sexta-feira, 31 de outubro de 2025

31 de outubro: DIA DAS BRUXAS (HALLOWEEN) E DIA DO SACI


"Somos fadas, somos bruxas, somos simplesmente mulheres com nossas vassouras varrendo a maldade, com nossos caldeirões transbordando magia, amor e emoção" 

DIA DO SACI E DIA DAS BRUXAS (HALLOWEEN)

Estrangeirismo à parte (o brasileiro adora cultuar os costume e falas de fora, menosprezando o que está ricamente aqui dentro), 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxas ou Halloween, mas nem todos sabem que também é comemorado o Dia do Saci.

A data homenageia o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro.

O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia e que nada tem a ver com a cultura do Brasil.

Origem do Dia do Saci

Com o objetivo de fazer resistência à cultura norte-americana, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2.479, de 2013, que institui o 31 de Outubro como sendo o Dia do Saci.

No entanto, em São Paulo, a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004, já oficializava o dia 31 de Outubro como Dia do Saci no estado.

Várias outras cidades também já decretaram leis que oficializam a data, com o mesmo intuito de reforçar a cultura e folclore nacional. De acordo com a lei:

“Entendemos que a comemoração anual do “Dia do Saci” permitirá um contato sistemático com a variedade e a beleza das tradições do País, de modo a fortalecer o processo de consolidação da identidade nacional bem como a auto-estima do povo brasileiro”.

Outra data que também celebra o Saci-Pererê, assim como todos os outros personagens míticos da cultura brasileira é o Dia do Folclore.

Dia do Saci x Halloween

Como dito, o Dia do Saci surgiu como uma alternativa ao Halloween, uma celebração baseada na cultura norte-americana. O objetivo é conscientizar a população sobre a rica variedade cultural do folclore brasileiro.


A Lei n.° 2.479, de 2003, diz que:

“A data escolhida, 31 de outubro, dia em que se festeja o Halloween, “Dia das Bruxas”, nos Estados Unidos, parece-nos pertinente. A comemoração do Halloween no Brasil – como tantas outras celebrações da cultura norte-americana de forte apelo comercial – tem atraído cada vez maior número de jovens e crianças. Criar, na mesma data, o “Dia do Saci” é, portanto, uma forma de se oferecer à juventude brasileira a alternativa de festejar as manifestações de sua própria cultura.”

Atividades para o Dia do Saci

Ao invés de sair pelas ruas fantasiado com as roupas típicas do Halloween norte-americano, no Dia do Saci as pessoas podem optar por fantasias que caracterizem os seres sobrenaturais do folclore brasileiro, como o Saci-Pererê, a Matinta Pereira, o Curupira, a Caipora, entre outros.

Entre algumas das atividades interessantes para partilhar com as crianças no Dia do Saci, destaca-se:

- Contar histórias sobre as lendas nacionais;
- Fazer uma peça de teatro com o Saci-Pererê como personagem principal;
- Fazer desenhos do Saci e das demais figuras mitológicas da cultura brasileira;
- Recriar a lenda do Saci-Pererê, incentivando a criatividade das crianças.

A Lenda do Saci-Pererê

Há quem diga que a lenda do Saci surgiu no sul do Brasil, em meados do século XVII, onde as histórias populares narravam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações.

Porém, quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem mudaram. Passou a ser negro, usar um gorro vermelho e a fumar um cachimbo (por influência da cultura africana na região). A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna, pois a outra teria perdido em uma luta de capoeira.

A lenda do Saci-Pererê é transmitida ainda hoje de geração em geração nas comunidades rurais do Brasil, principalmente.

O mito ficou conhecido nas grandes cidades do país e internacionalmente graças aos livros de Monteiro Lobato, com destaque para “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que teve sua adaptação para a TV e tornou as histórias do Saci conhecidas em todos os cantos do Brasil.

Conheça a origem do HALLOWEEN


O Dia das Bruxas (ou Halloween) é dia 31 de outubro. A sua tradição é bastante forte em países como Estados Unidos, Irlanda e Canadá, onde as crianças fantasiadas de forma assustadora batem de porta em porta a fim de ganhar doces.

