Quem disse que é preciso gastar muita grana para desfilar com aquela cor de batom incrível que as celebridades e as fashionistas estão usando? Se engana quem pensa que eles são exclusivos para as consumidoras de de marcas famosas como Chanel, Lancôme, Nars, Mac, entre outras. Para a felicidade geral da nação, surgiram os DUPES. O termo é originário da palavra em inglês DUPLICATE, que traduzindo para o português significa “duplicado”. No universo da maquiagem, os duplos são as versões alternativas dos itens lançados por marcas renomadas com valores mais acessíveis. Vale ressaltar que os DUPES não estão restritos somente aos batons. Também é possível encontrar bases, primers, rimeis, sombras, delineadores e lápis de olho e de boca que permitem um bom custo benefício.
“Em geral, tenho observado DUPES de ótima qualidade, equivalentes ou bem semelhantes aos produtos nos quais foram inspirados. Também vale salientar que algumas marcas brasileiras que antes não tinham tanta visibilidade, finalmente estão ganhando destaque no mercado graças aos dupes”, diz a maquiadora Izabela Gomes.
A profissional conta que começou a investir nos dupes dos batons líquidos com efeito MATTE que se tornaram febre e esgotam rapidamente das prateleiras. “Até o momento, só tive experiências positivas. No caso dos batons, vejo que as empresas estão tendo um cuidado maior com a durabilidade e pigmentação dos produtos. No caso das sombras, marcas como Fenzza e Tracta têm me impressionado com a pigmentação e a cartela de cores neutras”, afirma Izabela.
A maquiadora Christina Gall alerta para a qualidade e composição dos produtos: “Marcas caras, excluindo as grifes, que por si só já tem um valor adicional, apresentam valores mais altos por que usam matéria prima de melhor qualidade. Se for muito barato, é, no mínimo, para desconfiar, É preciso, ainda, ter muito cuidado com a quantidade de substâncias como o chumbo por exemplo”.
Thaís Marques, do blog “Coisas de Diva”, vai além: “O que eu percebo é que, às vezes, existem cores praticamente GÊMEAS, mas com acabamentos diferentes. Por exemplo, um batom que está na moda e é originalmente opaco, versus sua versão nacional da mesma cor, só que cremosa”, observa.
Segundo Thaís, as principais diferenças entre as DUPES e as marcas tradicionais são a durabilidade e o acabamento, que nem todas as marcas conseguem igualar. “O dupe pode quebrar o galho”, mas nem sempre é igual ao original. Por isso, é preciso pesquisar bastante antes de investir para não ter nenhuma surpresa com o produto”, orienta.
Camila Nunes, do blog “Camila Nunes Make Up” também destaca a questão da durabilidade e textura dos dupes, que de acordo com ela, nem sempre correspondem à expectativa da consumidora. “Considero esses produtos bons, quando se trata de uma make para se usar por poucas horas. Hoje, as marcas vêm investindo cada vez em qualidade, porém, muitos dupes ainda não se comparam aos originais quando o assunto é durabilidade. Na maioria das vezes, a duração é menor e é preciso retocar a make. Já a textura, algumas vezes, pode dificultar na hora da aplicação, mas nada que uma boa técnica de aplicação não resolva”, garante a blogueira.