terça-feira, 27 de março de 2012

CONSÓRCIO RIO BARRA

ALUNOS DO JOANA RANGEL VISITAM LINHA 4 DO METRÔ RIO
 Por iniciativa do presidente da RIO TRILHOS (Sebastião Rodrigues - Sub-Secretário Estadual de Transportes) - (foto acima), pela segunda vez Maricá faz uma visita ao canteiro principal de obras da linha 4 do Metrô Rio (Ipanema - Barra), construído e provavelvelmente operado pela RIO BARRA.
Da primeira vez apenas alguns amigos e alguns jornalistas acompanharam a visita.
Mas desta vez, o Presidente da Rio Trilhos falando com a coordenação do curso técnico de edificações do colégio Joana Benedicta Rangel (SENAI), acertou a visita de um grande grupo de alunos com presença de outros convidados, e dos informativos CULTURARTEEN, BARÃO DE INOHAN e do site Lei Seca Maricá.
A visita aconteceu no sábado dia 17 de março com um belo passeio por toda a orla marítima do Rio de Janeiro, do centro até a Barra da Tijuca.
Chegando ao local, a equipe do consórcio Rio Barra já estava à postos para chegada dos convidados e capitaneado pelo Engenheiro Eduardo, e pela assessor de comunicação Gustavo Stoppelli, todos foram recebidos de braços abertos.
O primeiro passo da visita foi uma palestra sobre a obra e o projeto e a exibição de dois vídeos institucionais. Um deles você pode conferir abaixo:


Após a exibição dos vídeos e das palestras, os agradecimentos do Presidente da Rio Trilhos aos responsáveis pelo consórcio Rio Barra e palavras de incentivo aos alunos do colégio Joana Benedicta
Rangel dadas pelo  presidente da Rio Trilhos, pelo engenheiro Eduardo do consórcio Rio Barra e pela coordenadora do curso de edificações, Sra. Kelly que agradeceu muito a oportunidade dada a instituição de ensino.
Após, foi entregue botas e materiais de segurança à todos os presentes, composto de máscaras contra gazes e impurezas do ar, tapadores nasais e auriculares e capacete. Todos ganharam também um livreto sobre a linha 4 e um boné do consórcio, seguindo-se um magnífico lanche que foi servido à todos.

Após a confraternização, todos retornaram ao ônibus da Viação Nossa Senhora do Amparo (alugado pelo Presidente da Rio Trilhos para o deslocamento Maricá-Rio-Maricá) que seguiu para a entrada do túnel da linha 4 do Metrô Rio.
Em função do ônibus ser muito grande, este não conseguiu ter acesso ao túnel e todos fizeram o passeio a pé, por quase dois quilometros, desde a embocadura do túnel até o ponto máximo onde estavam sendo colocados dinamites para as detonações que acontecem diariamente para um avanço de aproximadamente 5 metros dentro da rocha.
Hoje o túnel está exatamente no maciço da Pedra da Gávea.

O trecho Barra-Gávea está sendo execuitado pelo Consórcio Construtor Rio Barra, constituído pelas empresas Queiroz Galvão, Odebrecht, Carioca, Cowan e Servix, altamente conceituadas no ramo da Construção Civil. As vias serão subterrâneas em túneis em rocha e solo, e em galerias de concreto armado, exceto a Ponte sobre o canal da Barra da Tijuca. Os túneis seão escavados sob rigorosos procedimentos técnicos e monitoramentos permanentes.
Como a obra acontece em uma área urbana densamente povoada, levantamentos prévios, vistorias de edificações e dos maciços rochosos da região próximos ao eixo das vias estão sendo feitas para monitorar a integridade e garantir menor impacto de sua imnplantação à população carioca.
Duas centrais de atendimento forma instaladas, uma no Jardim Oceânico e outra em São Conrado, para proporcionar ao público o esclarecimento de dúvidas em relação às obras.

Depois de pronto, a viagem do centro à Barra da Tijuca deverá demorar em média 35 minutos, trajeto qu hoje de carro supera facilmente uma hora e quinze minutos, chegando em alguns casos à duas horas.


Confira as fotos da visita:




Engenheiro Eduardo recebendo os visitantes de Maricá

Dando as primeiras explicações a Rosy Oliveira (CulturarTEEN), sua filha Wic Brasil, Marcos Bam Bam
e Rodrigo Primoss





Todos atentos à palestra



Sebastiçao Rodrigues Presdiente da Rio Trilhos e Engenheiro Eduardo









A explicação sobre o trajeto




Foi feita a exibição de dois vídeos institucionais

A bela assessora de comunicação entregando o
bone´do consórcio como lembrança da visita

Engenheiro Eduardo e Engenheira Valéria
responsáveis pela obra


Uma belíssimo lanche foi servido aos convidados

Belas jovens do Joana Rangel





A caminho do canteiro de obras

Obras da estação Jardim Oceânico


Sebastiçao Rodrigues aproveita para dar
maiores explicações

O túnel de acesso à linha 4. Neste local, será
construída a ponte estaiada vista na animação acima 


Todos se preparando para a visita ao túnel


Sebastião Rodrigues - Presidente da Rio Trilhos,
Engenheiro Eduardo responsável pelas obras da linha 4 do Metrô Rio,
e Engenheiro e Jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan e CulturarTEEN)



Uma bela recordação da visita que marcou os alunos do Joana


Todos precisavam passar pela catraca eletrônica e ser identificado pelo cartão magnético.
Esse procedimento feito na entrada e saída, garante que ninguém fique dentro do túnel.
Durante as obras, todos que alí entram, precisam sair para a detonação de até 70 quilos de dinamite,
feita normalmente todos os dias.
Caso alguem não saia (o que é identificado pela catraca eletrônica), a detonação não é feita.




Engenheiro Eduardo com o professor do Senai







Local de orações dentro do túnel. A imagem de Sta. Bárbara existe dentro
de todos os túneis construídos no Brasil.
Ela é Santa padroeira dos túneis, de seus construtores e trabalhadores.
Nesse local, existirá uma galeria para estacionamento de 3 composições do Metrô







Apesar da centrifugação e ventilação forçada, o calor era muito grande

Visualização do bí-túnel
Nesse ponto, o túnel passa a ser um bí-túnel, com uma galeria em direção à Gávea e outra

da Gávea para o Jardim Oceânico


Parada para beber uma aguinha


Trator com cesta onde os operários são elevados para
colocação de explosivos na rocha



Túnel de fuga. A cada 242 metros, existe por convenção uma túnel
chamado de rota de fuga, ligando as duas galerias




Mais uma rota de fuga




Fim de linha
Todos chegam ao local onde terminam por enquanto as escavações


Esta foto, em maior visualização, podemos ve com detalhes as diversas cores
das rochas do maciço da Pedra da Gávea. São diversos tipos de minérios existentes
na compsição dessa rocha, daí a colorração diferente em diversos pontos.
Os pequenos pontos brancos são feitos pela máquina vermelha em primeiro plano.
São furos feitos com broca diamantada para a colocação
dos explosivos. A cada detonação, o túnel avança aproximadamente 5 metros

Mais uma grande recordação

Hora de retornar. Alguns seguem de Kombi

Fim do passei. Todos cansados e suados, mas valeu muito à pena