A festa se popularizou um pouco por todo o mundo. No Brasil, a sua comemoração remonta há cerca de 20 anos, tendo sido disseminada principalmente pelas escolas de línguas. Mas, aqui também foi instituído o Dia do Saci, como o maior intuito de valorizar o nosso folclore.

Origem do Halloween

O Halloween teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, ocasião em que se acreditava no retorno dos mortos à Terra.

Nessa ocasião, cuja festa durava 3 dias (com início no dia 31 de outubro), se agradecia a abundância das colheitas do ano e a transição para o início de um novo ano no primeiro dia de novembro.

Para afastar os espíritos, as pessoas acendiam fogueiras e muitos utilizavam máscaras para não serem reconhecidas.

Segundo estudiosos, como era uma festa pagã, no século VIII o papa Gregório III alterou o calendário na tentativa de atribuir à festa o caráter religioso, através da mistura das datas.

Assim, o Dia de Todos os Santos, antes comemorado no dia 13 de maio, passou a ser no dia 1º de novembro, antecedendo o que passou a ser All Hallows' Eve. O termo Halloween então é resultado da junção das palavras hallow e eve, que significam respectivamente “santo” e “véspera”.

Tradições do Halloween: doce ou travessura?

Dentre as atividades mais comuns encontra-se a prática norte-americana do “doce ou travessura” (trick or treat, em inglês).

A brincadeira, que surgiu nos Estados Unidos, consiste em andar fantasiado pela vizinhança e bater de porta em porta dizendo a tal frase à espera de receber doces, caso contrário é feita uma travessura a quem negar dar guloseimas.

Apesar de a brincadeira não ser comum no Brasil, nesse dia há festas temáticas para adultos e crianças.

As fantasias mais escolhidas estão relacionadas com bruxas, esqueletos, vampiros, zumbis, etc. Além dos trajes, as pessoas costumam se maquiar, com o objetivo de ficarem com o aspecto mais assustador possível.


A decoração envolve os tons de preto, laranja e roxo com símbolos alusivos à comemoração.

Símbolos do Dia das Bruxas

Há símbolos que estão sempre presentes, porque remetem ao sombrio: abóboras com recortes, bruxas, vampiros, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, velas, zumbis, e as cores laranja, preto e roxo.

As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos. O seu uso surge da modificação de uma lenda irlandesa, a lenda de Jack O' Lantern, alma de um homem que não foi aceito nem no céu, nem no inferno e que, assim, andava a vaguear na terra, iluminando as noites com um nabo.

Sendo o Dia do Saci, ou Dia das Bruxas, o importante é a diversão sadia, portanto, DIVIRTAM-SE!


Pesquisa: Jornalista Pery Salgado
Fotos e imagens: arquivo CULTURARTE
Realização: PR PRODUÇÕES




MILLENA COSTA, faz tatuagem com CRIKA TATTOO (prêmio do concurso de fantasias do SAMOR)

 


A terceira colocada do concurso de fantasias do SAMOR (Sacis e Morganas), que aconteceu no domingo 05 de outubro da Casa de festas e eventos COM VOCÊ com realização da PR PRODUÇÕES, MILLENA VIANA COSTA que recebeu como prêmio uma tatuagem da CRIKA TATTOO e um pote de incenso da ZS de Sônia Mendes, totalizando R$ 180,00, esteve no estúdio de Cris Azevedo (Crika) para receber o seu prêmio.

Millena foi com sua irmã Jhenyffer Viana Costa (foto abaixo) e com sua mãe Priscilla e após negociações com Crika, dividiu o prêmio com sua irmã, fazendo uma linda tatuagem que mostra a união das duas irmãs em vida.

Após pouco mais de uma hora, as belíssimas tatuagens estavam prontas, mostrando a excelência do trabalho de Cris Azevedo - CRIKA TATTOO, que você pode entrar em contato para também fazer sua tatuagem, através do telefone 21 99986-3339.


