segunda-feira, 30 de setembro de 2024

CULTURARTE 274 - setembro de 2024

 CULTURARTE 274 - setembro de 2024



- NOSSOS DEFICIENTES SÃO EXTREMAMENTES EFICIENTES. 
O Brasil no TOP 5 dos jogos paralímpicos
- MARIA CAROLINA SANTIAGO, a maior campeã paralímpica brasileira
- 10 razões pelas quais ler livros deve fazer parte da sua vida
- DANNY CRUZ é a MUSA OUTONO INVERNO 2024
- O que é Anosognosia (perda temporária de memória)?
- Aonde foi que a gente se perdeu? Uma sensacional reflexão de Eunice Ramos
- A mulher madura tem que ser politicamente correta?
- PLATAFORMAS DE CONTEÚDOS, é o novo estilo de prostituição?
Tudo isso na edição de setembro do seu Informativo CULTURARTE, já circulando na versões on line e revista eletrônica










domingo, 29 de setembro de 2024

SIMPATIA NAO É FLERTE, É APENAS EDUCAÇÃO!


Não me troco por nenhuma! Sou simpática, sei entrar e sair de qualquer lugar, adorada por muita gente pela minha humildade e nunca precisei fazer esforço pra chamar atenção.

Talvez isso incomode certas pessoas, mas graças a Deus sempre tive mais gente por mim do que contra mim.

Precisamos falar sobre o fardo da pessoa extrovertida que sempre brinca e é gentil com todos, e constantemente corre o risco de ser mal interpretada. 


O fato de uma pessoa estar sorrindo ou conversar sobre qualquer tipo de assunto, não significa que ela tem outro tipo de interesse em você.

SIMPATIA NÃO É FLERTE, É APENAS EDUCAÇÃO. Fica a dica!!!

Modelo: Tais Basot
Texto adaptado: Pery Salgado (jornalista) 
Realização: PR PRODUÇÕES





sábado, 28 de setembro de 2024

"Nós vamos bem quando não desagradamos à nós mesmo!" com Eva Savagiou


 Tem horas que erramos por falar, tem horas que erramos por calar, tem horas que erramos por sentir tanto.

E, quando acertamos, ainda tem quem nos diga que estamos errados. 

Nós erramos sempre!

Agradar ao mundo é tarefa impossível, mas nós vamos bem quando não desagradamos à nós mesmo, quando damos a voz aos nossos próprios sentimentos e conceitos.

Então, falando ou calando, agradando ou desagradando, o coração tranquilo e a consciência em paz é o que realmente conta, sempre. 

Modelo: Eva Savagiou
Texto: Pery Salgado (jornalista)
Realização: PR PRODUÇÕES





sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Reflexão sobre Conexões Humanas no espetáculo ‘Relações’ em Niterói


 O Espetáculo “Relações” que será apresentado em Niterói, propõe uma reflexão profunda sobre a qualidade das conexões humanas, explorando tanto aspectos saudáveis quanto tóxicos dos relacionamentos. A apresentação ocorrerá na Sala Nelson Pereira dos Santos, sendo promovida pelo Grupo Expressar de dança inclusiva.

Com a participação de bailarinos com e sem deficiência, o evento será realizado no próximo domingo. A proposta da coreografia é conectar o público aos sentimentos que permeiam os vínculos humanos, utilizando a dança contemporânea como meio de expressão.

Espetáculo “Relações” em Niterói: Dança e Conscientização

O Espetáculo “Relações” será exibido em Niterói no domingo 29, às 19h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, dentro do Reserva Cultural. A entrada será gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes da abertura do teatro, respeitando a lotação máxima da sala.

Por meio de coreografias inspiradas nas dinâmicas da sociedade contemporânea, o espetáculo busca despertar no público uma nova percepção sobre seus próprios relacionamentos. Além disso, a acessibilidade é um ponto-chave, com a participação de dançarinos com deficiência física.

“Nosso espetáculo permite que o público enxergue, por meio da arte, as escolhas e consequências em suas próprias relações” informou Thayrine Mesquita, diretora do Grupo Expressar.

Grupo Expressar: Dança Inclusiva e Representatividade

O Grupo Expressar, responsável pelo Espetáculo “Relações” que será apresentado em Niterói, é formado por sete bailarinos profissionais, dos quais quatro possuem deficiência física. A missão do grupo é promover a inclusão através da arte, desconstruindo paradigmas e mostrando o potencial artístico de todos os corpos.

