e a judoca vencedora da medalha de ouro nas olimpíadas do Rio 2016, Rafaela Silva, estavam entre os premiados da noite.

Realizado pela ONG Afrobras, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, o Troféu Raça Negra acontece desde 2000, sempre reconhecendo a atuação de uma pessoa de destaque na comunidade negra nacional e internacional, sendo considerado o maior evento de negritude do Brasil.