sábado, 10 de janeiro de 2026

CULTURARTE 301 - janeiro de 2026 (21 anos)

CULTURARTE 301 - janeiro de 2026 
(21 anos)



- CULTURARTE COMPLETA 21 ANOS. Criado em 16 de dezembro de 2004, o número ZERO foi para as ruas em uma simples folha de A4 para informar aos empresários e comerciantes a chegada do primeiro informativo voltado ao público jovem e família maricaense. 
Em 12 de janeiro de 2005, nascia oficialmente o então CULTURARTEEN (CULTURARTE a partir dos seus 18 anos) com a publicação do primeiro exemplar, em oito páginas em preto e branco.
Nestes 21 anos, muitas superações, e grandes vitórias!!!
- Editorial: FELIZ NOVO ANO, FELIZ VIDA NOVA
- HELEN MOURA é a Garota Maricá 2025, Musa Completa 2025 e Destaque da Educação 2025.
Vamos juntos comemorar os 21 anos do CULTURARTE e os 30 anos da PR PRODUÇÕES na edição de janeiro de 2026, já circulando nas versões on line e revista eletrônica.













sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

ANA PAULA MARTINS É A MAIS BELA COMERCIÁRIA 2025


Verificando nos comércios locais várias belas jovens comerciárias que antes da beleza corporal e facial, tinham a beleza e a vontade de atender bem seus clientes e ter um convívio perfeito com seus colegas de trabalho, a PR PRODUÇÕES escolheu como A MAIS BELA COMERCIÁRIA DE 2025 a modelo ANA PAULA MARTINS.


A MAIS BELA COMERCIÁRIA 2025

No início de cada ano e desde 2015 através de processo de seleção, a PR PRODUÇÕES escolhe as vencedoras dos últimos concursos referente ao ano anterior.


Pela primeira vez desde a criação destes concursos, o GAROTA MARICÁ e o MUSA COMPLETA tiveram a mesma vencedora, nossa querida Neuropsicopedagoga, professora, pesquisadora,  mestranda em Educação e Tecnologias nos Processos Educacionais  HELEN REGINA MOURA DE SOUZA  https://culturarteenpr.blogspot.com/2026/01/helen-regina-moura-de-souza-garota.html.


Faltava definir quem seria A MAIS BELA COMERCIÁRIA. de 2025. Várias candidatas foram analisadas pela PR PRODUÇÕES (nove ao todo, de diversos comércios de toda Maricá) e chegamos a conclusão que ANA PAULA MARTINS pelo seu esforço, diferencial de atendimento, simpatia, beleza e excelente trato com seus subordinados, era o nome indicado para a conquista.


ANA PAULA MARTINS conquistou seu primeiro título em outubro de 2024 sendo a MUSA DAS ELEIÇÕES (https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/10/ana-paula-martins-e-musa-das-eleicoes.html). Em abril de 2025, conquistou seu segundo título sendo escolhida a COELHINHA 2025 (https://culturarteenpr.blogspot.com/2025/04/ana-paula-martins-e-coelhinha-2025.html), e foi capa do CULTURARTE na edição 284 (abril de 2025).


RELEMBRANDO AS ÚLTIMAS MAIS BELAS COMERCIÁRIAS

Em 2019, a vencedora foi LILIANE BURICHE. Em 2020 e 2021, o concurso não aconteceu em função da pandemia da Covid-19. Em 2022, KAROLAYNNE VIANA conquistou o título pela primeira vez. Em 2023, a vencedora foi novamente LILIANE BURICHE. 


Em 2024, concorrendo com outras oito candidatas escolhidas pela produção em diversas comércios de Maricá, KAROLAYNNE VIANA conquista o título pela segunda vez. 


E chegamos em 2025, onde nove candidatas participaram do processo de seleção feito pela PR PRODUÇÕES e ANA PAULA MARTINS foi a escolhida por tudo que citamos acima.


QUEM É ANA PAULA?

Ana Paula Martins da Silva (50 - acreditem se quiser), nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 24 de Novembro de 1974, no hospital Miguel Couto, no bairro do Leblon.

Teve dois filhos, mas seu primeiro filho que era um menino faleceu com seis dias depois de nascido. Dois anos depois teve uma linha menina, a Thayssa: "Ela é a minha razão de vida", afirmou Paula para nossa reportagem.