EDIÇÃO DE NATAL DO SAMOR

E atendendo a pedidos dos expositores, já está marcado a edição de Natal do SAMOR que acontecerá no domingo das 17 às 23 horas na Casa de festas e eventos MALAK no CNA de Itaipuaçu, no Barroco.

Já estão confirmados além de vários expositores, apresentações das dançarinas da Cia de Artes Lídia Maria e da sensacional BANDA VINTAGE.

Mais novidades e atrações serão divulgados em breve, assim como o concurso MAMÃE NOEL 2025, com patrocínio da LECO MULTIMARCAS.




quinta-feira, 30 de outubro de 2025

CULTURARTE 297 - outubro de 2025 (terceira edição)

CULTURARTE 297
outubro de 2025 (terceira edição)



- CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO DE JANEIRO A JANEIRO e não apenas no OUTUBRO ROSA
- A modelo e profissional de estética e beleza, Cris Shimit, participa mais uma vez da campanha de prevenção ao câncer de mama
- Vivian Fidelis também participa da campanha de prevenção ao câncer de mama.
- Fique sabendo como é o câncer de mama em mulheres negras
- Começaram as inscrições para a edição de Natal do SAMOR. venha participar!

Tudo isso na terceira edição do mês de outubro do Informativo CULTURARTE, já circulando nas versões on line e revista eletrônica









quarta-feira, 29 de outubro de 2025

UNDERWATER (nadando a 5 graus) por Eva Milkonskaya


 Uma experiência única. Um ensaio fotográfico na Rússia, com águas do lago beirando os 5º graus positivo, muito próximo do congelamento.

E Eva Milkonskaya além de belíssima, nada, dança e resiste bravamente. 

Confira!!!





terça-feira, 28 de outubro de 2025

Cris Shimit participa mais uma vez da campanha de prevenção ao câncer de mama

CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO DE JANEIRO A JANEIRO

Modelo e profissional da beleza CRIS SHIMIT (39), participa mais uma vez da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. Saiba como reconhecer os 5 sinais de alerta desta terrível doença!


A doença que atinge homens e mulheres ganha foco durante o Outubro Rosa, mas não podemos esquecer que a prevenção e os cuidados são de janeiro a janeiro

Muito voltado para as mulheres, os alertas em relação ao câncer de mama têm um reforço maior com o início da campanha Outubro Rosa. A mobilização teve início nos Estados Unidos, na década de 1990, a partir de uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuía laços na cor rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. A partir daí,  a iniciativa foi ganhando força até alcançar a dimensão internacional que existe hoje, sendo uma das mais reconhecidas campanhas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

No entanto, apesar desse olhar para o público feminino, é importante ressaltar que a doença pode atingir também os homens, já que eles têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidades menores quando comparadas às mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a incidência do câncer de mama masculino representa 1% do total de casos da doença. Mesmo que seja mais raro, o alerta e a prevenção não podem ser descartados, especialmente porque é algo pouco falado e o rastreamento não é indicado para homens. 

Considerando a alta incidência do câncer de mama, é importante ficar alerta aos sinais, já que a descoberta precoce é fundamental para o bom controle da doença. Segundo Paula Saab, que é médica mastologista membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e preceptora do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os tumores iniciais possuem uma evolução muito favorável, podendo chegar a mais de 95% de cura se diagnosticados e tratados precocemente. 

Para fazer essa avaliação, a equipe médica define o estadiamento da doença, que é o nome dado à classificação do grau de evolução tumoral, considerando o seu tamanho, a localização e a extensão da doença no organismo. Ou seja: se o tumor está restrito à mama ou se já alcançaram outras partes do corpo. Quanto antes intervir, mais fácil será controlar a doença, evitando que ele se espalhe para outras regiões. 