A dança inclusiva é uma poderosa ferramenta de representatividade, e o Grupo Expressar utiliza essa arte para sensibilizar o público quanto à diversidade e às escolhas que fazemos em nossas vidas. As coreografias refletem as emoções e dilemas que envolvem as conexões humanas.

“Através da dança, queremos mostrar que todos têm algo a expressar, independentemente de suas condições físicas” disse Thayrine do Grupo Expressar.

Prévia do Espetáculo ‘Reticências – Adriana Calcanhoto’

Durante o evento, o Grupo Expressar também apresentará uma prévia do seu próximo espetáculo, intitulado “Reticências – Adriana Calcanhoto”, previsto para o ano que vem. Esta nova produção celebrará a carreira da cantora Adriana Calcanhoto e trará à tona temas importantes, como a luta contra a desigualdade social.

O foco será nas músicas que marcaram a trajetória da artista, integrando a dança como forma de contar sua história. Este novo espetáculo promete continuar com a missão do grupo de promover a inclusão e dar voz a questões sociais através da arte.

Dicas para aproveitar o Espetáculo “Relações” em Niterói

Chegue cedo: a distribuição de ingressos começa uma hora antes e está sujeita à lotação.

Prepare-se para se emocionar: o espetáculo toca em temas sensíveis sobre os relacionamentos humanos.

Participe: a reflexão sobre os relacionamentos é a chave para aproveitar ao máximo essa experiência.

Serviço

Espetáculo “Relações” em Niterói

18h: Distribuição de senhas, com limite de dois ingressos por CPF.

19h: Início da apresentação do espetáculo “Relações”.

Duração: O espetáculo terá duração de uma hora, seguido de uma breve prévia de “Reticências – Adriana Calcanhoto”.


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

XIII MARICANTO ENCONTRA ENCERRA COM MAIS 4 CORAIS. TUDO MAGNÍFICO!

 Depois de dois dias fabulosos de intensa magia, o XIII MARICANTO ENCONTRA chega no seu terceiro e último dia.


Organizado pelo Coral Maricanto em comemoração aos seus 30 anos, o XIII MARICANTO ENCONTRA teve no seu primeiro dia (sexta 20 de setembro), uma noite de gala com a apresentação do Grupo Coral e Musical Edelweiss de São Bento do Sul de Santa Catarina (https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/09/xiii-maricanto-encontra-abertura-tem.html).

No sábado, a igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo (local do XIII MARICANTO ENCONTRA), recebeu quatro corais em uma tarde/noite pra lá de especial. Participaram o Grupo Coral e Musical Edelweiss (de São Bento do Sul - SC), Coral Ermano Soares de Sá (de Niterói - RJ), Madrigal da Associação de Canto Coral ACC (do Rio de Janeiro - RJ) e o Coral Maricanto (de Maricá - RJ) (https://culturarteenpr.blogspot.com/2024/09/segundo-dia-do-xiii-maricanto-encontra.html).

O terceiro e último dia começou às 11 horas reunindo mais quatro grupos corais que você leitor, poderá conhecer e conferir algumas peças apresentadas abaixo:

O primeiro a se apresentar foi o Grupo Coral e Musical Edelweiss (de São Bento do Sul - SC), com a regência de Leones Rudnick, apresentaram a peça THE LORD BLESS YOU de John Rutter com arranjo de Rainer Mafra. A apresentação foi dedicada a artesão Pricilla Darmont.


A seguir, o Grupo Coral e Musical Edelweiss apresentou a peça VON GUTEN MÄCHTEN WUNDERBAR GEBORGEN de Siegfried Fietz com arranjo de Simaan Habib.


A terceira peça apresentada foi GABRIEL'S OBOÉ de Enio Morricone com arranjo de Rainer Mafra.



E encerrando sua magnífica apresentação nos três dias do XIII MARICANTO ENCONTRA, o Grupo Coral e Musical Edelweiss apresentou  MOMENT OF GLORY de Klaus Meine com arranjo de Rainer Mafra.