Veio para Maricá em novembro de 2019, e em 2020 conheceu a família Carolino Santos onde trabalhou com eles por sete meses. Mesmo dentro do período pandêmico, foi convidada para trabalhar na campanha de Júlio Carolino que tentava se eleger vereador pela primeira vez. 

Ana trabalha na Fábrica de Desidratados Prefeito Édio Muniz e é a supervisora dos garçons e garçonetes do Rancho Costela Fogo de Chão, o maior e mais importante restaurante rural de Maricá.

Ana é formada em Direito pela Faculdade Universo Salgado de Oliveira.


MUSA DA TRADIÇÃO DE MARICÁ

Dona de um sorriso impar e um corpo escultural, Ana Paula ama o samba e tem muito literalmente muito samba no pé. Tanto que foi escolhida e coroada MUSA DA TRADIÇÃO DE MARICÁ em 2023, título que ostenta até hoje. 

Desfilou também pela União de Maricá, ajudando a escola a garantir a permanência na Marques de Sapucaí na série Ouro do carnaval carioca e garante que estará na avenida também em 2026.

Sua coroação aconteceu na quadra da Tradição de Maricá e foi feita pela Rainha da Escola (Thayná Soares - Miss Maricá 2014) na presença da presidente da escola Sra. Antônia e do presidente de honra Sr. Moreira (fundador da escola).

"Amo o samba, amo carnaval, amo sambar e ter sido escolhida a MUSA DA TRADIÇÃO DE MARICÁ, a escola mais tradicional do município foi uma alegria que ainda não consigo mensurar", declarou Ana Paula.

Guerreira, sempre lutando pela sobrevivência e melhor qualidade de vida para ela e sua filha (sua companheira em todos os momentos), trabalha como garçonete para completar sua renda, nos fins de semana e feriados no Rancho Costela Fogo no Chão, localizado no bairro rural do Espraiado.

"Já fazem quatro anos que trabalho lá, onde sou muito bem tratada pela proprietária do estabelecimento, Juliana Cruz e hoje coordeno todos os garçons e garçonetes do local."

A qualidade e dedicação no seu trabalho no Rancho Costela Fogo de Chão garantiu à Ana Paula o título de DESTAQUES DO ANO 2023 na categoria GARÇONETE.

Parabéns menina, por mais uma conquista, pela grandeza do seu atendimento aos seus clientes e convício com os colegas de trabalho, e pela volta a mundo dos concursos!


O certificado de A MAIS BELA COMERCIÁRIA 2025 será entregue em breve para nossa querida ANA PAULA MARTINS.







quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

JANEIRO BRANCO: OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL (todos os meses)

 Falar em Saúde Mental, será SEMPRE essencial, afinal afeta todos nós e os cuidados são diários e incessantes!


A saúde mental abrange o BEM-ESTAR físico,  psicológico, social e espiritual de uma pessoa. É fundamental para todos os aspectos da vida. BEM-ESTAR, está em caixa alta, para que fique evidenciado que Saúde Mental  não é o contrário nem o contraponto de Doença Mental. Infelizmente, este ainda é um assunto cercado de tabu para muitas pessoas e até mesmo, sociedades. Ideias preconceituosas por desconhecimento ou por medo desse desconhecido, faz com que o conceito e a efetiva busca por um equilíbrio que é a própria Saúde Mental, seja estigmatizada, seja associada à doenças ou transtornos mentais. 

É preciso, portanto, que se fale, que se conscientize as pessoas, de que problemas mentais existem sim e são extremamente comuns. Uma em cada quatro pessoas, é afetada por um transtorno mental ao longo da vida. Isso significa que é altamente provável que todos conheçamos alguém que esteja passando ou passará por dificuldades relacionadas às questões mentais. Ao tratarmos abertamente do assunto, podemos criar uma sociedade mais acolhedora e solidária, na qual as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas experiências e buscar apoio.

Ao falar SEMPRE e mais, sobre Saúde Mental, podemos ajudar e  encorajar as pessoas a procurar ajuda quando necessário, permitindo que elas recebam o tratamento e o apoio de que precisam. Além disso, ao trazer o tema à tona regularmente, também podemos conscientizar sobre a importância da prevenção e da promoção da qualidade de vida a qual todos temos direito.