Cinco sinais de alerta

Segundo a mastologista, quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, em 90% das vezes ele se apresenta como nódulo palpável na mama. Mas existem outros quatro sintomas que também podem indicar a presença da doença, sendo geralmente sinais inflamatórios que não respondem a tratamentos tópicos (cremes dermatológicos, por exemplo). São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local. 

A importância do conhecimento 

Todos os sinais listados acima devem sempre ser investigados por uma equipe médica, não só a partir da avaliação em consultório, mas também por meio de exames específicos para diagnosticar ou descartar o câncer. Porém, uma importante etapa antecede esse momento da consulta: o conhecimento e a percepção de sinais e sintomas. Essa é uma estratégia fundamental para reconhecer quando algo não vai bem em si mesmo, e o próprio INCA reforça isso. Independentemente da idade, mulheres e homens devem ser estimulados a conhecer o próprio corpo para saber o que é e o que não é normal, inclusive nas mamas. A maior parte dos cânceres é descoberta pelos próprios pacientes casualmente. 

Sendo assim, os indivíduos devem ser conscientizados quanto ao conhecimento e a percepção de alterações suspeitas. Isso significa estar consciente e alerta acerca dos sinais e sintomas das mamas, a fim de identificar possíveis anormalidades. 

Paula lembra que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o Brasil possui cerca de 20% de cobertura mamográfica, que é um exame radiológico realizado nas mamas. Isso quer dizer que de cada 100 mulheres com indicação de realização de mamografia, somente 20% estão fazendo.

“Nesse cenário, a prática do autoconhecimento se torna além de um autocuidado um hábito importante na detecção de lesões, uma vez que a grande maioria dos tumores de mama se apresentam como nódulos palpáveis. Vale ressaltar que a prática não exclui o exame clínico”, complementa a profissional. 

Os próximos passos 

Depois que surge a suspeita, o próximo passo é procurar ajuda profissional. No âmbito do SUS, Paula explica que o sistema foi desenhado de maneira a oferecer assistência à saúde por etapas. Ou seja, quando surge algum sinal preocupante a pessoa deve ser encaminhada a um mastologista que pode validar essa suspeita a partir de uma biópsia, a qual consiste na coleta de uma amostra da lesão para análise laboratorial.  

Confirmado o diagnóstico, a médica explica que a pessoa será encaminhada a um serviço especializado, que avaliará se é um tumor inicial ou avançado e definirá o tratamento mais adequado, o qual pode contemplar cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Cris Shimit participa da exposição fotográfica de prevenção ao câncer de mama

Cristina Silva que completou 39 lindos anos na quarta feira 05 de junho, é uma menina de sorriso fácil, alegre, comunicativa, literalmente ligada nos 220. Não para, faz tudo, quer realizar tudo e com perfeição.

O nome dela é Cristina Silva, também conhecida como Cris Shimit (seu nome artístico), vindo de família com descendência alemã.

Cantora, cabeleireira e empresária, Cris também é modelo e conquistou em 2021 o título de Musa Sênior de Niterói e ficou em quarto lugar no Musa do Estado do Rio de Janeiro.

Dona de um corpo privilegiado pela natureza, Cris adora praia (fez seu mais belo ensaio externo pelas lentes da PR PRODUÇÕES em 2021) e fotos (fazendo outro belíssimo ensaio em estúdio para o tema). É mãe de três lindos filhos, e atualmente está solteira e MUITO FELIZ!


Na prevenção do câncer de mama, diz que vai duas vezes ao ano ao ginecologista, faz o exame de toque quase todos os dias durante o banho, mas ainda não fez mamografia.

"Me cuido sempre, sou vaidosa, mas com saúde não temos que ser vaidosas, temos sim que estar sempre alerta para qualquer sinal diferente em nossos corpos", declarou a empresária, que participa pela primeira da exposição fotográfica de prevenção ao câncer de mama.

"Adorei o convite, uma honra estar participando mais uma vez desta linda campanha, foi um lindo presente de aniversário, mais uma vez obrigada a PR PRODUÇÕES, sempre me dando oportunidades incríveis", finalizou Cris Shimit.

Fotos: Rosane Rede