O XIII MARICANTO ENCONTRA a seguir, recebeu o CORAL ALLONS CHANTER da cidade de Nova Friburgo (RJ). Com a regência de Alfredo Monteiro da Cunha, o Coral Allons Chanter apresentou AUX CHAMPS-ELYSÉES de Pierre Delanoé e adaptação coral de Alfredo Cunha.




A segunda peça apresentada além de muito animada, fez com que o Maestro Alfredo Cunha pedisse a participação do público presente e em poucos minutos os 'ensinou' como participar da canção e foi um momento de grande confraternização e alegria. A peça SOLEIL, SOLEIL de Françoise Hardy teve adaptação coral de Alfredo Cunha.



A terceira peça apresentada pelo Coral Allons Chanter foi QUE RESTE-T-IL DE NOS AMOURS? de Charles Trenet e Léo Chauliac seguida de NON, JE NE REGRETTE RIEN de Michel Vaucaire e Charles Dumont, ambas com adaptação coral de Alfredo Cunha, encerrando assim a participação do Coral Allons Chanter no XIII MARICANRTO ENCONTRA.


O terceiro coral a se apresentar da manhã do domingo 22 de setembro na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo em Maricá, foi o CORAL VOZES FRATERNAS da cidade de Nova Friburgo. Trazendo músicas espíritas e do cancioneiro popular, o Coral abriu sua apresentação com HEAL THE WORLD (A PAZ) de Michael Jackson e versão brasileira do grupo ROUPA NOVA.



O Coral Vozes Fraternas continuou sua apresentação com a peça O SAL DA TERRA de Beto Guedes e Ronaldo Bastos com arranjo de Islêne Leite.



Após receber um presente do Coral, o Maestro Eduardo Lannes deu continuidade à apresentação do Coral Vozes Fraternas. A terceira peça apresentada foi a canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos É PRECISO SABER VIVER com arranjo de Eduardo Morelembau.


O Coral Vozes Fraternas encerrou suas apresentações apresentando a peça DESCOBRIDOR DOS SETE MARES de Michel & Gilson Mendonça com arranjo de Gilson Mendonça e M. Leite.


Mais de 60 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados e doados às obras da igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. 


O quarto coral a se apresentar do terceiro dia do XIII MARICANTO ENCONTRA foi o aniversariante, o CORAL MARICANTO da cidade de Maricá. Contando com a participação especial do Maestro Luiz Carlos Peçanha, a primeira peça apresentada foi ROSA DE HIROSHIMA de Gerson Conrad e texto de Vinicius de Moraes.



O Coral Maricanto que completou 30 anos de existência, apresentou a seguir a peça O MAGNUN MYSTERIUM de T. L. Victoria e em ato contínuo, apresentou a peça TOURDION (de autor desconhecido) com publicação de P. Attaignant.


Encerrando sua apresentação, o XIII MARICANTO ENCONTRA, o Coral Maricanto apresentou LOCUS SITE de Anton Buckner.


Após as apresentações, os grupos corais se dirigiram para escola municipal Joana Benedicta Rangel, onde a secretaria de turismo ofereceu um magnífico buffet através da Brazão Tour e Eventos. 


Na ocasião, todos os comemoraram os 30 anos de existência do Coral Maricanto cantando PARABÉNS PRA VOCÊ de Villa Lobos.

Confira as fotos do terceiro e último dia do XIII MARICANTO ENCONTRA acessando:

Esperamos todos em 2025, no XIV MARICANTO ENCONTRA



quarta-feira, 25 de setembro de 2024

SEGUNDO DIA DO XIII MARICANTO ENCONTRA FOI MAGNÍFICO

Depois do magnífico primeiro dia e da noite de gala proporcionada pelo Grupo Coral e Musical Edelweiss de São Bento do Sul (SC), o Coral Maricanto (organizador do XIII MARICANTO ENCONTRA) reuniu quatro corais na tarde/noite do sábado 21/9, na igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo em Maricá (RJ).

Mas antes das grandes apresentações, o Grupo Coral e Musical Edelweiss de São Bento do Sul (SC), hospedado em duas pousadas em Maricá, foram conhecer as praias e lagoas da cidade, seguindo por volta das 13:30h para o Restaurante Castelo dos Reis (o restaurante oficial do MARICANTO ENCONTRA). Após o almoço, pausa para um breve descanso, pois o segundo dia do XIII MARICANTO ENCONTRA estava prestes a começar na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo.