Falar em Saúde Mental regularmente, pode ajudar na conscientização sobre recursos e serviços que podem e devem ser criados, mas também, sobre muitos que já estão disponíveis. Muitas pessoas não têm conhecimento dos serviços de saúde mental ou não sabem onde procurar ajuda. Ao destacar esses recursos e serviços, podemos fornecer informações cruciais para aqueles que precisam de ajuda. 

Ao falar SEMPRE sobre Saúde Mental,  buscamos criar uma sociedade mais saudável e acolhedora e apoiadora para todos.

JANEIRO BRANCO E A SAÚDE MENTAL

Aproveitando a campanha Janeiro Branco, recomendo para quem se interessa, alguns pontos que julgo importantes para a busca da Saúde Mental. Não os descrevi em ordem nem em termos de prioridades, pois cada pessoa é diferente da outra e suas escolhas também são.

O bem-estar e a qualidade de vida são fundamentais para uma vida saudável e feliz, e ter metas claras e realistas é uma forma eficaz de alcançar esse objetivo que inclui aspectos físicos, mentais, relacionamentos, carreira, finanças, espiritualidade... Cada uma dessas áreas contribui para o nosso bem-estar geral e, portanto, para nossa Saúde Mental e todas devem ser consideradas, além de se levar em conta, uma abordagem holística da saúde. É primordial a identificação das emoções e dos sentimentos.

Busque, o tempo todo, fazer uma avaliação de como está cada área da vida e suas interconexões, identificando quais áreas precisam de mais atenção e quais já estão adequadas. É vital ter um equilíbrio entre as diferentes áreas e propósitos. 

Adote práticas saudáveis, adequadas e ajustadas à sua realidade. Profissionais poderão orientar de forma individualizada e relevante seu caminho.

Mantenha foco e  motivação, com planos de ação e objetivos factíveis, medidas concretas, etapas específicas e metas definidas.

Identifique grupos de apoio tanto emocional quanto logístico. Compartilhe, discuta  e valide dúvidas, sucessos e até fracassos. Além de motivador, contribui bastante com seu processo individual.

Dedique tempo e esforço para observar e avaliar a vida. Essa pode ser uma poderosa ferramenta de controle para continuar avançando ou modificando objetivos, metas e ações. Neste contexto, permita-se celebrar conquistas, reconhecendo progressos e aumentando a confiança e consequente autoestima. Não importa o quão pequenos ou não, eles possam ser.

Importantíssimo lembrar que viver e lidar com questões da vida e com decisões que tomamos, fazem parte de um processo contínuo e evolutivo. A jornada é tão importante quanto o destino. 

Uma postura positiva e comprometida no caminho, poderá torná-lo bem mais tranquilo, garantindo assim, muitos pontos para a Saúde Mental.

Texto e orientações: Marília Lima (Psicóloga, Neuropsicóloga, Gerontóloga, especializada em Saúde Mental, Estimulação e Reabilitação Cognitiva e Motora)






quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

HELEN REGINA MOURA DE SOUZA, GAROTA MARICÁ E MUSA COMPLETA 2025

"Palavras que contam histórias: Uma proposta de recomposição da aprendizagem com autoria e inteligência artificial"


Nos seus 30 anos, a PR PRODUÇÕES começou no ano 2000, a realizar concursos de beleza em Maricá, cinco anos antes do nascimento do CULTURARTE.

O primeiro destes concursos foi o GAROTA MARICÁ. Belas jovens já passaram inicialmente pelas passarelas, de modo presencial. Os três primeiros anos, o concurso aconteceu na praia de Ponta Negra com um público gigantesco (estimado em cerca de mil pessoas). Juliana Cruz (na época com 16 anos), foi a primeira vencedora, feito que repetiu em 2001. Hoje, Juliana Cruz é empresária e proprietária do RANHO COSTELA FOGO DE CHÃO, o maior restaurante rural de Maricá (foto abaixo).

Mas era pouco para a PR PRODUÇÕES, pois não queríamos que a GAROTA MARICÁ fosse apenas um belo corpo (ou um bumbum grande e bonito). Queríamos conteúdo, uma jovem que servisse de exemplo e motivação para outras jovens e mulheres.

A partir de 2003, o Garota Maricá deixou de ter desfiles e as jovens selecionadas recebiam votos por e-mail (redes sociais ainda não existiam) e a participação era gigante. Várias foram as jovens vencedoras que hoje são modelos, comerciárias, empreendedoras, profissionais liberais dentre outras qualificações, como nossa querida Jô Rock, Garota Maricá 2019, Musa do Rock e Miss Rock Maricá também em 2019.

Começamos a fazer diversos outros concursos, mas o GAROTA MARICÁ sempre foi tratado com muito carinho e importância e passou a ser concedido não só para meninas jovens, mas também para jovens de mais idade e até para jovens senhoras, por que não?

E assim tem sido nestes anos. Mas agora em 2025, já no final do ano conhecemos uma jovem que nos surpreendeu e deu uma reviravolta no Garota Maricá 2025. Seu potencial, aliado à sua beleza e simpatia não deixaram dúvidas e temos o prazer de anunciar HELEN REGINA MOURA DE SOUZA, como a GAROTA MARICÁ 2025.

QUEM É HELEN REGINA MOURA DE SOUZA  

Hellen Regina Moura de Souza apesar de aparentar pouco mais de 18 anos, tem 29. Filha única, nasceu em São Gonçalo e está há 5 anos em Maricá, morando em São José do Imbassai. 

Neuropsicopedagoga, professora, mestranda em Educação e Tecnologias nos Processos Educacionais, pesquisadora, ela é apaixonada por tudo o que a educação é capaz de transformar. Sua trajetória é movida por um sonho antigo: uma educação pública realmente de qualidade. 

Sua Graduação impressiona: concluiu Pedagogia pela Estácio em 2019. Fez especializações em Educação especial e inclusiva e Neuropsicopedagogia institucional e clínica pela Futura também em 2019. 

Concluiu Psicanálise em 2020, Ludopedagogia e psicomotricidade em 2021, Gestão de pessoas e recursos humanos em 2022 e Psicopedagogia institucional e clínica e TGD em 2024, todas pela FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante).

Além disso, é Mestranda em tecnologia da informação e comunicação nos processos educacionais pela Estácio e estará finalizando ainda em janeiro de 26, no dia 22 a sua defesa.

Achou muito? Mas tem mais. Helen está cursando segunda graduação em educação física pela Uniasselvi no último período.

"Nasci e cresci em um outro município, onde a escola pública não possuía investimentos, recursos ou condições adequadas. Minha mãe (foto acima), que me criou sozinha com muita coragem e amor, sempre acreditou que a educação era o meu caminho e fez de tudo para que eu tivesse acesso ao melhor que ela pudesse oferecer. Muitas vezes, ela precisou trocar seu próprio trabalho por descontos na mensalidade para me manter em uma escola particular, porque a escola pública que eu tinha acesso não dava conta de me oferecer o que eu precisava. Essa vivência, ao invés de me afastar, me aproximou ainda mais da educação pública, eu cresci sonhando que um dia ela fosse realmente justa, transformadora e capaz de oferecer oportunidades reais para todas as crianças. 

Hoje, posso dizer com orgulho que eu vivo esse sonho sendo professora da rede municipal de Maricá, uma rede que valoriza os profissionais, investe em recursos pedagógicos e acredita no poder da inovação. Na minha sala de aula, utilizo muito a lousa digital como aliada, ela é um recurso excepcional que amplia possibilidades e dá vida às ideias dos alunos, especialmente no meu projeto com autoria híbrida humano e IA. A tecnologia entra como aliada do pensamento, da expressão, da criatividade. Acredito que a educação deve acompanhar o tempo das crianças. O mundo mudou e os interesses, as formas de aprender, os ritmos também.

Por isso, desenvolvi o projeto 'Palavras que contam histórias: Uma proposta de recomposição da aprendizagem com autoria e inteligência artificial'.

Esse projeto nasceu dentro de uma realidade urgente da educação pública: a necessidade de recompor as aprendizagens dos alunos após tantos desafios sociais e educacionais vividos nos últimos anos, incluindo a pandemia.

Atuando com uma turma do ciclo de alfabetização, eu percebia a falta de interesse genuíno na leitura tanto a direcionada quanto no cantinho da leitura (espaço lúdico com livros infantis diversos a disposição). A partir daí surgiu o projeto, com o objetivo reencantar as crianças pela leitura e pela escrita, desenvolvendo autoestima acadêmica, ampliação do vocabulário, criatividade e autoria. A inovação está no uso pedagógico da autoria híbrida, onde o aluno começa o processo com a escrita de palavras e microtextos, e a inteligência artificial entra como parceira, ampliando esses registros e transformando-os em histórias completas, valorizando a participação de cada criança. Assim, desperto nelas o interesse pela leitura pois elas passam a se reconhecer como autoras, deixando para trás o medo do erro e o desinteresse pela produção textual, elas querem identificar sua escrita na produção e descobrir novas possibilidades. O trabalho alia escrita manual, leitura compartilhada, colaboração entre pares, diferentes gêneros textuais, lousa interativa e uso consciente da inteligência artificial, demonstrando que a tecnologia, quando bem direcionada, fortalece o protagonismo estudantil e potencializa o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras, o projeto foi desenvolvido em plena consonância com a BNCC, a neurociência e os multiletramentos. 


Os impactos observados na comunidade escolar foram significativos:

✔ aumento expressivo do interesse pela leitura e escrita

✔ produção de textos mais longos e criativos

✔ melhora da pontuação e organização textual

✔ aumento da autonomia

✔ aumento do repertório e criatividade

✔ mais alegria e entusiasmo com o processo de aprendizagem

Uma curiosidade especial é que o projeto foi desenvolvido na Escola Municipalizada Retiro, uma escola da zona rural de Maricá e isso comprova que acesso à tecnologia e inovação é direito de todos, em qualquer território da rede", explicou com orgulho.

PRÊMIOS: MAGDA SOARES E DESTAQUES DA EDUCAÇÃO

Isso já seria suficiente para a nossa multi educadora estar plena e realizada, mas Helen, visionária, quer muito mais. 

"Em setembro de 2025 apresentei esse projeto, fui finalista e conquistei o 3º lugar estadual no 2º Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura (foto acima), representando Maricá. Esta conquista  me levou a ser reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação, recebendo o título Destaque da Educação 2025, para mim foi um marco importantíssimo reforçando meu compromisso com a transformação da educação por meio do afeto, da inovação e da autoria estudantil.

Se hoje eu celebro conquistas como professora, é porque um dia eu fui uma criança que acreditou que a educação podia mudar a sua vida. E mudou. Agora, meu compromisso é fazer o mesmo pelos meus alunos", concluiu orgulhosa nossa querida Helen.

Torcedora do Flamengo (nem tudo é perfeito!!!), Helen tem como cor preferida a branca. Sua bebida preferida é o suco de laranja e ama comidas japonesas.

Adora usar salto alto e apesar de pequenina, aonde chega vira luz! Curte zapear pela internet e adora esportes. Pratica Canoa havaiana, patins, dança, musculação.

"Eu faço tudo que da tempo (risos). Enquanto para algumas pessoas a atividade física é uma punição, pra mim é um ato de amor comigo. É terapêutico, o corpo tem que estar em movimento.

Remo (foto acima) eu faço 2 vezes por semana na lagoa de Jacaroá, patins faço uma vez por semana no parque Nanci. Além desses de segunda a sexta faço musculação e as aulas coletivas da academia (dança, Ritbox, jump, step). 

A canoa comecei agora (primeira meta de 2026 cumprida) e é o que estou mais empolgada por conta da paisagem, uma vibe incrível. Patins era um sonho antigo que no último ano tirei do papel. Não sei como eu arrumo tempo pra isso tudo (risos)", explicou Helen, que realmente, parece ter um dia de 30 ou mais horas.


Solteira, não tem filhos, mas tem a Bria, sua companheira já há 13 anos.

Com todo esse belíssimo currículo, todos esses atributos profissionais que lhe renderam duas significativas premiações, como toda sua vontade de melhorar e viver melhor, sendo um grande exemplo para todos, principalmente para as jovens e todas mulheres, a PR PRODUÇÕES através do CULTURARTE, tem o enorme prazer e honra de conceder os títulos de GAROTA MARICÁ 2025 (sucedendo Paula Duarte Knopp) e MUSA COMPLETA 2025 (sucedendo Jacky Generoso), para HELEN REGINA MOURA DE SOUZA.

Em breve, informaremos o local e horário para a entrega dos certificados para nossa campeã (em dose dupla).

Que Deus continue iluminando sua vida e de sua mãe (sem esquecer da Bria)!