O primeiro grupo a se apresentar foi novamente o Grupo Coral e Musical Edelweiss com quatro peças maravilhosas. A primeira delas DER WASSERMANN op. 91 nº 3 de R. Schuhmann, abriu de modo magnífico o segundo dia do Maricanto Encontra.

A segunda peça da noite foi LET IT BE de John Lenon e Paul McCartney com arranjo de Rainer Mafra. 


A terceira apresentação do Grupo Coral e Musical Edelweiss criado em 1985 pelas mãos da Maestrina Leones Rudnick que rege e coordena o grupo até hoje, foi CORO DAS CIGANAS de La Traviata de G. Verdi.


O grupo Edelweiss encerrou sua participação no segundo dia do XIII MARICANTO ENCONTRA com a peça HEAL THE WORLD de Michael Jackson com arranjo de Rainer Mafra.



O segundo coral a se apresentar foi o CORAL ERMANO SOARES DE SÁ, da cidade de Niterói, com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha e a presença da viúva do Maestro Ermano de Sá, Sra. Janete Loredo de Sá, abriu suas apresentações com a peça TANTUM ERGO de A. Nepomuceno. 


A segunda peça apresentada pelo Coral Ermano Soares de Sá foi PATER NOSTER de Igor Stravinsky que você confere abaixo:



A terceira peça apresentada pelo coral, foi AY LUNA QUE RELUZES  do Cancionero de Palacio.


O CORAL ERMANO SOARES DE SÁ, da cidade de Niterói, com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha e a presença da viúva do Maestro Ermano de Sá, Sra. Janete Loredo de Sá (foto acima), executou PROCISSÃO DA CHUVA de Cacilda Borges Barbosa.



O terceiro coral a se apresentar na noite do sábado 21/9 foi o  MADRIGAL DA ACC (Associação Canto Coral), da cidade do Rio de Janeiro, com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha, que abriu sua participação apresentando 
JESU REX ADMIRABILIS de G. P. da Palestrina.


A segunda peça apresentada pelo Madrigal da ACC foi DINDIRINDIN do Cancionero de Palacio.



A terceira peça apresentada pelo Madrigal da ACC foi PASE EL AGOA MA JULIETA DAMA do Cancionero de Palacio.


O MADRIGAL DA ACC (Associação Canto Coral), da cidade do Rio de Janeiro, com a regência do Maestro Luiz Carlos Peçanha, encerrou sua participação no XIII MARICANTO ENCONTRA executando HOY COMAMOS Y BEBAMOS de Juan del Encina.



O segundo dia do XIII MARICANTO ENCONTRA  termina com a apresentação do aniversariante: CORAL MARICANTO (organizador do evento), da cidade de Maricá, com a regência do Maestro Eduardo Lannes, executando VIRA VIROU de Kledyr com arranjo de Zé Pedro e participação especial do Maestro Luiz Carlos Peçanha.




E a segunda peça da noite foi pra lá de especial, reunindo três corais: o Coral Maricanto executou AVE MARIA de T. L. Victória com participações especiais do Maestro Luiz Carlos Peçanha, do Coral Ermano Soares de Sá e do Madrigal da Associação de Canto Coral (ACC).



Mais duas peças foram executadas: TOURDION (publicação de P. Attaignant com autor desconhecido e encerrando LOCUS ISTE de Anton Bruckner.


Ao término das apresentações dos quatro corais, os regentes receberam presentes e o certificado pela participação no XIII MARICANTO ENCONTRA.


O jornalista e produtor Pery Salgado (apoiador do evento desde sua criação) também foi homenageado pelo Maestro Eduardo Lannes e pelo Coral Maricanto.


E logo a seguir, a artesã Pricilla Darmont entregou ao Maestro Eduardo Lannes a obra O REGENTE em homenagem aos 30 anos do CORAL MARICANTO.


A festa de confraternização aconteceu mais uma vez na escola municipal Joana Benedicta Rangel com magnífico buffet da Brazão Tour e Eventos.


E ao final, o tradicional parabéns de Villa Lobos saudando os 30 anos do Coral Maricanto. E no domingo 22 ainda terá mais!


Manuela, supervisora da Brazão Tour e Eventos

Confira todas as fotos do segundo dia do XIII MARICANTO ENCONTRA acessando: